Frederico Westphalen um lugar para conhecer e voltar

Frederico Westphalen, ou ” Barril” como ainda é conhecida por muitos é o centro regional e o maior município da microrregião do Médio Alto Uruguai. Esta microrregião localizada ao Norte do Estado, é formada por 23 municípios, cuja população total atinge em torno de 180 mil habitantes num raio de 80 km.

Acesso a Frederico Westphalen

Distando apenas 434 km de Porto Alegre (capital do estado), o acesso a Frederico Westphalen se dá pelas BR 158-386 e RS 150 e 591. São Paulo e Florianópolis tem voos diários para Chapecó no estado de Santa Catarina que fica a 115 km de Frederico Westphalen.

 

Frederico Westphalen / RS Vista aérea

Frederico Westphalen / RS Vista aérea

Veja neste artigo os pontos turísticos de Frederico Westphalen e outros que se destacam na microrregião do Médio Alto Uruguai.

12575733_10208498870528792_1207355706_n

Segundo uma pesquisa da Revista Isto É, a  “Princesa do Médio Alto Uruguai” (como é denominada a cidade de Frederico Westphalen), está na 22ª posição entre os melhores municípios de pequeno porte que oferecem boa qualidade de vida aos moradores. Economicamente a cidade se desenvolve através das indústrias na área metalúrgica, produtos em fibras de vidro, lapidação de pedras semipreciosas, fábrica de colchões e de ração, além de atividades na área da agricultura.

Sua história

Situada em 264 km² da microrregião do Médio Alto Uruguay, e a uma altitude de 500 m acima do nível do mar, Frederico Westphalen está próximo a um dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica do Norte do Estado do Rio Grande do Sul; o Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas a 70 km de FW. Dentro do parque se encontra o Salto do Yucumã, a maior queda d’água longitudinal do mundo.

Frederico Westphalen também fica localizado entre o Parque Florestal de Nonoai e a Reserva Indígena de Nonoai, uma das últimas reservas de mata nativa do estado; um local rico em araucárias que se espalham nos 17.499 hectares do parque com a segunda área protegida mais antiga do estado.

A colonização de FW teve início em 1905, com os primeiros desbravadores que vieram atraídos pela caça. O local era parada dos viajantes que se dirigiam às águas do mel, município de Iraí.

Praça Barril - Frederico Westphalen /RS

Praça Barril – Frederico Westphalen /RS

A Praça do Barril é onde tudo começou. No local caiu um Barril de uma carroça dos carreteiros. Os carreteiros, para aproveitarem o barril (que quebrou ao cair), tiveram a ideia de colocá-lo debaixo de uma fonte que vertia de um córrego para saciar a sede dos viajantes que passavam pelo local.

Frederico Westphalen - RS Foto Jardel Costa

Frederico Westphalen – RS Foto Jardel Costa

Por muitos anos, o local ficou conhecido como “Barril”,  até ser emancipada com o nome de Frederico Westphalen: o engenheiro que colonizou a região sob o comando do Governo do Estado.

Sua população

Frederico Westphalen tem em torno de 31 mil habitantes, divididos entre as etnias: italiana, alemã, portuguesa e polonesa, sendo que os Kaigangs também fazem parte da colonização da cidade e são muito presentes na vida da comunidade.

Em termos educacionais o município conta com duas instituições de Ensino Médio e Tecnológico; e quatro instituições de Ensino de Nível Superior. A URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) é uma Universidade multi campi tendo unidades em Erechim, Santo Angelo, Frederico, Santiago, Cerro Largo, e São Luiz Gonzaga, totalizando mais de 17  mil alunos matriculados nestes campis. A instituição tem três Polos e um Núcleo de Modernização Tecnológica, e seu curso de Direito é destaque no país.

Frederico Westphalen / RS - vista aérea Foto Foto Philipe Gustavo Pires

Frederico Westphalen / RS – vista aérea Foto Philipe Gustavo Pires

O Coral da URI, regido pelo maestro Artemio Antonio Tibola, é formado por integrantes da comunidade e alunos da Instituição e realiza belíssimas apresentações em eventos municipais e outros na Região do Médio Alto Uruguai.

