10 razões para viajar a Berlim

Berlim, a capital da Alemanha é a maior cidade, a segunda mais populosa do país e  a terceira cidade mais visitada da União Européia; além de ser considerada como a “cidade das infinitas possibilidades“. Berlim é também, um dos mais influentes centros mundiais de cultura, política, mídia e ciência da atualidade. 

Embora Berlim tenha muitos pontos atrativos aos visitantes, neste post daremos apenas 10 razões para que você se interesse em conhecer esta importante cidade da União Europeia. Veja quais são:

1. Localização

Inserida em uma das três primeiras regiões mais inovadoras da União Europeia, Berlim está bem no meio do centro metropolitano Berlim-Brandemburgo que abriga em torno de 5 milhões de habitantes, sendo que em Berlim  residem mais de 3,5 milhões de habitantes. Por incrível que pareça, Berlim tem a metade da população de Paris, embora seja 8 vezes maior que a capital da França; e isto se deve ao fato de Berlim ser formada por muitos lagos, rios e parques florestais.

A cidade foi atraída por turistas do mundo  inteiro depois da queda do muro de Berlim, que separava a Berlim oriental, da Berlim ocidental. Depois desta unificação, a cidade se tornou jovem, e é chamada também de cidade romântica.

Muro de Berlim - by Gustavo Brauner

Muro de Berlim – Foto Gustavo Brauner

2. Lazer e diversão em Berlim

Se você curte movimento e agitação noturna, esta cidade tem muito a oferecer, porém com muita segurança, já que ela é uma das cidades mais seguras da Europa.  Em Berlim tem balada de segunda a segunda, e um fato interessante  é o enorme número de antigas fábricas e edifícios industriais, que foram transformados em pontos de encontro da vida noturna. Berlim é muito vibrante, e tem o mais baixo custo de vida de todas as cidades da UE. O transporte público com preço bem acessível funciona quase toda a madrugada, com apenas alguns intervalos de folga.

Abaixo está uma antiga industria de cerveja do séc XIX transformada em casa  de diversão noturna, com salas de eventos, cinemas, teatros e clubes.

Kulturbrauerei by Kaspar Metz

Kulturbrauerei by Kaspar Metz

 3. Oportunidades de negócio

Em Berlim há infinitas possibilidades de negócios nas áreas mais distintas, sendo que as indústrias que desenvolvem produtos nas artes criativas e de entretenimento fazem parte de um setor considerável da economia berlinense; destacando-se entre outros os segmentos na área cinematográfica,  publicidade, software, vídeo e jogos.

Em Berlim estão estabelecidas 20 empresas que geram muitos empregos, destacando-se a ” Siemens”, o maior conglomerado alemão de engenharia da Europa;  a ” BMW”, a “Deutsche Bahn”, a ” Charité”, a “BVG “, a “Bayer “, a “Sud-Chemie”, e a “Daimler”.

Fábrica da BMW em Berlim / Alemanha

Fábrica da BMW em Berlim / Alemanha

4. Natureza exuberante

Aqui a natureza faz parte da vida dos berlinenses, a começar por sua área geográfica atravessada pelo rio Spree, um importante rio que também corta outras cidades importantes da Alemanha. Berlim tem 18 % de sua área territorial composta de terras florestais, e ao seu entorno há uma enorme variedade de parques, florestas e jardins públicos, além de 232 lagos; sendo que 75  lagos estão dentro da cidade e são próprios para banho no verão. O lago mais interessante é o “Tegelersee” que se situa no norte de Berlim. Este lago, é conhecido por suas praias de areia branca e sete pequenas ilhas. No Tegelersee tem também um carvalho com mais de 900 anos, e na maior ilha do lago tem uma escola agrícola completa, que conta até com uma fazenda.

Lago Tegelersee - Berlim / Alemanha

Lago Tegelersee – Berlim / Alemanha

Abaixo uma piscina dentro do rio Spree, um lugar fantástico que transforma-se em sauna no inverno.

