Londrina, a Londres do Brasil

Londrina, a segunda maior cidade do estado do Paraná e a terceira no Sul do Brasil, tem tantos lugares bonitos que fica difícil enumerar todos em um único post, mas não é só a beleza do seu espaço geográfico que chama a atenção de quem vem a Londrina. A cidade é muito promissora economicamente, e oferece inúmeras oportunidades de trabalho e estudo, sendo que o comércio e o setor de serviços são responsáveis por quase 70 % da economia da região.

Mensalmente em torno de 200 mil visitantes de todas as partes do país e do mundo chegam a Londrina.

Londrina / PR vista aérea

Londrina / PR vista aérea

Localização e História de Londrina

A 369 km de Curitiba (capital paranaense) está situada Londrina, a “pequena Londres” brasileira. Uma cidade fundada oficialmente em 1934, mas que começou a ser colonizada em 1922, quando houve a repartição dos terrenos em lotes pequenos, fazendo jus ao “slogan” de “a mais notável obra da colonização que o Brasil já viu”. Colonizada sob o comando de ingleses que atuavam na Companhia de Terras do Norte do Paraná, a cidade foi batizada de “Londrina” pelo fato de que os ingleses acharam muita semelhança entre a neblina que ocorria na região, com a neblina da cidade de Londres.

Desta forma, Londrina significa “originária” de Londres.

Londrina / Paraná Foto Wilson Vieira

Londrina / Paraná Foto Wilson Vieira

Londrina, cidade que progride

A cidade de Londrina se destaca na economia estadual com plantações de café, trigo, soja, milho e algodão, e de acordo com relatório do IBGE, Londrina foi a cidade que teve um dos maiores crescimentos econômicos entre as cidades de maior porte do Paraná, superando até mesmo Curitiba, a capital do estado. Hoje a cidade ocupa a 44ª posição no ranking das maiores economias do País  e a 4ª posição no estado do Paraná. A cidade é importante centro industrial e conta com grandes hospitais, diversos shopping centers, universidades conceituadas e o comércio tradicional é forte e bem diversificado.

Acesso à Londrina

O Terminal Rodoviário de Londrina é muito movimentado. Diariamente e a todo o instante chegam ônibus lotados do interior e dos grandes centros do país.  Se optar pela via aérea para ir a Londrina, o Aeroporto fica a apenas 5 km do centro da cidade.

Aeroporto José Richa - Londrina / Paraná

Aeroporto José Richa – Londrina / Paraná

Apesar de Londrina ser uma cidade do interior bem populosa; com o expressivo número de pouco mais de 1 milhão de habitantes, ainda assim, é considerada uma cidade pacata.

Clima de Londrina

Londrina, assim como Curitiba, nunca alcançou os 40 º de temperatura máxima. Isto se deve ao fato de estar localizada à uma altitude de 700 m acima do nível do mar. Seu clima subtropical mesotérmico úmido proporciona chuvas o ano todo, mas com maior concentração no verão.

Londrina- Pr

Lago Igapó – Londrina / PR

A Higienópolis é a Avenida central de Londrina e a mais movimentada da cidade. Na Higienópolis é onde se concentram a maioria dos prédios comerciais da cidade.

Avenida Higienópolis - Maria P

A Gleba Palhano é o bairro mais chique de Londrina e onde se localizam os prédios residenciais mais caros da cidade. Os imóveis na Gleba são supervalorizados, mas é tudo muito lindo e organizado.

Gleba Palhano Londrina PR

Hotelaria e Gastronomia de Londrina

Pelo porte de uma típica cidade interiorana com ares de metrópole, Londrina tem o que há de melhor em termos de hospedagem para todos os tipos de turistas. Excelentes hotéis Resorts e Spas e uma infinidade de pousadas. A gastronomia é contemplada com restaurantes de comida típica do campo, especialmente preparada no fogão de lenha ( Restaurante Londrinense e Rancho do Gaúcho) e restaurante com culinária de especialidades alemã ( Strassberg). Londrina possui uma infinidade de bares e lanchonetes populares que servem especialidades da região, porém a cidade conta também com estabelecimentos mais sofisticados.

Zerão

É uma área de lazer com pista de caminhada e um anfiteatro que acomoda 15000 pessoas para assistir apresentações artísticas  como Festival de dança e ginástica aeróbica. No local tem postos telefônicos, bebedouros, chuveiros e  estacionamento próprio.

Zerão - Pista de caminhada - Londrina / PR

Zerão – Pista de caminhada – Londrina / PR

Locais turísticos em Londrina

Museu Histórico Padre Carlos Weiss

A maioria dos prédios antigos na cidade de Londrina lembra a Londres européia. Exemplo disto é a antiga Estação Ferroviária, símbolo dos tempos áureos do café. Construída em arquitetura européia, a estação Ferroviária de Londrina perpetua a história da colonização. Desativada em 1981 o local abriga na atualidade o Museu Histórico da cidade, que contém um amplo acervo de fotos, objetos, filmes e documentos que retratam a história de Londrina.

Museu Histórico de Londrina / PR

Museu Histórico de Londrina / PR

O Museu Carlos Weiss é bem localizado em área central e dentre seu acervo faz parte uma interessante ” Maria Fumaça”.  Em frente ao Museu está a Praça Rocha Pombo, um local tombado pelo Patrimônio Paisagístico da cidade.

