10 melhores cidades do Brasil para se viver em 2015

A Organização das Nações Unidas, elegeu 50 cidades do Brasil com melhor índice de qualidade de vida para se viver, de acordo com dados do último censo que levam em consideração a renda percapita, a expectativa de vida, e o  investimento em educação.

O viajarpelomundo selecionou na lista da ONU, as dez melhores cidades do Brasil para se viver. Veja o que elas podem lhe oferecer.

1º – São Caetano – SP

Em primeiro lugar na lista, aparece a cidade de São Caetano do sul; na mesorregião metropolitana de São Paulo. Uma cidade próspera, com cerca de 150 mil habitantes em apenas 15  km ². São Caetano lidera a lista por sua parcela de investimento em educação (35 %) do orçamento total do município é investido em educação, e ainda detém o título de município livre do analfabetismo e cidade líder em escolaridade pelo CEAD. O idoso também é alvo das preocupações do governo municipal, que oferece diversos locais com recreação, tratamentos de saúde e educação com uma universidade gratuita para a 3ª idade. Além disto é a cidade com maior renda per capita ( 2.043,74) e maior expectativa de vida ( 78 anos).

1º - São Caetano/SP - Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

1º – São Caetano/SP – Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

Distante apenas 12 km da capital paulista, a cidade mistura modernismo com antiguidade. Prédios que remontam a época da colonização do Brasil convivem ao lado de prédios ultramodernos; além de diversos locais agradáveis para desfrutar a natureza, como o tão disputado Espaço Verde Chico Mendes, dentre outros também muito frequentados. Ambos são locais com todo tipo de atrações para o lazer e descanso, que vão desde trilhas, anfiteatros, arborismo e muito verde.

chico mendes

Espaço verde Chico Mendes – São Caetano do Sul / SP

2º – Águas de São Pedro – SP

A segunda cidade da lista também é paulista, e está a menos de  3 h da capital ( 187 km). Águas de São Pedro é uma cidade que não possui indústria e nem zona rural; e sua maior economia advém do turismo que é a tona do local. Além disto, Águas de São Pedro é considerada cidade saúde; atributo que se deve em parte à abundância de águas termais sulfurosas em sua região, e o investimento do governo municipal em assistência na área de saúde.

2º - Águas de São Pedro/SP - Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

2º – Águas de São Pedro/SP – Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

Águas de São Pedro é o segundo menor município do Brasil com apenas três mil moradores, e grande investimento em turismo. Além destes fatores a cidade tem índice zero de poluição e violência. Dentre a variedade de parques e locais de atenção à saúde e lazer, destacam-se o Balneário Municipal Dr. Octavio Moura Andrade. O clima temperado de 28 graus no verão e a média de 8 graus no inverno tornam esta cidade um  local aprazível para lazer em suas diversas áreas livres.

Praça Octávio de Moura Andrades / Águas de São Pedro - Foto Thalyta Deganutti

Praça Octávio de Moura Andrade / Águas de São Pedro – Foto Thalyta Deganutti

3º – Florianópolis – SC

A capital do estado de Santa Catarina ficou em terceiro lugar na lista da ONU. Com expectativa de vida em torno de 77 anos, e a renda per capita em torno de R$1.798,00 , além de um investimento de 0,800 em educação, a cidade tem tudo o que o visitante pode imaginar para viver bem; prédios ultramodernos, imensa oferta de imóveis, e excelentes hotéis e pousadas.

Florianópolis é uma das três capitais brasileiras que estão localizadas em uma ilha, e que desponta em belezas naturais, com quase 100 praias em seu litoral.

3º - Florianópolis - SC - Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

3º – Florianópolis – SC – Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

Saiba mais sobre as praias de Florianópolis.

Veja também sobre o sandboard na Praia da Joaquina em Florianopolis.

4º – Vitória – ES

Vitória, a capital do estado do Espírito Santo, é a quarta cidade com melhor índice de qualidade de vida. Ela é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Sua fundação data de 1551 e também está situada em uma ilha, com pouco mais de 350  mil habitantes. Rodeada de natureza exuberante, é outra cidade que vale a pena conhecer e quem sabe se aventurar a viver para sempre, em uma das 34 ilhas que fazem parte do arquipélago.

