Brasília – Principais pontos turísticos

Fazer turismo em Brasília requer pouco esforço e se torna uma atividade muito prazerosa. O visitante pode passear pelas largas avenidas, que dão livre acesso a uma  população diversificada , vinda de todas as partes do país.  Em cada passeio, o visitante desfrutará do paisagismo de Burle Marx, e se encantará com a beleza dos prédios  projetados por Athos Bulcão e os vitrais de Marianne Perett, podendo apreciar a beleza das esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi.

Brasília / DF

Brasília / DF

A arquitetura de Brasília é tão interessante que foi tombada como patrimônio cultural ( única cidade do mundo a receber este título em menos de 100 anos de existência) da Unesco em 1987.

Inaugurada em 1960, a cidade de Brasília começou a ser construída baseada em um anteprojeto  do arquiteto Lúcio Costa, sendo que os principais prédios públicos foram desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Além de ocupar o posto de terceira cidade mais rica do país, a Capital do Brasil apresenta uma excelente gastronomia,  e em  2008,  foi escolhida pela OEA como a Capital Americana da Cultura.

Brasília - DF

Brasília – DF

Brasília pode ser considerada uma cidade completa, visto que possui um dos melhores Índices de Qualidade de Vida (IDH).

Além de abrigar a sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na Vila Planalto, a capital tem características curiosas: suas vias espalham-se segundo o formato de um avião – com bairros separados em asas Norte e Sul – e os endereços exibem nomes tão incomuns como QNL e Superquadras Sul.

Brasilia no Google maps

Brasilia no Google maps

Brasília é dividida em diversos setores como : “Militar Urbano”,  “Setor de Garagens e Oficinas”  e  ” Setor de Indústrias Gráficas” .  Há também o “Setor  de Camping”, o ” Eixo Monumental”, a “Esplanada dos Ministérios”,  e o “Setor de Embaixadas Sul e Norte”. Tem também a “Vila Telebrasília” e o “Setor de Áreas Isoladas Norte”.

Brasília - DF - Catedral Metropolitana no centro

Brasília – DF Catedral Metropolitana no centro

 

A cidade de Brasília  tem  7 maravilhas, que foram  escolhidas por votação popular.

1. Catedral Metropolitana

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer, Foi o primeiro monumento  a ser criado em Brasília.

Catedral Metropolitana de Brasília - DF

Catedral Metropolitana de Brasília – DF Wikipédia Commons

 2. Congresso Nacional

Você pode conhecer o prédio do Congresso Nacional através do Programa de Visitação Institucional da Câmara , um progama que é orientado por conceitos que vão além do turismo, e cujo objetivo é  transmitir informações sobre a história política do Brasil.  Nas  visitas guiadas, o público tem acesso aos principais espaços do Palácio, finalizando o passeio nos plenários das duas Casas, onde deputados e senadores discutem e votam os projetos de lei.

Congresso Nacional em Brasília / DF Foto Silvana Barcellos

Congresso Nacional em Brasília / DF Foto Silvana Barcellos

As visitas conduzidas por guias treinados são realizadas todos os dias, inclusive domingos e feriados,  e não há necessidade de marcação prévia, com exceção para grupos acima de 15 pessoas.

 3. Palácio da Alvorada

O prédio que é a  residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil, está situado às margens do lago Paranoá e foi  o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 1958.

Palacio da Alvorada - Brasília - DF

Palacio da Alvorada – Brasília – DF ( Wikipédia Commons)

4. Palácio do Planalto

Prédio que abriga o Gabinete Presidencial do Brasil.

Palácio_do_Planalto

5. Templo da Boa Vontade

Com uma proposta ecumênica o templo da LBV recebe anualmente  mais de 1 milhão de pessoas . O local está aberto 24 horas, 7 dias da semana —, foi escolhido pela FIFA como roteiro oficial da Copa do Mundo de 2014. Desde sua inauguração em outubro de 1989,  templo da LBV é o monumento mais visitado de Brasília de acordo com dados  da Secretaria de Turismo do DF.

Templo da LBV - Brasília - DF

Templo da LBV – Brasília – DF

A Sagrada Pira da Fraternidade Ecumênica , A Pirâmide dos Espíritos Luminosos,  e a Pirâmide das Almas Benditas!

