As Grutas de Tolantongo, um paraíso de águas termais

Em Cardonal, município do estado de Hidalgo no México está escondido um paraíso de águas termais. As Grutas de Tolantongo, consideradas por muitos como um jardim do Éden de pedra e água, em meio à paisagem semi-desértica.

Grutas de Tolaltongo - Cardonal- México - by Bethanyb

Grutas de Tolaltongo – Cardonal- México – by Bethanyb

As cascatas ocultam as entradas ao túnel de onde saem águas termas com temperatura de 35 a 38 º. No interior das grutas há imensas estalactitas que são embelezadas pela água e vapor formando um cenário perfeito para a nascente do Rio Tolantongo.

Cascatas nas Grutas de Tolantongo - Hidalgo ( México)

Cascatas nas Grutas de Tolantongo – Hidalgo ( México)

Diversão nas Grutas de Tolantongo

Durante a semana o local tem pouco fluxo de visitantes, porém aos finais de semana o número sobe para mais de 2.500 pessoas, o que pode ser um pouco desagradável para quem curte ambiente mais calmo.

Uma das opções de estadia no local é o “acampamento” às margens do rio, pelo qual o visitante paga um preço bem acessível e ainda pode dispor de equipamentos para o seu bem-estar, pois o local oferece o serviço de aluguel de barracas, colchonetes e cobertores além da venda de lenha para fogueira.

ATENÇÃO!! é preciso levar lanternas, repelente, protetor solar  e calçados adequados para banho porque há muita pedra no local. Todas as  áreas do acampamento oferecem vestiários, banheiros e chuveiros. O local é próprio para praticar caminhadas, rappel e espeleologia.

Acampamento às margens do Rio Tolantongo -Cardonal - México

Acampamento às margens do Rio Tolantongo -Cardonal – México

Outra ótima opção para quem curte muito Caminhar em meio à mata é o  “senderismo”, uma atividade que permite conhecer lugares desconhecidos, como banhados com muita sombra, e desfrutar do canto dos pássaros que são abundantes na região.

O senderismo inicia no Paraíso Escondido ou na Gruta e Túnel. De qualquer um destes lugares, o percurso total de  3 km é muito bem sinalizado.

Piscinas de Relaxamento

No paraíso escondido há diversas piscinas próprias para crianças, com pequenos tobogãs. Na zona de acampamento também há mais piscinas para os adultos que podem desfrutar de momentos inesquecíveis.

Poças e cascatas

Na mesma área denominada de “Paraíso Escondido”, das Grutas de Tolantongo estão as poças e cascatas. Neste local estão as habitações tipo cabanas, que oferecem piscinas com tobogã, tirolesa, cascatas e as poças, além de muita sombra, água fresca e paisagens de tirar o fôlego para tornar seu passeio inesquecível.

ATENÇÃO!!  mas não esqueça de levar dinheiro, pois não é possível pagar com cartão de crédito, e não há caixas eletrônicas no local. Também não é permitido levar animais de estimação.

Piscinas térmicas - Grutas de Tolantongo - Hidalgo - By Eliane G. Luiz

Piscinas térmicas – Grutas de Tolantongo – Hidalgo – By Eliane G. Luiz

Poças e Cascatas nas Grutas de Tolantongo - México

Poças e Cascatas nas Grutas de Tolantongo – México

Tirolesa do “Paraíso Escondido” das Grutas de Tolantongo

Uma enorme tirolesa com 4 saltos, proporciona momentos mágicos de aventura em uma atividade muito prazerosa e segura devido à excelente equipe de segurança e guias que dão as recomendações necessárias para seu bem-estar.

Tirolesa na Gruta de Tolantongo

Tirolesa na Gruta de Tolantongo

As Grutas de Tolantongo são administradas por uma sociedade denominada Ejidal. Dos 5.200 hectares pertencentes a esta sociedade, apenas 40 são abertos ao público, onde foram construídos os “Resortes e albergues”.

O Resort , composto por três complexos hoteleiros fica bem próximo ao desfiladeiro que tem paredes de até 500 metros de altura. Todos os hotéis do Resort  tem piscinas térmicas. Na localidade também há mercearias para atender às necessidades dos acampados.

Para entrar no local o visitante paga uma taxa fixa ( $120,00) por cada dia que pretende ficar acampado ou hospedado no hotel, além do estacionamento que se paga em torno de $2o,oo por dia; e para quem procura luxo, aqui não é o lugar ideal, visto que as acomodações são simples e de baixo custo. Um ponto negativo é que não é possível reservar hotel por telefone, nem email, mas apenas informar-se se há disponibilidade para a data que necesita; porém a reserva é feita diretamente no local, isto é, se alguém não chegar na sua frente; mas de qualquer forma vale a pena aventurar-se e ir em busca deste paraíso de água quente.

Como chegar às Grutas de Tolantongo

Do Aeroporto internacional da capital ” Cidade do México” são 153 km ( 2 horas) de ônibus que partem diariamente para Ixmiquilpan. De Ixmiquilpan há o transporte de pequenos auto-carros ( Van) que partem a qualquer instante para o município de Cardonal, onde estão localizadas as Grutas de Tolantongo.   Não há transporte público no local porque  a maioria dos visitantes chegam de carro.

Outra opção é pegar o metrô na capital do México e ir até a cidade de Pachuca, e de lá pegar um ônibus até Ixmiquilpan. De Ixmiquilpan ir em uma Van até às Grutas de Tolantongo.

Turismo no México

Para quem está para Viajar para o México, recomendo outros ótimos artigos:

Por Jucelaine R. Viegas / Editora

Veja mais fotos na Galeria de Imagens:

3 Comentários

  1. Alda Barreto 20/06/2017
  2. Joyciane Costa 09/05/2017
  3. Marlene Duarte 01/02/2015

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!