Piscina Arena - Berlim / Alemanha   - Foto Seven

Piscina Arena – Berlim / Alemanha – Foto Seven

5. Temperatura em Berlim

Em Berlim você nunca irá sentir calor demasiado, pois seu clima é temperado; nem muito úmido, mas não tão seco; ou seja, chove a quantidade ideal durante o ano que tem temperaturas oscilando entre -6 ºC  e 1,2ºC durante o inverno, podendo chegar aos 18º C. no verão, e em raras ocasiões pode alcançar a faixa dos 30ºC; um fenômeno raro que acontece quando algumas massas de  ar trazem temperaturas superiores a 30 °C, mas nem sempre ocorre este fenômeno, e algumas vezes acontece o contrário, fazendo com que o verão pareça inverno.

Em Berlim as vezes o verão parece inverno  Foto Paula Nozzari

Em Berlim as vezes o verão parece inverno Foto Paula Nozzari

Portanto se você curte o calor demasiado não pode vir para Berlim; porém, se vive em cidade com clima semelhante ao de Berlim ou está adaptado a todos os tipos de temperatura, então não deixe de conhecer Berlim,  pois esta cidade é um lugar quase perfeito; e suas expectativas com ela serão superadas.

6. Transporte ultra-moderno

O sistema de transporte público urbano e suburbano dispõe de 25 linhas com 339 estações, totalizando 478 km de extensão, e para completar ainda, a cidade é atendida pelo sistema de metropolitano ultra-moderno que circula com 10 linhas subterrâneas. Praticamente quase todo o transporte é realizado abaixo do solo. Você compra uma passagem de U-Bahn, e além do metrô, poderá também utilizá-la nos 331 km sobre trilhos, ônibus, bonde elétrico, e até mesmo em algum ferry boat.

Estação Cental de Berlim

Estação Cental de Berlim

No transporte aéreo, Berlim dispõe de 2 aeroportos; o Tegel, que é o mais próximo da cidade, tem atendimento rodoviário para o centro de 20 em 20 minutos, e o percurso dura em torno de 40 minutos. Já o aeroporto Schonefeld é o mais distante, mas se você utilizar o trem da Airport Express levará menos de 30 minutos até Mitte, o bairro mais legal para se hospedar em Berlim. O serviço do trem funciona o dia inteiro, com interrupção por algumas horas durante a madrugada.

Além do excelente serviço de transporte motorizado, oferecido pela empresa de trens, a mesma empresa tem uma frota considerável de bicicletas espalhadas em toda a cidade. Você pode pegar a bicicleta que está na calçada e ligar para o numero que consta na mesma, e ela é logo desbloqueada, daí é só ir até onde precisa e depois largar a bicicleta em qualquer calçada.

6. Arquitetura histórica e moderna

A. Palácio  de Bellevue

Em Berlim o visitante se apaixona pela beleza dos prédios e lugares onde foram construídos; uma prova disto é o Palácio  de Bellevue, local de residência do Presidente da Alemanha. O nome Bellevue, significa Bela vista em Francês, devido à magnifica imagem do Rio Spree, que pode ser apreciada a partir do Palácio.

Palácio de Bellevue - Berlim / Alemanha

Palácio de Bellevue – Berlim / Alemanha

B. Palácio de Charlottenburg

Castelo Charlottenburg situado nos limites da zona urbana, é o maior palácio de Berlin e Foi construído pelo rei Frederik como uma residência de verão para sua esposa Charlotte. Em seu interior funciona um museu com coleções de arte europeias e orientais de alto valor. O castelo de Charlottenburg é o antigo palácio real do Reino da Prússia, uma das regiões que fizeram parte da Alemanha no passado.

Castelo Charlottenburg - Berlim / Alemanha by Luiza Lima

Castelo Charlottenburg – Berlim / Alemanha Foto Luiza Lima

C. Catedral de Berlim

Construída na Ilha dos Museus, bem às margens do rio Spree, a Catedral de Berlim é uma das construções mais fotografadas na cidade, sendo possível visitá-la de segunda a sábado, das 09 às 20:00 e aos domingos das 12:00 às 20:00. No interior da Catedral está o órgão com 7.200  tubos, construído por  Wilhelm Sauer; uma verdadeira obra de arte. Muito interessante também é que a Catedral abriga também um total de mais de noventa tumbas e sarcófagos;  inclusive a tumba do rei  Friedrich I e da rainha Sophie Charlotte; além da cripta da família Hohenzoller; e se você se animar a subir os 270 degraus, poderá ver a cidade do alto da cúpula.

