Dicas de passeio: O que fazer no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, a capital do estado do Rio de Janeiro, a segunda maior metrópole do Brasil, é uma das cidades brasileiras mais visitadas por turistas estrangeiros.

Com um clima tropical atlântico, tendo suas temperaturas marcando ente 23,1 ºC e 24ºC, durante o ano, os verões carioca são marcados por dias quentes e úmidos, eventualmente superando a barreira dos 40°C em pontos isolados

Praia de Copacabana vista do Pão de Açúcar- Silvana Barcellos

Praia de Copacabana vista do Pão de Açúcar- Silvana Barcellos

A cidade conta com importantes parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado “Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera” pela UNESCO, o Parque Estadual da Pedra Branca, o Complexo da Quinta da Boa Vista e o Jardim Botânico, o mais antigo do Brasil; o Jardim Zoológico do Rio, o primeiro zoológico nacional; o Parque Estadual da Pedra Branca, que abriga o ponto culminante do Rio de Janeiro: o pico da Pedra Branca, e o Passeio Público.

Vamos às dicas dos locais que você não pode deixar de visitar.

Locais para conhecer no Rio de Janeiro

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira e uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade.  Cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), estão distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

Jardim-botanico-

Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada integralmente na cidade do Rio de Janeiro. Entre os pontos turísticos do parque, trilhas, grutas e cachoeiras, encontram-se marcos famosos da cidade, como a Pedra da Gávea e o Corcovado, onde está o Cristo Redentor.

As visitações estão abertas ao público diariamente das 8h às 17h, e até às 18h no verão.

Você escolhe se quer ir a pé, de bicicleta, motocicleta, auto ou ônibus. Para conhecer a Estátua do Cristo Redentor e o espetacular Mirante do Corcovado, ainda pode optar pelo trem, com percurso pela Estrada de Ferro Corcovado, que se inicia na Estação localizada na Rua Cosme Velho. Diversas empresas de turismo fazem circuitos no parque em veículos especiais. Também de helicóptero, o Parque Nacional da Tijuca pode ser observado, sendo possível contratar um voo panorâmico na área do Mirante Dona Marta.

Parque Nacional da Tijuca

A Pedra da Gávea, uma das maiores elevações rochosas da cidade, é o maior bloco de pedra à beira mar do planeta.  Com 842 metros de altitude, é um lugar fantástico e muito procurado pelos amantes do Rappel e por aficionados em voos com asa delta.

Pedra da Gávea - Rio de Janeiro

Pedra da Gávea – Rio de Janeiro

Parque Estadual da Pedra Branca

O Parque Estadual da Pedra Branca é a maior floresta urbana do mundo, considerada como uma unidade de conservação ambiental situada na zona oeste do município do Rio de Janeiro.

A lagoa  Rodrigo de Freitas representa atualmente uma das principais atrações turísticas do Rio,  conhecida como “O Coração do Rio de Janeiro”. Nela se praticam esportes aquáticos como o remo, ou simplesmente passeia-se de pedalinho. Próximo à Lagoa tem um estádio de remo, um ciclovia pavimentada,  com diversos equipamentos de lazer e quiosques de alimentação que oferecem itens da gastronomia regional e internacional. No local tem também alguns dos mais importantes clubes da cidade como o Clube de Regatas do Flamengo e o Jóquei Clube Brasileiro dentre outros.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Eleito como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo, O Cristo Redentor é um dos principais símbolos do país e oferece uma privilegiada vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro de cima do morro do Corcovado a 710 metros de altura, no Parque Nacional da Tijuca.  Elevadores e escadas rolantes dão acesso ao local. Também é possível chegar até lá em uma viagem inesquecível pelo trem do Corcovado.

Corcovado - Rio de Janeiro / Brasil

Corcovado – Rio de Janeiro / Brasil

Baía de Guanabara vista do morro do Corcovado

Baía de Guanabara vista do morro do Corcovado

O morro Pão de Açúcar é um pico com 396 metros de altura, na entrada da baía da Guanabara, no bairro da Urca.  Constituído por  um bloco único de uma  rocha metamórfica originária do granito.  O morro ergue-se no meio da mata Atlântica, proporcionando uma maravilhosa visão panorâmica da cidade,  sendo considerado  um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Pão de Açucar visto da Praia de Copacabana - Rio de Janeiro

Pão de Açúcar visto da Praia de Copacabana – Rio de Janeiro

O acesso ao local pode ser feito pelo teleférico, diariamente das 08:00 até as 21:00. Você pode conferir o preço das passagens no site : http://www.bondinho.com.br/index2.htm

Teleférico do Pão de Açucar

A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, ou Catedral Metropolitana, guarnece um acervo de grande valor histórico e religioso: o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra e o Arquivo Arquidiocesano. Em estilo contemporâneo, apresenta formato cônico, com 96 metros de diâmetro interno e capacidade para receber até 20 mil fiéis. O esplendor da edificação, de linhas retas e sóbrias, deve-se aos cambiantes vitrais talhados nas paredes até à cúpula.

O Palácio Laranjeiras é a atual residência oficial do governador do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se no bairro de Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro.

O acervo do palácio compreende pinturas de Frans Post, uma réplica do piano que pertenceu à rainha Maria Antonieta da França, mosaicos de mármore e de cerâmica com aplicações de ouro 24 quilates, esculturas e mobiliário fino.

O bairro de Laranjeiras  oferece excelente opção cultural, além de alta gastronomia, no anexo das Casas Casadas, uma construção de 1880, em estilo neoclássico, que foi tombada pela Prefeitura do Rio em 1994, por ser exemplar único de residência multifamiliar do século XIX.  Até 2007, o espaço era ocupado apenas pela sede da Riofilme.

Hoje, as Casas Casadas oferecem todo tipo  diversão que vai desde a  música , literatura e uma  ótima gastronomia.   O complexo inclui uma ampla e agradável livraria, loja de CDs e DVDs com palco para shows e intensa programação, além de um charmoso bistrô, com   terraço.

A Quinta da Boa Vista  é um parque público de grande valor histórico. Nas dependências da Quinta localizam-se o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional, instalado no local do antigo Paço da Imperial Quinta de São Cristóvão (também conhecido como Paço de São Cristóvão, Paço Imperial, Palácio Imperial, Palácio de São Cristóvão ou Palácio da Imperial Quinta de São Cristóvão), sendo este edifício um magnífico palácio em estilo neoclássico, utilizado durante o Brasil-império.

Vista de um dos parques da Quinta da Boa Vista.

Atualmente, a Quinta da Boa Vista funciona como um parque, abrigando o Jardim Zoológico da Cidade, o Museu da Fauna e, no antigo paço, o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Confira mais fotos na galeria de imagens:

 

 

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!