Cascatas e cachoeiras do Brasil

Nosso pais tem uma imensa variedade de cascatas e cachoeiras.Todas são muito apreciadas para curtir o verão junto à natureza exuberante nas suas proximidades. Antes de falar das cascatas e cachoeiras lindíssimas que existem no território brasileiro, vamos definir e distinguir os dois termos.

Cascata é um curso d’água de proporção pequena que corre entre pedras, semelhante a uma escada, já a cachoeira é uma precipitação de água direta sem interrupção, de altura e volume bem variados.

O viajarpelomundo preparou uma lista com 12 cascatas e cachoeiras lindíssimas em diferentes estados do Brasil pra você se aventurar ou simplesmente curtir a natureza

Cachoeiras do Pitoco – Chapecó – SC

O nome de Cachoeiras do Pitoco é uma homenagem ao  ” Pitoco”, um cãozinho de estimação da família Figueira que descobriu o local quase que por acaso. No total são cinco cachoeiras em um local de exuberante mata nativa em meio à serra do oeste catarinense no município de Chapecó. 

As cachoeiras do Pitoco ficam na Linha Alto Capinzal, no Goio-ên, à 28 km do centro de Chapecó em direção ao Rio Grande do Sul pela SC-480. Próximo às cachoeiras há um camping organizado por 3 famílias que residem no local.

Depois de andar por uma trilha de 3 km de carro, em meio à mata nativa, pode-se ter acesso a esse local de rara beleza. Na verdade, nem todas são cachoeiras, a primeira delas pode-se dizer que é uma cascata pela sua formação.

1ª Cachoeira do Pitoco - Chapecó / SC Foto Adailce Prestes

1ª Cachoeira do Pitoco – Chapecó / SC Foto Adailce Prestes

Atenção!! Para chegar até a última cachoeira é preciso ter espírito aventureiro, porque o acesso de carro é somente até a primeira cachoeira. Para chegar até as outras quatro cachoeiras é somente a pé, pela trilha que não é de fácil acesso, porém de acordo com  nossa colaboradora Adailce Prestes, vale muito a pena, pela beleza do local.

2ª Cachoeira do Pitoco - Chapecó / SC Foto Adailce Prestes

2ª Cachoeira do Pitoco – Chapecó / SC Foto Adailce Prestes

Cachoeira do Stipp – Manoel Ribas / Paraná

Esta cachoeira fica no interior do município de Manoel Ribas no Paraná. Como está dentro de propriedade particular não tem infraestrutura, porém é permitido acampar no local entrando em contato com o proprietário.

Cachoeira do Stipp - Manoel Ribas /PR Foto Jorge Bavaresco

Cachoeira do Stipp – Manoel Ribas /PR Foto Jorge Bavaresco

Cascata Garapiá – Maquiné/ RS

A 25 km do centro de Maquiné, na localidade “Barra do Ouro”,(norte do estado do RS), está localizada a cascata “Garapiá”. O acesso a este local de rara beleza é feito por um caminho de 13 km de asfalto e 12 de estrada de terra. A cascata Garapiá fica em propriedade particular, porém é aberta ao público, para visitação e banho. Com uma queda d’agua de 12 metros de altura formou-se uma piscina de 3 metros de profundidade no local da queda. As águas frescas e transparentes, são o ambiente ideal para amenizar o sufoco causado pelas altas temperaturas do verão.

Cascata Garapiá / Maquiné -RS Foto Marchelo Wong

Cascata Garapiá / Maquiné -RS Foto Marchelo Wong

Atenção!!

Não é possível chegar de carro ate a cascata, ( o acesso demora uns 15 minutos pela mata) e não há nenhuma  infraestrutura; porém é possível acampar no camping do balneário municipal próximo dali, ou em outros campings que existem nas proximidades.

Canyon Itaimbezinho

A cachoeira do canyon do Itaimbezinho se localiza entre Cambará do Sul e Praia Grande, no Parque Nacional Aparados da Serra, a tão somente 18 km da sede do município pela RS 429 ou pela SC 360 ( estrada de chão batido).

A altura total desta cachoeira é de 720 metros formando uma bruma estrondosa quando a água toca ao solo.
No parque se encontra lanchonete, banheiros, estacionamento, espaço cultural, e equipe de guias que auxiliam os turistas a realizarem as trilhas no local.

Itaimbezinho - Cambará do Sul /RS Foto Criss Santos

Itaimbezinho – Cambará do Sul /RS Foto Criss Santos

Atenção!!  Só é permitido visitar este local. Não é permitido acampar no local, nem levar animais de estimação e muito menos acender fogueira.

Cachoeira Véu de Noiva – Chapada dos Guimarães

A cachoeira véu de noiva na Chapada dos Guimarães no Mato Grosso é outro local excelente pra quem curte a natureza. Com uma queda livre de 86 metros de altura entre as escarpas do morro de formação arenosa, a cascata Véu de Noiva é o principal ponto de visitação do Parque Nacional.

Esta maravilha da natureza é possível ser visualizada a partir do mirante que fica próximo à administração do parque porém não é permitido acesso `a parte baixa da cachoeira.

Cachoeira Veu de Noiva - Chapada dos Guimarães / Mato Grosso - Foto Silvânia Kaminski

Cachoeira Veu de Noiva – Chapada dos Guimarães / Mato Grosso – Foto Silvânia Kaminski

Cascata dos Cristais – Diamantina -MG

A Cachoeira dos Cristais se localiza em meio às paisagens exuberantes do Parque Biribiri (Reserva ambiental na Serra do Espinhaço), em Diamantina, Minas Gerais. Essa cachoeira tem uma queda d’água estupenda, muito límpida e fresca. Atenção! Pode-se para tomar banho e acampar no local, porém não há infraestrutura, por isto quem quiser acampar tem que levar tudo o que precisa. A vantagem é que pode-se chegar de carro até bem próximo da cachoeira.