Praça Rocha Pombo Londrina PR

Praça Rocha Pombo- Londrina / PR

Veja neste post sobre os pontos turísticos da capital do Paraná

Catedral Metropolitana de Londrina

Ela foi a primeira igreja construída em Londrina, e fica bem próxima ao centro da cidade do calçadão e dos shoppings. A Catedral tem estacionamento próprio.

Catedral Metropolitana de Londrina / PR

Catedral Metropolitana de Londrina / PR

Praça Tomi Nakagawa

Esta praça é uma homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Tomi Nakagawa é o nome do último sobrevivente da primeira leva de imigrantes japoneses ao Brasil. A Praça é toda projetada com objetos da cultura japonesa.

Praça Tomi Nakagawa – Londrina / PR

UEL – Univesidade Estadual de Londrina

A Universidade Estadual de Londrina se consolidou como uma das 30 melhores universidades do Brasil. O ambiente onde está instalada atrai aos visitantes que se encantam com a natureza abundante no local que abriga em torno de 20 mil estudantes em diversas áreas de cursos de graduação. O ambiente do campus se mistura com a mata nativa numa área de 235 hectares.

Universidade Estadual de Londrina/ Paraná. Foto divulgação

Universidade Estadual de Londrina/ Paraná. Foto divulgação

Lago Igapó

O Lago Igapó, cartão postal da cidade, é um lago artificial que corta a cidade por kms. Suas águas refletem os prédios que o circundam, tornando as imagens mais belas, e atraindo milhares de pessoas que desfrutam de seus atrativos aos finais de semana.

Igapó significa  “transvazamento de rios” e foi criado em 1959 como solução para o problema de drenagem de uma barragem.

Lago Igapó Londrina / PR

Lago Igapó Londrina / PR

O arquiteto Roberto Burle Marx revitalizou o local em 1970, e através de seus projetos foi construído um centro social urbano onde foram organizados jardins com plantas nativas, área urbanizada com ciclovias, pistas de caminhada, aeromodelismo, esportes náuticos.

Parque Arthur Thomas

Em  85 hectares, a 6 km do centro de Londrina, está um dos últimos fragmentos de Mata Atlântica do Norte do Paraná. O Parque Arthur Thomas está aberto desde 1987 para receber visitantes para admiração da flora e fauna local. No local é possível fazer caminhadas em trilhas coordenadas. No parque há dois mirantes de onde se avista uma belíssima cascata de 20 m de altura.

Parque Arthur Thomas - Londrina / PR

Parque Arthur Thomas – Londrina / PR

Jardim Botânico

Em mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa, nascentes e rios, está localizado o Jardim Botânico de Londrina que tem entre seus objetivos realizar intercâmbio científico e cultural com entidades nacionais e estrangeiras, além de desenvolver a pesquisa, conservação,  preservação,  educação e o lazer ambiental. O jardim botânico tem excelente pista de caminhadas, sendo lugar muito agradável para desfrutar da natureza local.

Jardim Botânico de Londrina - PR

Jardim Botânico de Londrina – PR

Salto do Apucaraninha

Apesar de ser de difícil acesso, vale muito apena conhecer este lugar fantástico. Uma deslumbrante cascata de 110 m de queda livre, uma antiga usina e uma comunidade indígena Kaigang fazem parte do local. Mas atenção! no local não é permitido nadar no Rio Apucaraninha e nem mesmo acampar no local.

Salto Apucaraninha - Londrina Paraná Foto Wilson Vieira

Salto Apucaraninha – Londrina Paraná Foto Wilson Vieira

Autódromo Internacional Ayrton Senna

O Autódromo Internacional Ayrton Senna com capacidade para 35 mil pessoas, foi o terceiro autódromo Internacional construído no Paraná, e atualmente é palco de várias competições automobilísticas na cidade.

Estadio Internacional Ayrton Senna - Londrina/ PR

Estadio Internacional Ayrton Senna – Londrina/ PR

Iate clube Londrina

O Iate clube de Londrina é um clube social fechado que está situado dentro da área do Lago Igapó e oferece diversas oportunidades de lazer e prática de esportes. Junto ao Iate funciona academia, com aulas de dança, piscinas, salão social, quadras e campos para vários esportes.

iate c

Iate Clube Londrina / Paraná Foto divulgação.

Museu de Arte de Londrina

O prédio onde funciona o Museu de Arte de Londrina, era sede da Rodoviária municipal e foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico, como primeiro prédio da arquitetura moderna do Estado do Paraná.

Museu da Arte Londrina / PR

Museu da Arte Londrina / PR

Concha Acústica

Localizada no centro da cidade, na Praça 1º de Maio a Concha Acústica é palco de manifestações populares.

Concha Acústica Londrina / PR

Concha Acústica Londrina / PR

Mesquita Muçulmana Rei Faiçal

A mesquita Muçulmana de Londrina, totalmente em arquitetura árabe; é uma das primeiras mesquitas que foram construídas na América Latina.

Mesquita Muçulmana Rei Faiçal / Londrina/ PR

Mesquita Muçulmana Rei Faiçal / Londrina/ PR

Outros pontos turísticos para visitar em Londrina:

” Estádio do Café” ” Ginásio de Esportes Moringão” ” Mata dos Godoy” ” Marco Zero” ” Bosque Municipal”” Relógio do Sol” ” Cine Teatro Ouro Verde”

Galeria de imagens:

 

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!