Top 10 pontes mais incríveis do mundo

Desde as civilizações mais remotas que os homens constroem pontes ultrapassando obstáculos para levar pessoas de um local a outro. Algumas transpassam rios e vales; outras elevam o turista às alturas simplesmente para contemplar  a natureza; e a mais inovadora, não leva a lugar nenhum; ou seja, leva de volta ao local de partida, mas permite interação pessoal e apreciação da natureza ao redor. São tantas construções incríveis que não foi muito fácil para o viajarpelomundo selecionar dez pontes de vários locais no mundo inteiro.

Veja nossa lista das 10 pontes mais incríveis do mundo.

Ponte Benson das Cachoeiras Multnomah – Oregon – EUA

No Estado de Oregon nos EUA, estão as cataratas Multnomah; as mais altas dos EUA. Um lugar de beleza extenuante; mas a pequena passarela que permite admirar bem de perto a grandeza das cataratas é A Ponte Benson. Ela tem apenas 14 m de comprimento, elevada a 32 m de altura sobre a cachoeira menor, mas o que torna esta ponte incrível é o local onde foi construída. Bem à frente da catarata, exatamente para permitir  ao turista, admirar mais de perto a grandeza da queda d’agua.

Multinomah Falls - Oregon - EUA

Multinomah Falls – Oregon – EUA

Veja mais sobre os EUA em nosso post: Pontos Turísticos nos Estados Unidos

Veja também sobre Miami , Las Vegas   e Los Angeles

Langkawi Sky Bridge – Malásia –

A sensação que se tem ao percorrer a  ponte Langkawi Sky, é que se está mais próximos do céu; mas também não é pra menos: a ponte se eleva a 700 metros de altura no topo da montanha Gunung Mat Chinchang na ilha de Pulau Langkawi na Malásia.

Veja nosso post sobre a Tailândia, outro país asiático próximo a Malásia.

A ponte que tem 125 metros de comprimento e 1,8 metros de largura é sustentada apenas num pilar de 87 metros e 8 cabos de aço; porém a vista que proporciona do ambiente  (Mar de Andaman e da ilha tailandesa de Tarutao) ao seu redor, é estonteante.

Ponte Langkawi sky - Foto  Dilly Lama - Wikipédia Commons

Ponte Langkawi sky – Foto Dilly Lama – wikipédia Commons

Para ter acesso Ponte Langkawi sky  é preciso utilizar o teleférico na vila Oriental , bem na base da cordilheira Machinchang .

Ponte Nova – Ronda – Espanha

A Ponte Nova  (Puente Nuevo),  foi construída para transpor o desfiladeiroGarganta del Tajo“, e tornou-se um símbolo monumental de Ronda, na Espanha. Sua construção iniciou-se em 1735, porém só foi concluída em 1793 e custou a vida de 50 pessoas que morreram quando houve uma catástrofe logo após a primeira construção. Em seu interior há um espaço que já foi utilizado como prisão para detentos perigosos no passado.

Ponte Nova - Ronda  / Espanha

Ponte Nova – Ronda / Espanha

A ponte vista por outro ângulo

Nova Ponte - Ronda / Portugal

Nova Ponte – Ronda / Portugal

Estruturada com blocos de pedra lavrada, a Ponte Nova se ergue  a 96 metros de altura e o mais interessante é que na sua base estão duas pequenas cascatas dando maior singularidade ao lugar. A cidade de Ronda possui diversos mirantes de onde é possível observar a estrutura da ponte. Esta é mais uma ponte incrível.

Veja outros lugares na Espanha em nossos posts Pontos Turísticos de Madri, e Barcelona.

Ponte Eshima Ohashi -Japão

Construída a uma altura de 44 metros sobre o lago Nakaumi para permitir a travessia de navios, a ponte Eishima Ohashi, tem uma confortável inclinação de 6,1% no lado Shimane e 5,1% no lado Tottoris; porém há quem diga  exageradamente que a mesma se assemelha a uma  montanha russa; mas em todo o caso ela também é uma ponte incrível que além do design inovador (em declive); é a maior ponte de concreto armado do Japão e a terceira maior no mundo.

Ponte Eishima Ohashi - Matshue/ Sakaiminato/Japão

Ponte Eishima Ohashi – Matshue/ Sakaiminato/Japão

Veja mais sobre o Japão neste post sobre Tókio.

Ponte Aiguille du Midi –  França

A ponte suspensa nos Alpes franceses, bem no topo da montanha Aiguille du Midi, é considerada a mais alta do mundo, pois está a 4 mil metros acima do nível do mar. Ela oferece adrenalina pura, além de uma paisagem impressionante em cada estação do ano. De cima desta ponte é possível avistar a tríplice fronteira: França-Suiça-Itália. Para chegar até a ponte, tem que encarar um teleférico de cerca de 2.700 metros montanha acima. Esta é uma ponte fantástica demais!!

