Toronto, a cidade mais multicultural do mundo

Veja neste post porque a cidade de Toronto é a mais multicultural do mundo. Nossos colaboradores Laércio Azevedo e sua esposa Katia Lucia  Silva  moraram em Toronto e prepararam este artigo com dicas importantes sobre a cidade. Se você está pensando em viajar a passeio, ou pretende morar no Canadá, fique por dentro  destas informações muito importantes sobre capital da Província de Ontário.

Toronto - Ontário / Canadá - Foto LaÉrcio Azevedo

Toronto – Ontário / Canadá – Foto Laércio Azevedo

Toronto (pronunciado Toroono), cidade Canadense, capital da Província de Ontário, cujo nome significa “Ponto de Encontro” na língua indígena, situa-se às margens do Lago Ontário, e é a quinta maior cidade da América do Norte. A cidade é considerada a mais multicultural do mundo pelas Nações Unidas, devido a que em seu território são falados mais de 180 idiomas diariamente. Sua população de 2.8 milhões de residentes inclui mais de 80 grupos étnicos. Oficialmente o Canadá possui dois idiomas, o Inglês e o Francês, porém o Francês somente é falado em caráter mandatório na província de Quebec. Em Montreal a cidade é bilíngue e nas demais cidades, incluindo Toronto somente é falado o Inglês.

Toronto é uma das mais seguras e limpas cidades da América do Norte e é conhecida também pela cordialidade de seus habitantes. As quatro estações do ano são bem definidas, com temperaturas que atingem extremos, proporcionando um verão quente e um inverno rigoroso. Toronto abriga também um grande número de universidades e faculdades, incluindo a maior universidade do Canadá.

A rua mais comprida do mundo está em Toronto, a Yonge Street, com 1.900km de extensão.Toronto também tem um das mais altas estruturas livre do mundo, a CN Tower, com 533.3 metros de altura. A área Metropolitana de Toronto tem uma população de 6.1 milhões de habitantes sendo formada por quatro regiões.

Rua Yonge Street - Toronto - Canadá

Rua Yonge Street – Toronto – Canadá

Dicas sobre Toronto

O Metro é o melhor meio de transporte em Toronto, juntamente com os ônibus. Na foto abaixo veja o esquema das Estações do Metro.

Metrô de Toronto - Estações

Metrô de Toronto – Estações

Atrações Turísticas em Toronto

CN Tower

É a construção mais alta do mundo, com 553.4 metros, que na verdade, se parece com uma torre. Também é o ponto turístico mais frequentado de Toronto. Do alto da CN Tower tem se a vista de toda a cidade. e também tem o chamado “glass floor”, ou seja, o piso de vidro, em uma parte la do alto da CN tower, sendo possível andar sobre ele, andando uma sensação de que se esta caminhando sobre o vazio imenso lá de baixo. Muito interessante e seguro, mas não recomendamos para quem sofre de vertigem ou tem medo de altura. Um espetáculo! No último andar, funciona uma estação de televisão paga.

A CN Tower esta sendo identificada como uma das Sete Maravilhas do mundo moderno! Recomendamos ir durante a semana quando as filas são menores, no final o tempo de espera chega a ser de 2 horas. Recomendo ver o por do sol lá do alto, você irá tirar fotos incríveis. Para chegar, descer na estação Union do metro, saindo pelo lado esquerdo da estação.

CN Tower - Toronto / Canadá - Foto Laércio Azevedo

CN Tower – Toronto / Canadá – Foto Laércio Azevedo

Yonge Street

Yonge Street é a rua mais longa do mundo, com muitas lojas.

Para chegar descer na estação de metro Dundas, você irá sair mais ou menos no meio da Yonge, bem no centro, próximo a shoppings, lojas badaladas, China Town, mas não se iluda, é quase impossível percorrer a rua inteira a pé, e também, não há muita coisa interessante.

Estação Dundas do Metro – Dundas Street

Na estação está o Ailton Center Shopping Mall. Para ir até China Town você deve pegar ônibus na Dundas +/- 10 minutos.

Nos meses de Junho, Julho e Agosto costuma acontecer diversos shows na praça próxima a estação Dundas do Metro.

China Town

Próximo do centro de Toronto (estação Dundas do Metro ou Spadina há ônibus que passam em China Town). Lá encontra-se além de muitos chineses, comidas típicas que são bem baratas, roupas, artigos eletrônicos e etc.

Recomendo que a compra de souvenires até mesmo cartões postais, sejam feitas em China pois os preços são 50% menores.

É possível comprar 3 camisetas com estampas típicas de Toronto por 12 dólares, no shopping cada camiseta custa até 25 dólares.

Festival de Cinema de Toronto

Ocorre no mês de setembro, este festival equivale a premiação do Oscar, sendo que muitos artistas famosos americanos comparecem ao evento.

