Ilha do Campeche – um paraíso em Floripa

A poucos minutos da Praia do Campeche em Floripa, existe um paraíso preservado que tem atraído milhares de turistas o ano inteiro.  Este paraíso é a Ilha do Campeche, uma ilha habitada apenas por um antigo morador de 90 anos que já vivia no local quando saiu um decreto que tornou a Ilha uma Reserva Natural proibindo construções no local.

Ilha do Campeche / Florianópolis / SC Foto Miron Merten

Ilha do Campeche / Florianópolis / SC Foto Miron Merten

A Ilha do Campeche foi tombada pelo IPHAN  ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 2000, devido a grande quantidade de inscrições rupestres que se encontra no local.

Desde 1940, a Ilha também abriga a sede dos clubes Couto de Magalhães e Pioneira da Costa. Estes clubes são associações que auxiliam na conservação do local em parceria com o IPHAN.

Ilha do Campeche / Florianópolis / SC

Ilha do Campeche / Florianópolis / SC

Aos sócios dos clubes é permitido passar alguns dias por ano na ilha, afora isso só é permitido visitas diárias de 4 horas para cada visitante, e mesmo assim vale a pena conhecer este paraíso no litoral catarinense.

Ilha do Campeche / Florianópolis / SC Foto Miron Merten

Ilha do Campeche / Florianópolis / SC Foto Miron Merten

 Como chegar à Ilha do Campeche

Para chegar até a Ilha do Campeche existem 2 opções:

a) Utilizar os barcos das agências de turismo que partem da Praia da Barra da Lagoa: são mais confortáveis, demorados e caros; b) botes com motor que partem tanto da Praia da Armação, quanto da Praia do Campeche: mais baratos e rápidos.

18516218_1952288368167589_2034015597_n

Trapiche da Praia do Campeche/ Florianópolis /SC

As lanchas com motor carregam em torno de 15 pessoas. Em todos eles existem coletes salva-vidas. Os botes balançam bastante e quem não está acostumado pode sentir o desconforto. Os valores ficam entre R$ 100,00 e R$150,00 e o tempo fica entre 20 e 40 minutos.

Atenção! É preciso estar atento à hora do retorno que deve ser feito na mesma embarcação.

O que há de melhor na ilha do Campeche?

Encontra-se tranquilidade e beleza nas águas mornas e areias brancas da única praia da ilha. Além disso, a Ilha do Campeche possui uma riquíssima fauna e flora na exuberante Mata Atlântica que cobre seus costões. Os principais protagonistas da mata são os coatis que perambulam sem timidez entre os visitantes.

Ilha do Campeche / Florianópolis / SC Foto Miron Merten

Ilha do Campeche / Florianópolis / SC Foto Miron Merten

Além de aproveitar as águas transparentes da Praia da Enseada, é possível se divertir nas trilhas terrestres, por valores irrisórios ( entre 20 e 30 reais por pessoa), e pra quem curte mergulhos tem também as trilhas subaquáticas que custam 60 reais e podem ser pagas com cartão de crédito. Neste valor  já estão inclusos os materiais que se usará no passeio ( neoprene, máscara,  snorkel e nadadeiras).

O passeio subaquático tem um guia para cada 4 pessoas e dura em media 1 hora e meia.

Ilha do Campeche / Florianópolis / SC Foto Miron Merten

Ilha do Campeche / Florianópolis / SC Foto Miron Merten

O que levar?

Na ilha tem apenas um restaurante simples que serve comida típica a base de pescado,  e um quiosque que vende refrigerante, água e alguns lanches simples, sendo que o pagamento é só em dinheiro. Se preferir, pode levar sua comida: refrigerante, água, sanduíches, biscoitos etc, já que o tempo de permanência na ilha não ultrapassa 4 horas.

Ilha do Campeche- Florianópolis/ SC - Restaurante da Ilha do campeche/ Foto Miron Merten

Ilha do Campeche- Florianópolis/ SC – Restaurante da Ilha do campeche/ Foto Miron Merten

Cuidados na ilha!!

Procure carregar seus pertences em uma mochila e ao soltar, não se descuide porque os coatis andam a espreita e carregam tudo, além da comida.

Se quiser conhecer o sítio arqueológico dentro da mata terá que pagar uma taxa entre 15 e 40 reais, mas vale a pena pois o local preserva escritos na pedra deixados pelos povos antigos.

Entre os escritos os que se destacam são símbolos geométricos, flechas, zoomorfos, antropomorfos e máscaras. De acordo com pesquisas, a Ilha do Campeche é o local de Santa Catarina que mais apresenta inscrições rupestres.

Escritos rupestres em Ilha do Campeche / SC Foto Miron Merten

Escritos rupestres em Ilha do Campeche / SC Foto Miron Merten

Vale ressaltar que devido às condições do mar, as trilhas subaquáticas podem estar fechadas, e da mesma forma, as trilhas terrestres são fechadas durante períodos de muita chuva.

Atenção!! Recolha todo o lixo que produziu pois o local é preservado e a ilha possui em torno de 40 monitores que irão orientá-lo durante o passeio.

Veja mais fotos da Ilha do Campeche em nossa galeria:

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!