Coral da URI - Frederico Westphalen / RS Foto Caroline de Oliveira

Coral da URI – Frederico Westphalen / RS Foto Caroline de Oliveira

A cidade de Frederico Westphalen destaca-se também, na realização de eventos socioeconômicos, culturais e religiosos, destacando-se Acampamento Farrapo na Praça da Matriz, Rodeio Crioulo Interestadual, a EXPOFRED, a Festa das Etnias e em abril se destaca o Arena Pop Rock um festival de bandas muito apreciadas pela juventude atual.

Onde ficar em Frederico Westphalen

Em termos de hospedagem, a cidade tem poucos, mas excelentes hotéis e algumas pousadas que atendem a todos os gostos dos visitantes.

A Rua do Comércio, a principal da cidade e a mais movimentada, é onde se localiza a maioria dos hotéis e também a Praça da Matriz.

Rua do Comércio / Frederico Westphalen RS

Rua do Comércio / Frederico Westphalen RS

Pontos turísticos para visitar em Frederico Westphalen

Catedral Diocesana Santo Antônio

A Catedral Diocesana de Frederico Westphalen, em estilo gótico é a sétima maravilha arquitetônica religiosa do Brasil, sendo também uma das mais belas do Estado do Rio Grande do Sul. A construção somente com tijolos maciços, sem cimento e sem utilização de ferro, levou 9 anos para ser concluída em 1959; sendo um dos locais turísticos mais visitados em FW.

Catedral Diocesana Santo Antônio - Frederico Westphalen / RS

Catedral Diocesana Santo Antônio – Frederico Westphalen / RS

As imponentes torres da Catedral Diocesana Santo Antônio

Com mais de 80 % da população pertencendo à igreja Católica, foi aprovada uma lei que proíbe a construção de prédios mais altos que as torres da Catedral, para demonstrar que nada na cidade deve ser maior do que a fé cristã; porém atualmente a lei já foi desrespeitada e surgiram prédios mais altos que as torres da Catedral, mas mesmo assim, a fé católica tem grande influência na cidade.

Catedral Diocesana Santo Antônio - Frederico Westphalen /RS

Catedral Diocesana Santo Antônio – Frederico Westphalen /RS

A pintura interna da Catedral e principalmente seu altar-mor  foram executadas por Emilio Zanon, um mestre da pintura que buscava inspiração para executar sua obra, tendo pintado a crucificação de Cristo em apenas 3 dias.

Altar-mor da Catedral Santo Antonio de Frederico Westphalen /RS

Altar-mor da Catedral Santo Antonio de Frederico Westphalen /RS

Graças ao trabalho voluntário de mais de cem pessoas, a Igreja Catedral permanece aberta das 7:30 da manhã até às 18:00 h, oportunizando a visitação ao Templo. Veja fotos internas da Catedral na Galeria de Imagens.

Monumento Cristo Rei

É uma capela feita com pedras de basalto com uma imagem de Cristo em bronze no alto de uma colina, a 7 quilômetros da cidade. A capela foi construída por Lindo A. Cerutti; um ex-prefeito ligado à igreja. Próximo ao local tem um lago muito lindo e tranquilo, e uma loja de artesanato que vende relíquias e lembrancinhas do local.

Monumento Cristo Rei - Frederico Westphalen /RS

Monumento Cristo Rei – Frederico Westphalen /RS

Lago ao lado do monumento Cristo Rei

Lago ao lado do Monumento Cristo Rei em Frederico Westphalen /RS

Lago ao lado do Monumento Cristo Rei em Frederico Westphalen /RS

Santuário Schoenstatt

Esta capela faz parte de uma rede de santuários mundialmente famosa que foi ofertada ao Papa João Paulo II quando ele completava 25 anos do seu pontificado.
No local onde foi construída a capela tem uma densa vegetação em meio à natureza abundante com vista privilegiada da cidade. Moradores locais e visitantes, utilizam o local para descanso e principalmente para agradecimentos e orações.

Santuário de Schoenstatt - Frederico Westphalen / RS

Santuário de Schoenstatt – Frederico Westphalen / RS

Museu Wilson Lütz Farias

Criado com o objetivo de resgatar a história da comunidade, o museu contém em seu acervo diversos utensílios utilizados pelos moradores locais em anos passados, principalmente máquinas e utilitários domésticos referentes à colonização italiana do município.

