Conheça 6 praias encantadoras em Florianópolis

Florianópolis é uma das três ilhas-capitais do Brasil destacando-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano . A localização privilegiada na Ilha de Santa Catarina, banhada pelo oceano atlântico a premiou com cerca de 100 praias, consideradas também  “continentais”.

vista aérea de Florianópolis-  Santa Catarina

vista aérea de Florianópolis- Santa Catarina

A Ponte Hercílio Luz   é a  imagem “cartão-postal” que  identifica  a cidade de  Florianópolis, tendo  sido a primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente.

Ponte Hercílio Luz Florianópolis SC

Ponte Hercílio Luz Florianópolis SC

Florianópolis  lidera importantes indíces: “ capital com maior renda per capita por domicílio“. “ capital com menor taxa de analfabetismo no Brasil ”   e ” capital com a  segunda menor taxa de homicídios “, segundo dados do IBGE  2010/2011  sendo   a segunda cidade mais populosa do estado, superada apenas por Joinville. Floripa também  recebeu o Prêmio Top of Mind por três anos consecutivos: 2009, 2010 e 2011, como cidade da tecnologia da informação no estado de Santa Catarina. Tecnologia e paisagem natural são o forte desta cidade que há muito  já foi eleita pelos Argentinos  como destino de férias no verão. 

Praias de Floripa

Das 100 praias que fazem parte do litoral de Floripa,  em torno de 40 são mais frequentadas e  algumas são praticamente desertas.

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é a própria alma da capital catarinense. Situada bem no centro geográfico da Ilha, a Lagoa é o ponto de encontro de todas as tribos e o lugar escolhido pelos hippie chics e jet setters para curtir os cafés  a paisagem e o ambiente encantador. Com cerca de 15 km de extensão, possui um boulevard onde estão concentrados lojas, restaurantes e bares com música ao vivo de diversos gêneros.  Durante o trajeto que margeia a lagoa, o público aproveita para praticar esportes como  kitesurf, windsurf, parapente, sandboard , outras atividades  ou simplesmente caminhar.  Opções imperdíveis nesta praia são  o mirante no alto do morro, que permite uma vista incrível da lagoa e das praias e  passear de barco até a Costa da Lagoa onde há uma comunidade isolada com  restaurantes e natureza preservada.

Lagoa da Conceição - Florianópolis- SC

Lagoa da Conceição – Florianópolis- SC

JURERÊ   

23 Km do centro,   está a  praia com condomínio mais caro e desejado da ilha; a  Jurerê Internacional.  A praia de Jurerê diferencia-se por abrigar  os charmosos  beach lounges, como o Café de la Musique Plage, o Taikô, o El Divino Beach e o Café Riso Plage; além do atendimento interno,  todos fornecem aluguel de cadeiras e espreguiçadeiras. E para os que preferem mordomias de  um clube, o Parador P12 , localizado no canto esquerdo da praia é   um verdadeiro clube de praia, com piscina e muitas opções de lazer.  A faixa de areia é estreita e o mar de Jurerê é  calmo.   Jurerê abriga diversos locais de hospedagem desde hotéis estruturados à la resort.

Praia Jurerê  Internacional - Florianópolis- SC

Praia Jurerê Internacional – Florianópolis- SC

Praia da armação

Muito procurada por turistas de todas as idades, a Praia da Armação tem 2.450 metros e encanta pelo cenário bucólico dos barcos atracados,  dunas de areia, intensa  atividade pesqueira com ótimas opções de frutos do mar nos restaurantes locais.  Em frente à praia, há um trapiche  que dá acesso a uma península chamada Ponta das Campanhas, de onde partem os barcos para a Ilha do Campeche. Ali há piscinas naturais, e local próprio para pescar  ou somente observar a paisagem.  A praia da armação está Localizada ao Sul da Ilha, a 24 km do Centro de Florianópolis.

Praia da Armacao - Florianópolios- SC

Praia da Armação – Florianópolios- SC

Praia dos Ingleses

No Norte da Ilha, a 35 km do Centro de Florianópolis, você se depara com esta beleza natural que  é um dos principais balneários da Ilha de Santa Catarina e um dos destinos favoritos dos visitantes, estrangeiros ou nacionais, que procuram suas águas cristalinas e mornas , sendo propícias  para o surf  nos  dias agitados.  Nas dunas desta praia  se costuma praticar o  surf na areia, (  sandboard).  A orla da praia conta com quase 5 KM de extensão de areias branquíssimas  delimitadas a leste pela Ponta dos Ingleses e, a oeste, pela Ponta da Feiticeira. Uma boa parcela dos moradores de Floripa   residem na Praia dos Ingleses, fator que levou o governo municipal a realizar grandes investimentos na área de infraestrutura turística nos últimos anos. A praia Conta com um bom número de hotéis, bares e restaurantes, muitos deles à beira-mar, que acolhem turistas o ano inteiro.

Praia dos Ingleses- Florianópolis- SC

Praia dos Ingleses- Florianópolis- SC

Praia Campeche

No sul da Ilha, a 16 km do Centro de Florianópolis está uma extensa faixa de areia com  águas geladas mas próprias par o surf  e o kite-surf.  Frente à orla, encontram-se  restaurantes, lanchonetes e lojas de souvenir que funcionam  o ano todo. A  praia tem espaço próprio para  a prática de frescobol, caminhada ou corrida.  As dunas existentes protegem toda a extensão da areia e compõem uma rústica paisagem. No mar, é preciso ter cuidado com os desníveis no solo e o repuxo, que costuma ser forte.