Cascata dos Cristais - Diamantina / MG Foto Maria Peres

Cascata dos Cristais – Diamantina / MG Foto Maria Peres

Cascata Cara do Índio – Ivorá -RS

A cascata Cara do Índio é um lugar encantador, uma verdadeira maravilha da natureza e se encontra a tão somente 60 km de Ivorá município do Rio Grande do Sul.  A queda d’água de mais ou menos 15 metros com águas transparentes compõe a beleza do local que deságua em local arenoso próprio para se refrescar no calor do verão.

Cascata Cara do Índio - Ivorá /RS Foto Juliana Cougo

Cascata Cara do Índio – Ivorá /RS Foto Juliana Cougo

Atenção!! Não tem camping próximo ao local, mas como é publico dá para acampar, porém sem nenhuma infraestrutura.

Cachoeira do Fausto – Nova Ponte / Minas Gerais

A cachoeira do Fausto está dentro da propriedade do “Seu” Fausto, no município de Nova Ponte em Minas Gerais, a uns 10 km do centro da cidade. Apesar de ser propriedade particular, é possível banhar-se no local ou acampar com a permissão dos proprietários.

Cachoeira do Fausto - Nova Ponte/ MG Foto Lorismar Félix

Cachoeira do Fausto – Nova Ponte/ MG Foto Lorismar Félix

Esta é outra cachoeira lindíssima com uma queda d’água de mais ou menos 20 metros de altura que acaba desaguando no Rio da Velha.

Cascata do Salso – Caçapava do Sul /Rio Grande do  Sul

Cascata do Salso - Caçapava do Sul - RS Foto Jucelaine R. Viegas

Cascata do Salso – Caçapava do Sul – RS Foto Jucelaine R. Viegas

A Cascata do Salso está localizada a mais ou menos 8 km do centro do município de Caçapava do Sul. O acesso até o local é por estrada de terra. A cascata se forma quando as águas do Arroio do Salso se precipitam em uma altura de mais ou menos 20 metros formando esta beleza natural em meio à mata nativa. Na parte superior da cascata encontra-se a barragem de cimento da antiga hidroelétrica que funcionava no local.

Cascata do Salso - Caçapava do Sul - RS Foto Jucelaine R. Viegas

Cascata do Salso – Caçapava do Sul – RS Foto Jucelaine R. Viegas

Tive o privilégio de conhecer este lugar lindíssimo que infelizmente não recebe os cuidados que deveria receber, (ao menos na época em que estive lá em 2012). O lugar é muito procurado no verão porque as águas que descem pela cachoeira são de temperatura agradável, ou seja, quase morna. O ambiente é tranquilo porém sem infraestrutura. Pode-se acampar, porém tem que levar tudo o que precisa.

Veja mais fotos da Cascata do Salso na nossa galeria de imagens ao final da página

Cachoeira Chuvisqueiro – Riozinho / Rio Grande do Sul

Uma queda de 70 metros compõe a beleza desta cachoeira, que fica a 10 km do centro do município de Riozinho, um município que dista uns 100 km da capital do estado, e que se localiza a 950 metros de altura, na serra do mar.

O local está aberto durante o ano todo, mas funciona apenas nos finais de semana no período de março a setembro. . Dá para fazer trilha até o topo da cascata. Alpinistas praticam rappel no local. No local funciona um camping com excelente atendimento ainda que com serviços simples pois foi organizado recentemente. Por uma taxa acessível ( 12,00) dá para acampar a uns 100 metros da cachoeira.

Atenção! O local da queda d’água tem uma profundidade de 15 metros, sendo muito perigoso nadar ali no local da queda, visto que as águas são muito turbulentas. Já ocorreram vários afogamentos com morte no local. Todo o cuidado é pouco.

Cachoeira Chuvisqueiro Riozinho /RS Foto MIron Merten

Cachoeira Chuvisqueiro Riozinho /RS Foto Miron Merten

Veja mais fotos enviadas por campistas da Tribo da Ilha na galeria abaixo.

Cachoeira Andorinha – Rolante /RS

Esta é outra cachoeira fantástica;  mais uma maravilha do Rio Grande do Sul na cidade de Rolante que fica a 120 km da capital dos gaúchos. Da sede do município de Rolante, são apenas 16 km a este local de beleza rara, mas que infelizmente não possui infraestrutura.

Cachoeira Andorinha - Rolante /RS Foto Miron Merten

Cachoeira Andorinha – Rolante /RS Foto Miron Merten

Cachoeira 3 quedas – Rolante /RS

Bem próximo das cascatas Chuvisqueiro e Andorinha, se localiza a Cachoeira 3 Quedas. Este é outro lugar belíssimo com águas límpidas e transparentes, porém um tanto geladas devido a pressão e altura. Da cascata Chuvisqueiro até a cachoeira 3 Quedas emprega-se uns vinte minutos de caminhada pela mata nativa ( em torno de 2 km).
O poço das 3 quedas é excelente para banho e algumas partes não dá pé mas são águas tranquilas e não tão profundas….. Os aventureiros praticam alpinismo e rappel no local.
Atenção!! É permitido acampar, porém não tem nenhuma infraestrutura. Tem apenas um bar no local que vende cerveja e salgadinhos.
Cachoeira 3 quedas / Rolante -RS

Cachoeira 3 quedas / Rolante -RS

Fotos enviadas por campistas da Tribo da Ilha

Veja mais fotos das cachoeiras e cascatas na nossa galeria de imagens:

 

 

 

 

One Response

  1. Miron Merten 24/05/2016

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!