The Colonnade

Um luxuoso prédio residencial e comercial e que também oferece mais de dois andares de lojas de bons perfumes, joias e couro.

Estádio Skydome

Divulgado como o “maior centro de diversões do mundo”, é uma espécie de estádio coberto (uma parte da abóboda é móvel), onde se apresentam times de futebol americano, beisebol e shows. Pode-se assistir aos espetáculos em acomodações do hotel que leva o mesmo nome, já que as janelas dos quartos são de vidro. (fica ao lado da CN Tower).

Union Station

A Union Station interliga Ônibus, Trem e Metro em Toronto, além de ser um belo prédio, ao lado ficam a CN Tower, Roger Stadium, Toronto Island (pegar o ferryboat).

Para chegar, estação Union do metro, saindo pelo lado esquerdo da estação.

Ontario Place / Toronto Beach

Complexo de lazer às margens do lago, de aspecto futurístico, com várias opções de lazer. Para chegar, há varias ônibus saindo de diversas estações do metro que passam pelo local, uma vez que o complexo também é enorme, talvez uns 5 km de extensão.

Uma opção é descer na estação Queen e pegar um ônibus que desça toda a Queen Avenue no sentido oposto ao CN Tower.

Toronto Beach - Canadá - Foto Lucia Azevedo

Toronto Beach – Canadá – Foto Lucia Azevedo

Na Queen Station fica o prédio da prefeitura de Toronto, neste caso, saindo da estação do metro tem que subir a Queen em direção a CN Tower. Também na Queen há um shopping, digamos popular.

Toronto Islands

Para se visitar as ilhas de Toronto, que ficam no lago de frente para o centro financeiro, pegue o ferryboat na Bay Street.

As ilhas oferecem muitas opções de lazer e esportes, porem Toronto Island é enorme; recomendo alugar uma bicicleta ao chegar lá, assim é possível conhecer toda a ilha em um único dia, pois a pé talvez não seja possível nem em um final de semana inteiro.

Praia de nudismo

Na ilha existe uma praia de nudismo, porém para acha-la você terá de procurar bem, pois fica escondida atrás de umas arvores. A dica para achar o local, olhando de frente para o lago e de costas para a cidade, a praia fica do lado direito, existem algumas placas de sinalização, porem, não indica o exato local.

Para chegar até a ilha, estação Union do metro, saindo pelo lado esquerdo da estação, pegar  o ferryboat que fica perto da CN Tower.

Toronto Islands - Ontário / Canadá- Foto Laércio Azevedo

Toronto Islands – Ontário / Canadá- Foto Laércio Azevedo

Zoológico de Toronto

No zoológico é possível ver diversos animais selvagens, típicos da região norte americana, bem como animais do continente africano. A entrada custa em torno de 25 dólares.

Para chegar pegar o metro até a estação Kennedy, e ali pegar um ônibus que vai para o Zoológico.

Queens Park

Belo parque rodeados de prédios históricos como o prédio do parlamento de Toronto, além de museus, e a universidade de Toronto. local muito bonito e os prédios são abertos à visitação, como ocorre com a maioria dos prédios públicos no Canadá. Para chegar, descer na estação Queens Park do metro.

Parlamento de Toronto / Canadá - Foto Lucia Azevedo

Parlamento de Toronto / Canadá – Foto Lucia Azevedo

Museus em Toronto

  • Art Gallery of Ontario – Este museu é considerado um dos melhores museus da América do Norte. Possui peças de Rembrant, Renoir, Picasso, Rodin, entre outros.
  • Royal Ontario Museum – O maior museu do Canadá, com acervo de 6 milhões de peças.
  • Henry Moore Sculpture Centre – Onde existe a maior coleção de esculturas de Henry Moore no mundo.
  • Samuel and Ayala Zacks Wing – Coleção de esculturas do século 20.

Dicas Gerais

  • City Tour – 1 a 2 dias se você for querer entrar nos prédios (você acha os prédios marcados nos mapas turísticos). Outra opção é pegar os ônibus típicos de City Tour, eles ficam próximo a CN Tower na própria rua é possível encontrar ônibus que fazem city tour por Toronto; custam entre 35 e 45 dólares, existe um no qual o ônibus também é um carro anfíbio e parte do passeio ocorre dentro do lago (Ontário lake). O ônibus é pintado como se fosse um hipopótamo.
  • Compre um bilhete de ônibus+metro (no próprio metro) que da direito a 7 dias de viagens. Com este bilhete você anda em todo transporte publico por 7 dias sem gastos adicionais. Se não achar o de 7 dias compre o Day Pass que vale 1 dia nos mesmos moldes do de 7 dias.
  • No próprio metro você consegue um mapa de Toronto com as estações do metro.
  • Dentro da Central Station (Estação Union do metro) tem um posto de informações turísticas e lá você consegue outros mapas mais detalhados de graça.
  • Não é necessário comprar o mapa turístico que custa 25 dólares, com os grátis do metro mais o da Central Station você se vira bem.
  • Na Central Station também é possível comprar um Tourist Passport, custa 45 dólares e vem com ingressos para 12 atrações em Toronto, incluindo CN Tower (avulso você gastaria por volta de 75 dólares).