Museu Wilson Lutz Farias - Frederico Westphalen / RS

Museu Wilson Lutz Farias – Frederico Westphalen / RS

Kartódromo Municipal Grilo Damo

Inaugurado em 2015 o kartódromo Grilo Damo é bem frequentado, principalmente aos finais de semana.

Quem possui “kart” pode ir lá desfrutar das modernas pistas desta categoria automobilística.

Outros locais para visitar em FW

Cachoeira Faguense

Está localizada no Parque Municipal Faguense; onde tem um local de camping com  quadra de futebol. A cachoeira Faguense tem 20 m de altura, e fica próxima a uma gruta de N. Senhora de Lourdes.

Cascata Faguense / Frederico Westphalen - RS Foto Jardel Costa

Cascata Faguense / Frederico Westphalen – RS Foto Jardel Costa

Mina de Calcita

É em Frederico Westphalen que encontra-se a única mina de calcita, a céu aberto do mundo, e por este fato a cidade está incluída no roteiro turístico “A Rota das Gemas e Jóias”; um roteiro turístico diferenciado que é voltado ao segmento das pedras preciosas abrangendo também os aspectos culturais e gastronômicos dos municípios que fazem parte do roteiro.

Locais próximos a Frederico Westphalen que merecem uma visita

Balneário Oswaldo Cruz, em Iraí

A apenas 30 minutos de FW, está o município de Iraí, uma cidade considerada estância hidromineral. Suas águas minerais termais são recomendadas como método terapêutico por médicos e especialistas e atraem visitantes de todo o mundo.

Balneário Oswaldo Cruz - Iraí / RS Foto divulgação

Balneário Oswaldo Cruz – Iraí / RS Foto divulgação

O Balneário Oswaldo Cruz, em Iraí é a segunda melhor estância hidromineral do mundo e a melhor do Brasil em propriedades terapêuticas, medicinais e rejuvenescedoras. Um lugar muito agradável em meio a natureza abundante. A edificação do balneário em concreto armado e formato cilíndrico, com equipamentos oriundos da Alemanha lembram as antigas arenas de Roma.

Balneário Oswaldo Cruz - Iraí / RS Foto Fernando F. Sucolotti

Balneário Oswaldo Cruz – Iraí / RS Foto Fernando F. Sucolotti

Salto Yucumãem  Derrubadas

O Salto do Yucumã é uma cachoeira que tem 1.800 metros de extensão longitudinal, a maior queda d’água horizontal no mundo; e está localizado no município de Derrubadas dentro do Parque Estadual do Turvo a 70 km de Frederico Westphalen.

Salto Yucumã- / Derrubadas /RS Foto Jardel Costa

Salto Yucumã- / Derrubadas /RS Foto Jardel Costa

Ametista Parque

A 26 km de Frederico Westphalen, na cidade de Ametista do Sul, encontra-se O Ametista Parque, um lugar que vale a pena uma visita. É incontestável o encantamento que provoca em quem chega por primeira vez. A exuberância dos minerais de raríssima beleza; um meteorito raro de aproximadamente 140 Kg, e também a pedra Ametista mais valiosa extraída até hoje, pesando 2.5 toneladas, são os atrativos do local.

Ametista Parque / Ametista do Sul -RS

Ametista Parque / Ametista do Sul -R

Pedra Citrinus / Loja Piovesan - Ametista do Sul

Pedra Ametista / LP Minerais – Ametista do Sul

Em Ametista do Sul também está igreja de São Gabriel ( única igreja no mundo revestida de Pedras preciosas), totalmente decorada com 40 toneladas de pedra ametista.

Igreja São Gabriel - Ametista do Sul / RS

Igreja São Gabriel – Ametista do Sul / RS

Dentro da igreja até o pedestal o altar e a pia batismal são ornamentados com geodos de ametista.

Interior da igreja de São Gabriel / Ametista do Sul / RS

Interior da igreja de São Gabriel / Ametista do Sul / RS

Porque visitar Frederico Westphalen?

A manifestação religiosa do povo de Frederico Westphalen, sua gastronomia, e os interessantes registros históricos dos pontos turísticos da cidade e outros das cidades circunvizinhas mencionadas neste post, com certeza irão deixar o visitante com vontade de voltar outra vez.

Veja mais fotos destes locais em nossa galeria de imagens

 

 

 

 

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!