Casa e Jardim Butchart, um lugar inesquecível

O Jardim de Buchart, localizado em Vitória no Canadá, nasceu quase que por acaso,  pela dedicação extrema da esposa de Robert Butchart, um manufatureiro de cimento que foi residir no Canadá em 1888.

O local onde o casal passou a residir na época continha ricos depósitos de calcário, utilizados na produção de cimento.
Ao lado da pedreira de calcário, Robert Buchart edificou sua casa e um campo de tênis.
Quando a pedreira se esgotou, a esposa de Robert, passou a dedicar-se a construir jardins para recuperar o solo explorado, e para isto trouxeram toneladas de solo de propriedades vizinhas.

jardin-butchart (5)

Em pouco tempo o chão da pedreira foi ficando nivelado, e em seu lugar surgiu um lindo jardim japonês com a ajuda do designer Isaburo Kishida. Em 1921 o casal Buchart resolveu batizar sua morada de “ Benvenuto”, que em italiano significa Bem-vindo, já que muitas pessoas vinham visitá-los para conhecer o jardim.

jardim japones

O casal tinha tanta paixão pelas flores que transformaram o campo de tênis que havia na propriedade, em jardim italiano e a horta em um jardim de rosas. Logo em seguida o jardim começou a atrair mais visitantes para conhecer o lugar.

Dentro de pouco tempo sob a supervisão de Jennie Butchart, o local transformou-se no esplendoroso Sunken Garden e todos que chegavam ao local se apaixonavam pela beleza.

Casa dos Butchart e jardim Italiano

Casa e Jardim Butchart / Ontário – Canadá

Por mais de um século a família Butchart dedicou-se ao cuidado e a horticultura deste lugar, assim como a recepção para com os visitantes do local. Nos meses de Verão, organizaram concertos sinfônicos ao ar livre (1953-1967) com jovens estrelas do Metropolitan Opera, incluindo Teresa Stratas; um show no palco variedade (1961); e a Fonte de Ross (1964). Em 1987, começaram apresentações de Natal.

Anualmente o Jardim Butchart recebe aproximadamente um milhão de turistas, sendo considerado uma das melhores atrações turística do Canadá, e passou a ser nomeado como sitio Histórico Nacional.

Jardim Buthart - sunken garden jardim submerso

Jardim Buthart – sunken garden jardim submerso

Os 22 hectares do Jardim estão divididos em cinco áreas principais: Jardim de Rosas, Lagoa da Estrela, Jardim Japonês, Jardim Submerso e Jardim Italiano; e todos eles são interligados por pequenos jardins com grama verde e lindíssimos caminhos florescidos, todos em perfeita conservação, pois nem  uma folha amarelada se encontra nas plantas do local, que é atendido anualmente por mais de 50 jardineiros, sob a administração da bisneta dos Buchart, a cantora Robin-Lee Clarke, que se tornou a atual proprietária. Robin-Lee acrescentou ao local o Pavilhão Infantil completo com uma grande Menagerie Carrossel.

Um fato interessante é que os turistas não precisam esperar uma época determinada para ver o jardim em sua plenitude, pois durante todo o ano um milhão de plantas são usadas nos canteiros para que a floração não seja interrompida e por isto sempre tem diferentes espécies de flores e plantas para mostrar.

spring-full-blooming-tulips

Atrativos e comodidades do local:

Para melhor atender aos visitantes o Jardim Butchart tem banheiros com trocador de fraldas, e carrinho para o transporte dos bebês durante o passeio. Cadeiras de rodas também podem ser solicitadas com antecedência.

No jardim há um guarda malas onde você pode deixar seus objetos enquanto passeia , e se precisar de atendimento de emergência, pode contar com o serviço de Pronto-socorro local.

área de estacionamento no Jardim Butchart

área de estacionamento no Jardim Butchart

O Jardim Butchart dispõe de telefones públicos em vários locais, e também oferece amplos estacionamentos para ônibus de excursões. Bicicletas e automóveis não pagam estacionamento. Animais de estimação são permitidos somente com coleiras curtas, e caso necessite de um guarda-chuva também é possível solicitar na recepção.

butchartsummerconcert

Este é um local agradável em extremo, pois além da beleza exuberante pelo colorido das flores, ainda pode assistir eventos que ocorrem no local, onde há uma concha acústica.

Fonte de Ross - Jardim Buchart - Ontário - Canadá

Fonte de Ross – Jardim Buchart – Ontário – Canadá

Por Jucelaine Viegas

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!