Em Toronto tem muitos bares e restaurantes brasileiros, mas são muito caros e não recomendo. Comer no Canadá a preços baixos e comida parecida com a nossa é preciso ir a restaurantes chineses ou gregos.

A melhor opção é ir na Eaton Center, na Dunda Station, e um shopping enorme com uma praça de alimentação com bastante opções e preços variados.

Para os chocólatras no Eaton Center na loja da Sears tem um quiosque da Lindt chocolates, 30 dólares a caixa de 500 gramas.

Para ir ou voltar do aeroporto de Toronto sem gastar muito, uma opção é pegar um ônibus urbano, ele passa pelos terminais 1 e 2 indo até a estação do metro Kipling (linha verde) ou Laurence West (linha amarela). E depois você segue de metro até o seu destino final. Ponto de atenção importante, se você optar por transporte público, lembre-se do tamanho de suas malas pois não haverá bagageiro para colocar suas malas, então costuma ser sofrível achar espaço no corredor do ônibus ou metro para acomodar as bagagens.

Vale destacar que os ônibus em Toronto devem ser pagos com o valor exato pois não há cobrador e a maquina não dá troco. A passagem custa em torno de 3 dólares. Para se ter uma ideia, de táxi a corrida até Kipling fica em 45 dólares e até Laurence West 60 dólares. Tente comprar no próprio aeroporto o Day Pass para utilizar no ônibus o metro.

Vale lembrar:

O Canadense é extremamente educado e gentil, e em geral muito solidário para dar informações;r então sempre inicie a sua conversa com um sorriso no rosto, e comece as frase com “Good [morning/afternoon/evening], could you please help me to…” significa “Bom [dia/tarde/noite], você poderia por gentileza me ajudar a/como…” Utilizar palavras como “Excuse me” e “Sorry”, significam “com licença” e “desculpe” são bem-vindas. Você irá notar que o próprio Canadense quando quer te perguntar algo, em geral ele começa com “Sorry”, ou seja, já começa se desculpando por te incomodar com a pergunta dele. No final, o agradecimento que eles mais gostam  é”THANK YOU, HAVE A GREAT DAY” significa “Muito obrigado, tenha um ótimo dia”. Outra dica do idioma inglês para quem tem pouco domínio do idioma, tome cuidado ao utilizar a palavra WHAT, que em português significa “o que / qual”. No canada WHAT pode ter uma conotação negativa, em especial quando a frase começa com WHAT, ou a resposta é apenas WHAT. Elas neste formatos em geral, tem sentido de desafio ou desprezo pela outra pessoa. Isto é uma questão cultural deles, então, esteja atento, não crie um clima negativo por causa de uma palavra. Como diria os Canadenses… “Have fun and enjoy your time in Toronto!”.

Cataratas do Niágara

Ao Niágara Falls recomendamos ir por conta; lá e fácil de andar.

Na Union Station comprar passagem de ônibus para Niagara Falls (30 dólares)

Ir para Niagara de manhã (+/- 2 Horas) e voltar a noite por volta das 22 horas, assim e possível ver a iluminação especial das cataratas a noite, porém ao chegar em Toronto o metro estará fechado; se programe para chegar ao seu destino final de táxi.

O passeio de barco (Maid of the Mist) até as cataratas custa 25 dólares e vale a pena.

Se levar uma câmera, ponha em um saco plástico, pois vai molhar tudo.

Ao comprar passagem de ônibus na Central Station em Toronto, seja claro “Niagara Falls”, pois existe um outro lugar chamado “Niagara on the Lake” que não tem nada a ver com as cataratas.

Em Niágara visite o Skylon Tower, parece a CN Tower menor, muito fácil de achar, é dá uma vista aérea das cataratas muito bonita.

Um dia em Niágara é o suficiente. Ah se quiser cruzar a fronteira para os EUA somente poderá fazer de carro, pois e proibido ir a pé, e é claro, você precisa ter visto para entrar nos EUA.

Tome cuidados com estas idas para os EUA, pois seu visto Canadense deverá ser do tipo MÚLTIPLAS ENTRADAS, do contrario você sairá para os EUA e depois não conseguirá retornar para o Canadá por falta de visto.

Por Laércio e Lúcia Azevedo (Redação e fotos).

One Response

  1. Carlos 18/05/2015

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!