Curitiba, veja como é viver nesta cidade

Falar sobre a cidade de Curitiba é prazeroso em vários sentidos, simplesmente pelo fato de que apesar de figurar em 8º lugar na lista dentre as cidades mais populosas do Brasil, a cidade tem várias qualidades que a distinguem de outras grandes metrópoles.

Em Curitiba não há grandes congestionamentos no trânsito, pelo menos fora do horário de “pique”, porque nesses horários sim, o trânsito fica lento e em alguns cruzamentos as vezes é impossível de atravessar, mesmo com o sinal aberto.

No período de férias no verão, muitos curitibanos deixam a cidade em direção à locais de praia, já que em Curitiba não há praia; somente no litoral paranaense, a mais ou menos 90 km da capital;  mas por outro lado, é grande o número de visitantes em Curitiba nesta época, sendo comum o trânsito frequente dos ônibus turísticos, na maioria das vezes lotados com turistas do mundo inteiro visitando os pontos turísticos, como nas fotos abaixo.

Paço da Liberdade - Curitiba / Paraná - Foto viajarpelomundo

Paço da Liberdade – Curitiba / Paraná – Foto viajarpelomundo

Ônibus turístico de Curitiba - Foto viajarpelomundo

ônibus turístico de Curitiba – Foto viajarpelomundo

Em outro post sobre os Pontos Turísticos de Curitiba é possível conhecer os diversos locais históricos para visitar e os parques e passeios públicos para passar um dia agradável em Curitiba, já que neste post queremos enfatizar outros aspectos de Curitiba, como a apresentação de suas Avenidas; a fluidez no trânsito e a beleza dos prédios que compõe seu cenário central.

Avenidas e Ruas de Curitiba

As amplas Avenidas e Ruas da capital curitibana, contribuem para uma melhor circulação em sua área central conectando o centro com os diversos bairros e cidades metropolitanas ao seu entorno, todas interligadas à Curitiba através do transporte modelo da capital, administrado pela URBS (Urbanização de Curitiba S.A.).

Rodoviária municipal de Curitiba / Pr

Rodoviária municipal de Curitiba / PR

Circulação na Área Central de Curitiba

Mesmo que você esteja por primeira vez em Curitiba, é quase impossível se perder mesmo que não possua um GPs; porém é sempre bom fazer uso deste recurso tão necessário pra quem faz uma viagem por primeira vez a alguma cidade grande.

Em todos os cantos da cidade, estão as placas indicativas, tanto de locais geográficos ( Bairros, Ruas, Avenidas), como pontos históricos, ou de utilidade pública, informando a velocidade permitida e controlada por radar. As avenidas e Ruas de Curitiba, além de muito bem conservadas ( sem buracos e limpas), são bem direcionadas, permitindo uma circulação melhor do trânsito, facilitando a locomoção tanto dos veículos quanto dos pedestres para que o transito flua em uma velocidade média, sem grandes perigos.

10917820_872781039441097_3987993573837356309_n

Avenida Cândido de Abreu – Curitiba / PR – Foto viajarpelomundo

Av. Marechal Deodoro - Curitiba / Pr Foto viajarpelomundo

Av. Marechal Deodoro – Curitiba / PR – Foto viajarpelomundo

Curitiba - Paraná - Foto viajarpelomundo

Curitiba – Paraná – Foto viajarpelomundo

Curitiba está na 10ª posição entre as cidades com melhor qualidade de vida, sendo este um dos fatores que nos chama atenção pelo fato de que apesar de ser uma metrópole super populosa, ainda assim, esbanja beleza, conservação, excelente infraestrutura e organização em amplos aspectos.

Nas Ruas e Avenidas centrais quase não há sujeira; e a travessia de pedestres é facilitada pelos semáforos e faixas de segurança desde o centros até os bairros mais afastados.

Curitiba / Paraná - Foto viajarpelomundo

Curitiba / Paraná – Foto viajarpelomundo

Avenidas amplas, limpas e bem conservadas é um dos fatores que encanta ao turista, que se sente livre para perambular por suas ruas e praças limpas e bem iluminadas à noite. Por toda cidade é visível o zelo pela limpeza do ambiente.

Praça Santos de Andrade- Curitiba - Pr by viajarpelomundo

Praça Santos de Andrade- Curitiba – PR by viajarpelomundo

A circulação na área central de Curitiba facilita ao visitante que está por primeira vez em seu território; e o nosso parecer se baseia pelo fato de já termos encontrado dificuldades de localização e estacionamento em outras grandes capitais do Brasil e exterior também.
Abaixo o cruzamento entre as Ruas  Marechal Deodoro com XV de Novembro.

DSC_0314 A tradicional Rua das Flores, no calçadão da Rua XV ( primeiro calçadão do Brasil), é o point de alguns artistas de rua da capital paranaense, e onde se encontram diversas lojas, cafés e restaurantes.

Calçadão da Rua XV - Rua das Flores - Curitiba / Pr

Calçadão da Rua XV – Rua das Flores – Curitiba / PR

Veja na nossa galeria de imagens mais fotos das Avenidas e Ruas de Curitiba.

Arquitetura de Curitiba

Com ares de cidade de futuro, composta por prédios arrojados, e ultramodernos, Curitiba também possui muitos imóveis os em arquitetura antiga, casarões e até castelo em vários estilos; a maioria estão bem conservados, salvo algumas raras exceções.

Bem no centro da cidade, frente à praça Santos Andrade está o imponente prédio da UFPr ( Universidade Federal do Paraná), construído em 1912, o edifício foi eleito símbolo oficial da cidade.

UFPR - Curitiba - PR - Foto viajarpelomundo

UFPR – Curitiba – PR – Foto viajarpelomundo

Shoping Curitiba - Bairro Batel - Curitiba / Pr by viajarpelomundo

Shoping Curitiba – Bairro Batel – Curitiba / PR by viajarpelomundo

Abaixo vê-se imponente, o prédio do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques, no coração do Centro Histórico de Curitiba. O prédio foi  sede da prefeitura municipal, em 1916. Tem detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau, e a construção é em alvenaria de tijolos com base em blocos de concreto e cantaria.

Paço da Liberdade - Curitiba - Pr/ by viajarpelomundo

Paço da Liberdade – Curitiba – PR / by viajarpelomundo

Em seu cenário central eles estão em toda a parte, coloridos, espelhados, com as mais variadas formas geométricas, um belo exemplo é a sede da Primeira Igreja Batista de Curitiba, no Bairro Batel.

Primeira Igreja Batista de Curitiba

Primeira Igreja Batista de Curitiba

Realmente encantadora, a arquitetura curitibana;  e à noite, seus edifícios ficam mais belos pela iluminação que dá um aspecto mais singular.

Curitiba - Pr / Viajarpelomundo

Shoping Estação Curitiba – Pr / Viajarpelomundo

Centro de Curitiba / Paraná

Centro de Curitiba / PR – by viajarpelomundo

A beleza do cenário central de Curitiba é adornada pela compostura dos prédios em formas assimétricas, alguns bem ousados, de forma inclinada, outros com uma falsa ostentação de peso superposto em base muito pequena, como o Hotel Bristol no Bairro Batel bem próximo ao centro de Curitiba.

Hotel Bristol / Bairro Batel - centro de Curitiba / by viajarpelomundoa

Hotel Bristol / Bairro Batel – centro de Curitiba / by viajarpelomundo

Prédios que fazem parte da arquitetura urbana de Curitiba no Paraná

 

3 Comentários

  1. Wellington 06/11/2016
  2. Culik 19/09/2016
  3. Anjo 27/06/2016

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!