Estrasburgo,  a Veneza francesa

Estrasburgo é a maior e mais encantadora cidade da  Região da Alsácia na França, bem próxima à fronteira com Alemanha. Muitos a consideram a Veneza francesa, pela semelhança geográfica em referência aos canais que a circundam. Veja neste post o que ela tem de tão atraente.

Estrasburgo, uma cidade no cruzamento da Europa

Circundada por canais e prédios com arquitetura da idade média convivendo lado a lado com a arquitetura moderna mais arrojada, a cidade foi sempre alvo de disputa regional entre França e Alemanha devido `a sua localização privilegiada. De um lado do Rio Reno está Estrasburgo, e do outro lado do Rio Reno na Alemanha, está a cidade de kehl, o espelho geográfico de Estrasburgo.

Apesar de ser a maior cidade desta região, Estrasburgo dá pra ser percorrida durante um dia apenas, a pé ou em passeio de barco pelos canais que percorrem os pontos principais.

Estrasburgo - França / Foto Amelia Serpe

Estrasburgo – França / Foto Amelia Serpe

O fato de que a cidade esteve diversas vezes no domínio entre estas potências europeias fez com que se desenvolvesse em seu território uma arquitetura tipicamente alemã, sendo que na atualidade “Estrasburgo” apesar de ser cidade francesa, apresenta notável influência alemã no território e na vida dos habitantes.

13754512_1143697945673999_18846754629807756_n

Para ficar mais por dentro da história de Estrasburgo deve-se levar em conta que na Região da Alsácia as línguas predominantes são o alsaciano-francique e o alémanique – dialeto germânico falado por 70% da população alsaciana, refletido por ser ela a encruzilhada de diversas culturas e por ser tríplice fronteira: França, Alemanha e Suíça. Aqui tudo reflete o passado histórico da cidade.

Petit France - Estrasburgo/ França

Petit France – Estrasburgo/ França

Estrasburgo é conhecida como o cruzamento da Europa, porque fica no meio do caminho entre Paris e Praga na Tchecoslováquia. De Paris até Estrasburgo demora mais ou menos 4 horas de carro, ou apenas 2 horas de trem partindo da estação Gare Paris Est.

Strassburgo/França- barco de passeio

Strassburgo/França- barco de passeio

O Rio Reno é uma de suas atrações e por onde circula a maioria dos turistas que chegam à cidade.

O centro histórico foi definido como patrimônio mundial da Unesco e atualmente a cidade é sede de organismos internacionais de destaque, ligados à União Europeia, como o Parlamento Europeu, o Conselho Europeu e a Corte Europeia dos Direitos Humanos. Em Estrasburgo também se encontra a maior universidade da França.

Strasbourgo / França

Strasburgo / França

Com um passeio de barco pelos canais de Estrasburgo que se ramificam pelo centro histórico da cidade,  dá para apreciar muitas maravilhas como por exemplo, a eclusa ( Barage Vauban) do século XVII,  que modifica o nível do Rio Reno bem no meio da cidade. Porém a maioria dos visitantes prefer realizar um passeio a pé pelas pacatas ruas de Estrasburgo e apreciar sua arrojada arquitetura da Idade Média.

Gastronomia em Estrasburg

A cidade é considerada a cidade dos restaurantes devido a grande variedade de ambientes típicos da cozinha alemã.

Estrasburgo - França

Estrasburgo – França

Na Gran Ile, circundada pelo canal, está o Centro Histórico de Estrasburgo que foi tombado como Patrimônio mundial da Unesco e é onde se localizam a maioria dos pontos Turísticos da cidade.

Centro Histórico de Estrasburgo/ França

Centro Histórico de Estrasburgo/ França

Principais pontos Turísticos de Estrasburgo

Catedral de Notre Dame

A catedral de Notre Dame é a maior atração do centro histórico de Estrasburgo, com sua torre gótica e o relógio astronômico do século XIX, o  “Horloge Astronomique”, um relógio que regularmente às 12:30 apresenta os 12 apóstolos desfilando diante de Cristo.

Catedral de Notre Dame - Estrasburgo / França

Catedral de Notre Dame – Estrasburgo / França

A torre gótica se destaca com seus 142 metros de altura e pode ser vista de qualquer ponto da cidade. Até 1880 foi a torre de igreja mais alta da Europa sendo superada pela Catedral de Colônia da Alemanha. Atualmente sua torre é considerada a quinta maior do mundo.

Um dos pontos interessante no passeio em Estrasburgo é subir os 320 degraus da Catedral de Notre Dame e de lá de cima apreciar a cidade pela bela vista que oferece.

À noite a Catedral oferece um espetáculo visual quando as esculturas de Notre Dame brilham sob o efeito de cores multiformes.

Petite France

O  Bairro “Petite France“, um dos locais mais visitados na cidade é repleto de casas medievais com arquiteturas fantásticas.

Petit France /Centro Histórico de Estrasburgo/ França

Petit France /Centro Histórico de Estrasburgo/ França

Palais de Rohan / Palácio do Reno

Considerado pelos historiadores da arte como o prédio mais significativo da arquitetura barroca do local, o Palais abriga 3 museus em seu interior: Museu arqueológico, Museu de Artes decorativas, e o Museu de Belas Artes.

Le Palais Rohan / Estrasburgo- França Foto Amelia Serpe

Le Palais Rohan / Estrasburgo- França Foto Amelia Serpe

O Palais de Rohan está situado em frente a Praça da República, e bem próximo a ele estão situados o edifício da Ópera Municipal, o Teatro Nacional e a Biblioteca Nacional.

Le Palais de Rohan - Praça da República - Estrasburgo / França

Le Palais de Rohan – Praça da República – Estrasburgo / França

Parlamento Europeu

É a instituição parlamentar da União Europeia, e onde estão representadas as grandes tendências políticas existentes nos países membros da EU. O prédio que abriga o parlamento é ultramoderno.

Parlamento Europeu - Estrasburgo / França

Parlamento Europeu – Estrasburgo / França

Place Gutemberg

É uma bela praça  situada no centro histórico da cidade, perto da catedral onde se concentram restaurantes e cafés.

Place Gutemberg - Estrasburgo / França

Place Gutemberg – Estrasburgo / França

Estrasburgo- França / Foto Amelia Serpe

Estrasburgo- França / Foto Amelia Serpe

Place Kléber

A Place Kebler é a principal praça do centro comercial da cidade. No local ocorrem eventos especiais e é onde se concentram a maioria das principais lojas da cidade e também galerias como a Lafayette e a Monoprix e Printemps.

Place Kéber - Estrasburgo / França

Place Kléber – Estrasburgo / França

Além de bairros bem caracterizados, Estrasburgo tem numerosos parques com áreas verdes com excelentes opções de lazer. No comércio local existe grande variedade de lojas de luxo e também lojas de artesanato local.

Estrasburgo - França

Estrasburgo – França

O Verão em Estrasburgo também é uma estação com espetáculos noturnos diários ao ar livre. São realizados diariamente apresentações com efeitos aquáticos, sonoros e musicais com o objetivo de atrair e encantar ainda mais os visitantes.

Vale a pena conhecer esta pequena cidade, tranquila e pacata da Região da Alsácia na França.

Veja mais algumas fotos de Estrasburgo em nossa galeria:

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!