Porto Seguro e as belezas do descobrimento

Porto Seguro, no sul da Bahia, orgulha-se de ser o local de chegada dos portugueses na época do descobrimento, e não é a toa que está, “quase” em sua totalidade, tombada pelo Patrimônio Histórico porque em Porto Seguro tudo remete ao passado da nação brasileira.

O passado histórico e as belezas ambientais de Porto Seguro atraem turistas o ano inteiro não apenas do Brasil mas também da América Latina, Europa, e Israel.

Porto Seguro/ Bahia / Foto Jorge Rodrigues

Porto Seguro/ Bahia / Foto Jorge Rodrigues

Geografia Local

Porto Seguro tem  Kilômetros de falésias coloridas de brilhar o olhar, além de praias de areias brancas e finas com abundância de recifes de corais. Tudo isso misturado com o verde da vegetação da Mata Atlântica, tornam esta terra tão atrativa e encantadora.

Porto Seguro- Bahia Foto Jorge Rodrigues

Porto Seguro- Bahia Foto Jorge Rodrigues

Distância de Salvador

Apesar de Porto Seguro estar localizada a 700 km da capital do estado, é de rápido acesso por seu aeroporto localizado a apenas 2 km do centro e a poucos metros do terminal rodoviário da cidade. É importante ressaltar que o aeroporto de Porto Seguro é um dos que mais recebe voos Charters.

Verão o ano inteiro

Com temperaturas oscilando entre 25 e 40 graus, aqui tem praia o ano inteiro. É por isto que sempre tem turista em Porto Seguro, mas a melhor época para visitar o local, sem dúvida é na baixa temporada pelo menos pra quem não curte aglomerações.

Foto: Carla Ornelas/SECOM

Foto: Carla Ornelas/SECOM

Além dos 145 mil habitantes de Porto Seguro, anualmente milhares de turistas procuram agito em suas praias muito badaladas pelo Axé. A mais frequentada é a Praia Taperapuã e a Passarela do Descobrimento que já é mais conhecida como “Passarela do Álcool“.  Ela também é o shopping center de Porto Seguro.

Praia de Taperapuã - Porto Seguro / BA Foto Jorge Rodrigues

Praia de Taperapuã – Porto Seguro / BA Foto Jorge Rodrigues

Na Passarela do descobrimento é onde se encontram diversas lojas com artesania baiana, além de bares e restaurantes com pratos típicos da culinária local. Além das lojas e boutiques, na Passarela tem muitos vendedores de Rua que disputam o espaço local. Na foto abaixo, está o Beco da Passarela, onde estão concentrados os restaurantes e bares mais sossegados da área.

Passarela do Descobrimento - Porto Seguro/ BA Foto Foto Jorge Rodrigues

Passarela do Descobrimento – Porto Seguro/ BA Foto Foto Jorge Rodrigues

Mas Porto Seguro também tem locais tranquilos, como as famosas Vila Trancoso, e Arraial D’Ajuda que é o ponto de encontro de artistas, escritores e músicos.

 

Vila Trancoso - Porto Seguro/BA Foto Jorge Rodrigues

Vila Trancoso – Porto Seguro/BA Foto Jorge Rodrigues

Arraial D'Ajuda - Porto Seguro / Bahia Foto Jorge Rodrigues

Arraial D’Ajuda – Porto Seguro / Bahia Foto Jorge Rodrigues

O que fazer em Porto Seguro

Em Arraial D’Ajuda tudo respira turismo, com serviço de qualidade internacional.

Nesta vila tem 9 praias paradisíacas, algumas com águas tranquilas, outras com ondas perfeitas para o surf.  O local oferece ainda as atrações do Eco-parque, com tudo que se enquadra nestes locais de lazer.

Veja fotos das praias de Porto Seguro em nossa galeria de imagens:

Os atrativos não param. Em Porto Seguro é possível praticar mergulho em vários pontos da costa; passear de montain bike e desfrutar dos esportes radicais como: treking, parapente e ultra leve. Para quem gosta de curtir a natureza com mais tranquilidade pode aproveitar das trilhas e passeios dirigidos.

Embora o turismo seja a atividade que mais impulsiona o comércio local, a cidade também mantém atividades como agricultura, pecuária e reflorestamento.

Porto Seguro - Bahia Foto Jorge Rodrigues

Porto Seguro – Bahia Foto Jorge Rodrigues

O município de Porto Seguro é cortado pelo Rio Buranhém, cujas águas permitem passeios ecológicos de barco até a Ilha do Pau do Macaco. O que mais atrai visitantes em Porto Seguro são os locais do sítio histórico da época do descobrimento.

Porto Seguro- Bahia Foto Jorge Rodrigues

Porto Seguro- Bahia Foto Jorge Rodrigues

Cidade Histórica de Porto Seguro

No Centro Histórico de Porto Seguro há uma imensa riqueza cultural tombada pela UNESCO em 2000 como Patrimônio Histórico Natural da Humanidade e reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN) em 1973.

Antiga prisão em Porto Seguro/Bahia Foto Jorge Rodrigues

Antiga prisão em Porto Seguro/Bahia Foto Jorge Rodrigues

Os locais mais procurados no Centro Histórico

Igreja de São Benedito, construída pelos Jesuítas. Ao lado da igreja estão as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil, a Casa da Câmara e a cadeia que abriga o Museu de Porto Seguro.

Igreja Nossa Senhora D'Ajuda - Foto Jorge Rodrigues

Igreja Nossa Senhora D’Ajuda – Foto Jorge Rodrigues

Igreja Nossa Senhora da Pena
Suas torres foram feitas com louça de Macau e seu interior contém imagens sacras dos séculos XVI e XVII;

Marco do Descobrimento

Veio de Portugal junto com as caravelas da frota de Cabral. É muita emoção registrar uma foto neste local, onde aportaram as caravelas da esquadra portuguesa.

Marco do Descobrimento - Porto Seguro / Ba Foto Zé Rodrigues

Marco do Descobrimento – Porto Seguro / Ba Foto Zé Rodrigues

Em 2000, foi inaugurado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, um marco comemorativo aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Marco Comemorativo - Porto Seguro / Ba - Foto Zé Rodrigues

Marco Comemorativo – Porto Seguro / Ba – Foto Zé Rodrigues

Ao lado do Marco do Descobrimento encontra-se o monumento aos índios Pataxós.

Além do Museu de Porto Seguro e do memorial da Epopeia do Descobrimento, outros locais muito visitados são o Parque Nacional do Monte Pascoal  e o Parque Municipal Marinho do Recife de Fora.

Monumento aos índios Pataxós - Porto Seguro/ BA Foto Eliane Gonçalves

Monumento aos índios Pataxós – Porto Seguro/ BA Foto Eliane Gonçalves

Mas Porto Seguro não é só antiguidade não, a cidade é agito o ano inteiro. As praias de areias brancas são o cenário para a badalação ao som do Axé music e outros ritmos.

Veja mais fotos de Porto Seguro em nossa galeria:

 

 

One Response

  1. Sanaira 27/01/2017

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!