 6. Santuário Dom Bosco

Santuário de Dom Bosco - Brasília - DF

Santuário de Dom Bosco – Brasília – DF

7. Ponte JK

Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, a obra recebeu a Medalha Gustav Lindenthal em 2003 da Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Desde então  a ponte foi eleita a mais bela do mundo. Sua estrutura de 1200 metros de comprimento e  24 metros de largura abriga  duas pistas, com  três faixas em cada pista e mais duas faixas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres.

Ponte JK - Brasília - DF

Ponte JK – Brasília – DF

Vale ressaltar que  Brasília representa apenas  8,1% da extensão total de 50 mil quilômetros quadrados que abrigam todas as 29 regiões administrativas do Distrito Federal, e um fato curioso é que nem Brasília nem essas outras regiões (geralmente chamadas de “cidades satélites”) possuem  prefeito, isso se deve ao fato de que a  Constituição de 1988 proíbe que o DF seja dividido em municípios.

Ponte JK - Brasília / DF Foto Silvana Barcellos

Ponte JK – Brasília / DF Foto Silvana Barcellos

Fazer turismo em Brasília é muito agradável pelo fato de que as temperaturas oscilam entre os 15º e 30ºC.

Além das 7 maravilhas que destacamos, há outros locais muito interessantes  para se visitar , e um deles é  o Parque Nacional de Brasília, cuja principal atração do são as piscinas formadas a partir dos poços d’água, surgidos às margens do Córrego Acampamento pela extração de areia feita antes da criação de Brasília. O parque  dispõe de duas trilhas na área interna, a da Capivara, com duração de cerca de 20 minutos, e a do Cristal Água, com duração de cerca de 1 hora.

Piscina do Parque Nacional em Brasília - DF

Piscina do Parque Nacional em Brasília – DF

A vida noturna em Brasília é bastante agitada, com diversos bares, restaurantes e boates. Foi aqui que surgiram bandas da expressividade de Legião Urbana e Capital Inicial.

Brasília - vista noturna

Brasília – vista noturna

Estádio Nacional Mané Garrincha

Totalmente reformado, o estádio Mané Garrincha se transformou em uma   arena multiuso, com 71 mil lugares, amplos estacionamentos, apoio, vestiários, lojas e ampliação de arquibancadas; foram algumas das conquistas do estádio Nacional de Brasília nas preparações para a Copa 2014.

 

Estádio Nacional Mané Garrincha - Brasília

Estádio Nacional Mané Garrincha – Brasília

Lago Paranoá

O Lago Paranoá é um lago artificial que Foi foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Sua extensão total é de 48 km² com algumas praias artificiais, como a “Prainha” e o “Piscinão do Lago Norte”. Ao redor do lago, há diversos bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago.

Lago Paranoá - Brasília

Lago Paranoá – Brasília

 Centro Cultural do Banco do Brasil

O CCBB oferece, anualmente, dezenas de peças, exposições, filmes e outros eventos culturais. O edifício é cercado por um jardim que abriga quatro estruturas gigantes e interativas, de metal desenvolvidas pelo artista Darlan Rosa especialmente para crianças e adolescentes.

Centro Cultural do Banco do Brasil - Brasilia

Centro Cultural do Banco do Brasil – Brasilia

 Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Brasília é um dos muitos parques bacanas para curtir com a  família.  Totalmente arborizado e limpo, o parque dispõe de local reservado para piquenique. Outro ponto a ser destacado é  a segurança ;  ideal para levar os pequenos e ficar tranquilo.  O jardim abriga grande número de plantas nativas e exóticas devidamente identificadas, além de variadas espécies de animais e uma trilha ecológica com 4.500 metros. Localizado no Lago Sul  o jardim  é aberto aos visitantes de Terça a Domingo, das 9:00hs às 17:00hs.

Jardim-Botânico de Brasília

Jardim-Botânico de Brasília

Conhecer um lugar bonito que foi cuidadosamente projetado para melhor atender ao visitante, é uma experiência inesquecível.

Por Jucelaine Viegas/ editora

Confira abaixo a galeria de imagens:

5 Comentários

  1. Giuseppe 30/07/2016
    • Jucelaine 01/08/2016
  2. julia 27/04/2015
  3. Deniomar 09/02/2015
  4. sandra gutemberg sampaio 20/04/2014

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!