1-the-aiguille-du-midi-cable-car-leaves-from-the-centre-of-chamonix-french-swiss-and-italian-alps-fireelf-com_

Ponte suspensa da montanha Aiguille du Midi – França

Veja mais sobre turismo na França em nosso post sobre Paris, e as dez melhores trilhas do mundo.

Veja também sobre Marselha na França.

Ponte suspensa  Daedunsan – Coréia do Sul

Atravessar uma ponte em degraus que culminam em torno de 878 metros no topo da montanha Daedunsan na Coreia do Sul é uma aventura realmente emocionante. Assim é a ponte vermelha que foi construída em 127 degraus suspensos. Esta ponte é muito apreciada pelos turistas, principalmente por praticantes do alpinismo. Durante a subida dá para admirar a intocável paisagem do Daedunsan Provencial Park.

Ponte Suspensa Montanha Daedunsan / Coreia do Sul

Ponte Suspensa Montanha Daedunsan / Coreia do Sul

Ponte Carrick – rede – Irlanda do Norte

Pra quem não tem medo de altura, ou instabilidade; a ponte rede na costa de  Causeway da Irlanda do Norte é outra ponte incrível. Construída por pescadores há 350 anos, a ponte é constituída de redes e madeira a 30 metros de altura para ligar as montanhas Ballintoy, separadas pelo curso d’agua. Antigamente era muito utilizada por pescadores, mas atualmente é muito visitada por turistas, sendo uma das maiores atrações da cidade.

Ponte- Carrick- Rede - Irlanda do Norte

Ponte- Carrick- Rede – Irlanda do Norte

Veja também sobre Londonderry na Irlanda do Norte.

Ponte de Millau  – França

A Ponte do Viaduto de Millau se ergue a 343 metros de altura, construída em estruturas taiadas suspensas sobre o vale do Rio Tarn, sendo considerada uma das principais obras de engenharia do século 20. Esta ponte ostentava o título de maior viaduto elevado do planeta, ate ser superada pela Ponte Siduhe na China.

Ponte Viaduto de Millau - França

Ponte Viaduto de Millau – França

Ponte Infinita – ( Infinite Bridge ) Dinamarca

A ponte Infinita concluída recentemente e apresentada no Festival “Escultura no Mar”, realizado anualmente em Arhus na Dinamarca, foi projetada pelo estúdio de arquitetura dinamarquês Gjøde & Povlsgaard Arkitekter, e se apresenta diferente de todas as outras pontes que existem. É uma ponte circular, panorâmica que leva de volta ao ponto de partida; construída metade na praia, metade no mar. O que torna esta ponte incrível é que não precisamos retornar pelo mesmo lugar para voltar ao ponto de partida.

Ponte Infinita( Infinite Bridge) Aarhus / Dinamarca Foto by Billeder

Ponte Infinita( Infinite Bridge) © Aarhus I Billeder

Disposta em ângulo de 360º, com diâmetro de 60 metros, a ponte é composta por 60 elementos de madeira, colocados sobre pilares de aço, a cerca de 2 metros do fundo do mar em uma magnífica baía da praia na cidade de Arhus na Dinamarca.

Ponte Infinita ( Infinite Bridge) Aarhus /© Peter Hastrup Jensen

Ponte Infinita ( Infinite Bridge) Aarhus / Dinamarca Foto Peter Hastrup Jensen

De acordo com o arquiteto Johan Gjøde  (um dos idealizadores do projeto), a Ponte Infinita foi construída com o objetivo de promover interação social entre as pessoas durante o passeio; enquanto contemplam a mudança da paisagem em composição panorâmica.

Veja o video da Ponte Infinita:

 

Ponte Siduhe– Xangai – China

Com 1.300 metros de extensão e suspensa a uma altura de 460 metros, sobre o  Rio Du Si, a Ponte Siduhe River, é considerada atualmente a mais alta rodovia suspensa (o equivalente a um prédio de 150 andares). A ponte faz parte da Rodovia Huyu G50, e liga Xangai e Chendo na China. Em torno de 200 milhões de dólares foram gastos em sua execução; mas o que a torna incrível é a arrojada construção e tecnologia investida, principalmente pelas dificuldades de acesso ao local em que foi construída.

Ponte Siduhe - China Foto by Glabb - Wikipedia Commons

Ponte Siduhe – China Foto by Glabb – Wikipedia Commons

Veja mais sobre a China.

Se você já atravessou alguma destas pontes, conte-nos sua experiência; ou  aproveite para escolher qual ponte atravessará em sua próxima viagem!

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!