Vista aérea de Vitória / ES - Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

Vista aérea de Vitória / ES – Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

5º – Balneário Camboriú – SC

Balneário Camboriú é outra cidade catarinense que figura na lista da ONU e não é a toa que ela também foi eleita com uma das cidades que possuem melhor qualidade de vida para se viver no Brasil. Além da beleza estonteante em toda sua extensão marítima, com praias encantadoras de águas mornas e límpidas, Balneário Camboriú destaca-se com o grandes eventos como o Festival da Canção, a Expocatólica e  o maior evento de Downhill da América Latina, que acontece entre os dias 16 a 28 de junho no morro da aguada e trais turistas de todo o Brasil e de outros países.

Camboriú - SC - Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

Balneário Camboriú – SC – Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

Veja mais sobre a cidade  no artigo Turismo em Balneário Camboriú.

6º – Santos – SP

Santos é a sexta da lista com melhor qualidade de vida no Brasil, e figura como a maior cidade do litoral paulista. A cidade abriga o maior complexo portuário da América Latina, além de importantes locais para visitação como o Museu da Pesca, o Aquário Municipal, o Museu do Café e a Fortaleza da Barra Grande. O Orquidário, é outro lugar de rara beleza com mais de 6 mil espécies de orquídeas e uma infinidade de plantas que convivem com pássaros como tucano e gavião. Em Santos também foi registrado pelo Guinness Book o maior jardim de praia do mundo, com 5.300 m de extensão.

Santos / SP - Vista do alto

Santos / SP – Vista do alto

7º – Niterói – RJ

A apenas 13 km da capital do estado do Rio de Janeiro, atravessando a ponte Rio-Niterói  em 8 km por cima das águas da Baía de Guanabara, chega-se à cidade de Niterói, a 7ª desta lista; e não é por menos que foi incluída nesta lista, visto que é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado do RJ e ocupa a 12ª posição entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios. Em seu território ocorrem grandes investimento na área petrolífera, comercial e imobiliária; e segundo estudos da FGV em Niterói vive a população mais rica do Brasil e também é a cidade com menor índice de pobreza no país, com a renda per capita, estimada em 2 mil reais.

Veja também sobre nosso post sobre belezas do litoral carioca.

Niterói - Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

Niterói – RJ – Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver. Foto Museu de Arte Contemporânea. Créditos Wikimedia Commons

Alguns dos locais mais procurado para visitar em Niterói, incluem o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Complexo dos Fortes, o conhecido Mercado de Peixe, o Polo de Moda. Outro ponto de destaque na cidade são as amplas ofertas do comércio diversificado e restaurantes de qualidade com excelente gastronomia.

Veja também nosso  post sobre a capital do estado do Rio de Janeiro.

8º – Joaçaba – SC

Joaçaba, a oitava da lista situa-se a quase 600 metros acima do nível do mar, com as quatro estações bem definidas, e uma fauna riquíssima que registra mais de 184 espécies de aves nativas, que podem ser apreciadas no Parque Natural Municipal do Vale do Rio do Peixe, uma área de aproximadamente 300 hectares as margens da BR 282. Joaçaba é movida pela indústria metalúrgica, madeira e alimentícia, e está localizada no centro da região considerada como o polo econômico e político do meio oeste catarinense. Além da Carnafolia (festa do carnaval que atrai turistas de todo o estado) e de festivais de dança internacional sediados no Teatro Municipal inaugurado em 2003, a cidade tem grandes eventos nos esportes e futebol, e campeonatos automobilísticos realizados além do autódromo Cavalo de Aço.

Joaçaba - SC. Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

Joaçaba – SC. Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

9º – Brasília

A capital do Brasil situada no Distrito Federal não poderia ficar de fora desta lista. Brasília, como cidade projetada tem inúmeras atributos que elevam seu índice de desenvolvimento humano; mas além destes pontos distintos, a cidade tem diversos locais aprazíveis para conhecer e desfrutar.

Brasília / DF - Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

Brasília / DF – Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver

Veja mais sobre a capital do Brasil em nosso post Pontos Turísticos de Brasília.

10º – Curitiba – PR

Curitiba, a capital do Paraná é a última desta lista, porém a nosso entendimento poderia estar em uma posição mais elevada devido a diversos fatores  que podem ser conferidos em nosso post a capital ecológica do Brasil.

Curitiba tem 64,5m2 de área verde por habitantes, distribuídos em parques bem estruturados com tudo que pode tornar seu lazer mais agradável. E se quiser saber mais sobre o meio ambiente desta cidade verde, é só conferir em nosso post Como é morar em Curitiba.