Catedral de Berlim  -  Foto Gustavo Brauner

Catedral de Berlim – Foto Gustavo Brauner

D. Torre Fernsehturm

A torre de tv Fernsehturm com 365 m de altura é a quarta maior estrutura sem apoios da Europa. Na Berlim Tower tem uma plataforma para visualizar a cidade, e acima dela funciona um restaurante giratório. A cada 20 minutos uma nova visão da cidade é mostrada aos visitantes. O único ponto negativo é ter que esperar o elevador para ir da plataforma até o restaurante, pois não há escadas no local, e em dias de movimento se torna demorada a espera. Outro local que oferece uma vista magnífica de Berlim, ao final dos seus 285 degraus é o Siegessäule, também conhecido como Coluna da Vitória.

Torre de TV Fernsehturm - Berlim / Alemanha

Torre de TV Fernsehturm – Berlim / Alemanha

E. O Portão de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo ou Porta de Brandemburgo é um símbolo da cidade de Berlim, igual que o Arco do Triumpho em Paris, além de ser o local mais histórico e mais visitado em Berlim,  devido a ter sido  palco de  diversos acontecimentos importantes. As portas de Brandemburgo ficaram completamente interrompidas para o tráfego de pedestres e automóveis por quase 30 anos, somente com a queda do muro de Berlim é que voltaram a serem utilizadas.

DSC02137

Portão de Brandemburgo – Berlim / Alemanha Foto Gustavo Brauner

F. Postdamer Platz

Potsdamer Platz, é uma praça bem no centro da cidade, onde funciona um terminal de transporte público. E também um local de muita concentração de pessoas  que está a apenas 1 km de distancia do Portão de Brandemburgo e do palácio Reichstag,  a sede do parlamento alemão. A Potsdamer Platz já foi cenário cinematográfico.

Potsdamer Platz Berlim / Alemanha

Potsdamer Platz Berlim / Alemanha

A Potsdamer Platz é o marco onde passava a estrada para a cidade de Postdam durante o período da divisão pelo muro de Berlim. Depois de meio século, este local que no passado era uma estrada rural, após a queda do muro de Berlim, transformou-se em um local de prédios ultra-modernos com trânsito muito agitado.

Potsdamer Platz - Berlim / Alemanha - by Gustavo Brauner

Potsdamer Platz – Berlim / Alemanha – Foto Gustavo Brauner

7. Gastronomia fantástica

Pra quem é adepto da cerveja, não deixe para ir em uma cervejaria na sexta-feira, porque neste dia elas estão lotadas, mas a oferta de sabores é imensa e o preço é bem acessível também. Um litro de cerveja custa em torno de € 7,20.

Alguns  restaurantes de Berlim servem comida típica alemã, como é o caso do Gerichtslaube, que serve especialidades como “Bulette” (espécie de almôndegas mais achatadas e sem molho) ou Eisbein Mit Sauerkraut, que é o joelho de porco com chucrute. E pra quem gosta de pepino, em Berlim ele é oferecido até no café da manhã.

O restaurante Gerichtslaube Localizado bem no coração de Berlim, é um local super agradável com decoração ambiente em estilo histórico e tradicional. Outros dois restaurantes que também são especializados em comida típica, é o Mutter Hoppe , localizado na Rathausstraße 21, bem na frente do  Gerichtslaube, e o  Deponie Nr. 3 que  está a poucos metros do museu Pergamon.

7379.95000b665d0383e2cbd7a997b7f5c020.500.375

Restaurante Gerichtslaube – Berlim / Alemanha

Um prato típico alemão é o Schnitzel, composto por um Bife de vitela (ou porco) a milanesa, que pode ou não ser acompanhado de salada e fritas, e também pode ser recheado com queijo e presunto. Na América Latina é o popular bife a milanesa. E a comida é muito variada mesmo; saladas especiais de todo tipo, bolinhos de batatas, salsichas com molho, etc; e de sobremesa não dá para deixar de experimentar o “Strudel ” e o “Apfelstrudel”, que é um folhado de maçã,  recheado com um delicioso creme.

Schnitzel - bife empanado

Schnitzel – bife empanado

Nos cafés, o visitante sai muito satisfeito com os Croisssants recheados com queijo e presunto; cucas deliciosas, geleias de todo tipo, acompanhadas de um delicioso chocolate quente; e na comida de  rua, a Salsicha com Curry é uma iguaria imperdível, que é muito apreciada pela população local. Vale a pena experimentar.