Praia do Campeche - Foripa / Foto Angela Tasso

Praia do Campeche – Foripa / Foto Angela Tasso

Praia do Mole

É a praia da galera e do público, própria para esportes radicais. Fica ao  leste da Ilha a  16Km do centro, mas dá  a impressão de se estar longe da civilização devido à geografia local;  não há nenhuma construção à vista, só os morros recobertos de verde. O mar não é próprio para crianças e a areia é fofa demais para caminhadas. Bares beach lounges ;  hospedagem: em frente à praia, do outro lado da estrada, fica o hotel com a localização mais espetacular de Floripa, o Praia Mole Eco Village, que  se estende até a Lagoa. Existe ainda a opção de  uma suíte no bistrô Isadora Duncan, no caminho para a Barra da Lagoa (oposto ao centro), e outra alternativa bastante simples são os Bangalôs da Mole.

Praia do Mole  - Florianópolis- SC

Praia do Mole – Florianópolis- SC

Lagoa do Peri

No Sul da Ilha de Santa Catarina, próxima à praia da Armação, a Lagoa do Peri é outro local que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita a Ilha de Santa Catarina. É a maior lagoa de água doce da costa catarinense, com cerca de 5 km2 de extensão. Mata e trilhas belíssimas com cachoeiras e antigos engenhos coloniais. Com boa estrutura para quem procura tranquilidade, a lagoa é dividida em áreas de lazer, reserva biológica e paisagem cultural. Na área de lazer tem parque infantil, com área arborizada por enormes eucaliptos, outras atividades são passeio de barco, caiaque e outras espécies não motorizadas, bem como pescarias de linha de mão e caniço também são permitidas por lá.

Lagoa do Peri.Florianópolis SC

Lagoa do Peri.Florianópolis SC

Veja mais fotos de outras praias de Florianópolis em nossa galeria de imagens:

As praias não são as únicas atrações de Florianópolis. Há lugares que são parada obrigatória no roteiro de quem chega a Ilha.

Principais Pontos Turísticos:

Fortaleza de São José da Ponta Grossa  localizado Praia do Forte  no  Norte da Ilha . Foi construído pelos portugueses invocando a proteção de São José e atualmente é mantido pela UFSC.

O Mirante do Morro da Cruz, situado num dos locais mais estratégicos, oferece uma linda vista é também ponto de referência para muitas pessoas.

Palácio cruz e Souza– Antiga sede do governo do estado, abriga atualmente o museu histórico de Santa Catarina.

Parque dos Coqueiros- maior área verde do continente. próprio para passeios, diversões ou praticar exercícios físicos.

Parque Ecológico do Córrego Grande – lagos,  trilhas  e  pista de caminhada de 1,1 km. Também há um parque infantil, uma academia de ginástica ao ar livre e duas quadras de vôlei de areia e grande variedade de plantas nativas; animais da fauna local e animais domesticados .

Costa da Lagoa–  Comunidade que preserva as raízes açorianas, a Costa da Lagoa só é acessível por barcos ou por trilhas a partir do Canto dos Araçás, do Monte Verde e de Ratones (ver Passeios – Trilhas). As embarcações partem  de hora em hora do trapiche ao lado da ponte da Lagoa da Conceição, e o passeio leva em torno de 40 minutos. Há a opção de transporte pelo trapiche do Rio Vermelho, acessível pela SC-406, e a viagem dura 10 minutos.

Museu do homem de sambaqui –   bem no Centro da cidade  no quarto andar do Colégio Catarinense e com entrada gratuita,  está o museu de pesquisas  arqueológicas  do padre jesuíta João Alfredo Rohr (1908-1984).  O museu especializado em arqueologia pré-histórica conta com mais de 5 mil peças. Os artefatos mais antigos (como panelas de cerâmica, pontas de flechas, esqueletos e urnas funerárias)  com mais de 4,5 mil anos. Apenas  não funciona em janeiro.

Museu Victor Meireles –  Em edifício remanescentes da arquitetura oitocentista encontgra-se o acervo de pinturas a óleo e aquarela , e desenhos das várias fases da brilhante trajetória do genial artista catarinense.

Parque do Rio Vermelho- abriga um dos mais antigos sambaquis (montes de conchas usados para acumular objetos de uso diário e como cemitério indígena) da Ilha de Santa Catarina, cuja datação por meio do carbono 14 registrou ser de 5.020 anos atrás.

Centro de Visitantes do Projeto Tamar  –  pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no litoral brasileiro, todas ameaçadas de extinção . No local há tanques de tartarugas, exposições e espaço para shows.

Casa da Alfândega – Abriga o Centro da Cultura Popular Catarinense, uma associação que reúne trabalhos de aproximadamente 400 artesãos de todas as regiões do Estado.

E ainda tem  mais: a cidade abriga 3 teatros, um mercado público, 4 igrejas históricas em estilo colonial, barroco e açoriano, todas tombadas pelo patrimônio histórico;  e além disso, há lugares selvagens onde o homem pode desfrutar de uma vida mais primitiva  em contato com a natureza, como é o caso do turismo rural. As águas termais, as dunas, cachoeiras, parques e áreas de camping, só acrescentam a diversidade de atrativos existentes na grande Florianópolis.

Veja mais fotos na galeria de imagens:

 

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!