Av. Marechal Deodoro – Curitiba/PR – Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver. Foto viajarpelomundo

Av. Marechal Deodoro – Curitiba/PR – Entre as 10 melhores cidades do Brasil para se viver. Foto viajarpelomundo

O que achou da lista? Você concorda que são as melhores cidades do Brasil para se viver? Qual a melhor cidade na sua opinião? Deixe sua opinião!!

97 Comentários

  1. GILSON CAVALCANTI RICCI 06/08/2016
    • Jucelaine 12/08/2016
  2. waltemir paseto 29/07/2016
  3. reis 27/05/2016
  4. Ateu 25/05/2016
    • Eduardo 24/07/2016
  5. sadrak 27/04/2016
  6. Everton 26/04/2016
  7. Eduardo Zurberman 28/03/2016
  8. peter bertollo 28/03/2016
    • Adriana 28/05/2016
  9. paulo sergio rodrigues de souza 26/03/2016
  10. anonimo 16/03/2016
    • Jucelaine 17/03/2016
    • Ronan 05/06/2016
  11. Fabbio ferreira 10/02/2016
    • Sandra 02/06/2016
      • Ronan 05/06/2016
  12. AVELAR LEAL SILVA 09/02/2016
    • Ricardo Ravache 16/04/2016
  13. Julio cezar 24/01/2016
  14. Natan 23/01/2016
  15. Tita 14/01/2016
    • Fernandes 14/09/2016
    • stochi 05/11/2016
  16. Adriana 11/01/2016
  17. Ludwig 11/01/2016
    • edvirges 18/01/2016
  18. Ludwig 11/01/2016
  19. Renan Xavier 10/01/2016
  20. José Cláudio de Souza 21/12/2015
    • Izilda 08/01/2016
  21. José Cláudio de Souza 21/12/2015
  22. Anonimo 18/12/2015
    • Izilda 08/01/2016
      • joel 22/01/2016
      • José Cláudio de Souza 25/01/2016
  23. Curas 16/12/2015
  24. Palmeirense dos mancha verdes 04/12/2015
  25. ionei melo 30/11/2015
    • ionei melo 30/11/2015
  26. carlos 23/11/2015
    • Jucelaine 29/11/2015
    • Anonimo 18/12/2015
      • Suzana 17/03/2016
  27. Daniel 09/11/2015
    • Carlos 07/01/2016
      • edna 21/01/2016
  28. edu 06/11/2015
    • Anonimo 18/12/2015
  29. Mochileiro 03/11/2015
    • Jucelaine 17/11/2015
    • edu menezes 11/01/2016
  30. João Pedro 18/10/2015
    • João Pedro 18/10/2015
      • Jucelaine 30/10/2015
  31. Alan José Alves 14/10/2015
    • Junior 24/10/2015
      • Eduardo 11/11/2015
    • felipe 22/11/2015
  32. Aecio Mendes 14/10/2015
    • Aecio Mendes 14/10/2015
  33. Creso Viana Sales 17/09/2015
    • Jucelaine 18/09/2015
    • Christian 03/03/2016
  34. Fernando Stacciarini 24/08/2015
    • Jucelaine 25/08/2015
  35. Eu Mesmo 19/08/2015
    • Jucelaine 19/08/2015
      • Angelina Scheffer Schneider 14/08/2016
    • Eduardo 11/11/2015
  36. Jane marcia 17/08/2015
  37. Norman Pegden 17/08/2015
    • Jucelaine 17/08/2015
  38. Fabíola 17/08/2015
    • Jucelaine 17/08/2015
    • Randy Paul 17/08/2015
    • lourenço sodré 11/01/2016
  39. Celio Miguel do Nascimento 16/08/2015
    • Jucelaine 17/08/2015
  40. Celio Miguel do Nascimento 16/08/2015
  41. Rosa Maria 16/08/2015
  42. Luis Carlos 15/08/2015
    • Jucelaine 17/08/2015
  43. Fábio 23/06/2015
    • Jucelaine 25/06/2015
  44. Ariana 23/06/2015
    • Jucelaine 25/06/2015
  45. Julian 23/06/2015
    • Jucelaine 25/06/2015
  46. Gustavo 19/06/2015
    • Vera Quaresma 19/10/2015
      • Jucelaine 30/10/2015
      • Raphael Diniz 12/02/2016

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!