8. Museus e galerias

Um museu a céu aberto, assim é Berlim, a começar pela East Side Gallery, que tem mais de 1 km de extensão na parte que restou do muro de Berlim. São obras de arte pintadas em grafites por artistas de todo o mundo em 1990. Durante 28 anos o muro dividiu os capitalistas dos socialistas. Com a queda do muro em 1989 o que restou foi transformado em uma verdadeira galeria de arte aberta, denominada de “East Side Gallery”, uma das mais interessantes galerias do mundo, e com a vantagem de não precisar pagar para ver. Os outros museus de Berlim cobram em geral de € 10 a €  20.

East Side Gallery - Berlim / Alemanha

East Side Gallery – Berlim / Alemanha Foto Luiza Lima

A The Boros Collection é outra galeria de arte que foi organizada em um antigo bunker de guerra ( cavernas subterrâneas) que funciona com visitas guiadas somente para 12 pessoas de cada vez, tendo que agendar com antecedência pelo site da galeria.

Dos quase 200 museus espalhados em Berlim, alguns dos mais importantes estão localizada na Ilha dos Museus, que abriga além da Catedral de Berlim, uma série de instituições como o Altes Museum; que contém importante coleção da Antiguidade Clássica; o Bode-Museum, a Alte Nationalgalerie e o Pergamonmuseum, que tem em seu acervo peças raríssimas, como o Portão de Ishtar da Babilônia, um mosaico romano com quase dois mil anos e outras joias arqueológicas. Um ingresso custa atualmente em torno de € 20, mas é visita para um dia se quiser ver “quase” tudo que há no local.

Ilha dos Museus - Berlim / Alemanha

Ilha dos Museus – Berlim / Alemanha

Além destes, veja abaixo o nome de alguns Museus curiosos em Berlim

Museu das Lâmpadas a Gás  – Museu Ramones – Museu do Açúcar – Museu do Videogame – Museu da Homossexualidade – Alte Nationalgalerie – Bode-Museum – Gemäldegalerie – e o Curry Wurst Museum, o museu lendário, que apresenta toda a história da criação do lanche.

9. Eventos e espetáculos

A música e o estilo clássico já fazem parte da cultura alemã em Berlim. Concertos, óperas, ou uma apresentação de balé são opções que não faltarão, pois Berlim tem diversas orquestras; casas de concerto e óperas.

Um concerto que o visitante de Berlim não pode deixar de assistir, é o da Orquestra Filarmônica de Berlim, considerada uma das dez melhores da Europa e que realiza suas apresentações na Philharmonie, construída entre 1960 e 1963, sob projeto do arquiteto Hans Scharoun. Em 2008 a orquestra inaugurou uma plataforma na internet para os fãs assistirem algumas apresentações da Orquestra de qualquer parte do mundo. A Konzerthaus de Berlim no Bairro Mitte também é outro local onde são realizados concertos lindíssimos.

Salão de Concertos da Berliner Philharmonie - Berlim / Alemanha

Salão de Concertos da Berliner Philharmonie – Berlim / Alemanha

Espetáculos imperdíveis são as apresentações do Ballet Estadual de Berlim o “staatsballett”, uma Instituição de ballet independente desde 2004, sob a direção de Vladimir Malakhov, um dos artistas mais prestigiados do mundo do balé.

staatsballett - Berlim / Alemanha

staatsballett – Berlim / Alemanha

A ópera embaixo d’água é outro espetáculo inesquecível e que você só vai assistir em Berlim. Aproveite para comprar entradas com antecedência, porque geralmente os ingressos são em número limitado. Dentro da piscina onde acontece a apresentação, estão instalados os microfones que transmitem o canto e a música para o salão. O título desta Ópera é “ Aquaria Palaoa – a idade do mundo “, e o tema é a busca pelo elixir da vida.  Para chegar ao local das apresentações, a estação de metrô mais próxima é a Prinzenstrasse, da linha U1.

No Britzer Garden, um jardim com 90 hectares de beleza e cor, acontece o  Festival da Tulipa na primavera. Um evento muito prestigiado que atrai pela beleza da abundante variedade de Tulipas .

Britzer Garden - Festival da Tulipa

Britzer Garden – Festival da Tulipa

Não deixe Berlim de fora do seu roteiro na União Europeia. Esta cidade vale muito a pena conhecer.

Por  / Editora

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!