Bombinhas no litoral catarinense – um lugar encantador

Localizado na orla marítima de Santa Catarina, o município de Bombinhas é o menor do Estado com 36,6 km² de área e uma população beirando os 12 mil habitantes.

Veja porque este lugar é atraído por milhares de turistas durante o ano.

Canto Grande Mariscal Bombinhas por Andreia Reis - Morro do Macaco.

Apesar de estar localizado em apenas 36 km², Bombinhas tem muita beleza e é digno de uma tranquilidade quase selvagem. Situado em lugar de beleza incomum da orla brasileira, o município está rodeado de mata atlântica com fauna e flora abundante. As praias de Bombinhas com areias brancas e águas claras, oferecem atrativos sem fim.

Porque foi batizado de Bombinhas este lugar?

A origem do nome se deve ao fato do barulho das ondas batendo na areia lembrar o estampido de uma bombinha.

Leopoldo Zarling – o primeiro turista a chegar no local na década de 60 para atividade de pesca- ficou encantado com o lugar e acabou ficando por ali e construindo o primeiro loteamento de moradores.

Bombinhas - SC Foto Eliane Luiz

Bombinhas – SC Foto Eliane Luiz

Fácil acesso até Bombinhas

De Florianópolis, – a Capital- até Bombinhas, são apenas 70 km de distância se optar por carro ou ônibus. Tem também a opção aérea, já que os aeroportos mais próximos estão a 60 e 70 km em Navegantes e Florianópolis. Pra quem optar pelo ônibus, tem os transportes coletivos intermunicipal e interestadual que mantém linhas permanentes até à cidade.

De carro segue pela BR 101. Do trevo de acesso da BR 101  até Bombinhas são apenas 14 km, passando pelo município de Porto Belo, e na descida do Morro de Bombas se tem um visual maravilhoso com diversas atrações durante o trajeto.

Turismo em Bombinhas

Sustentada pelo turismo, o maior gerador de empregos na cidade, Bombinhas tem investido em construções imobiliária, e em se falando de hospedagens tem 3.500 leitos em excelentes hotéis e pousadas. E ainda há a possibilidade de acolhimento em residência dos moradores locais que se preparam para acolher os turistas.
Cogita-se que durante a temporada de verão a população nativa é aumentada em 10 vezes mais que o número total de habitantes.

Bombinhas - SC

Bombinhas – SC

Muitos turistas preferem a baixa temporada (março e novembro) para visitar o município e participar da observação de aves; baleias; mergulho ecológico, pesca amadora e safra da tainha. Durante a baixa temporada é que geralmente se organizam os eventos náuticos, e os seminários de ecoturismo, congressos e festas tradicionais.
Como Bombinhas é considerada um dos melhores locais do litoral do Estado de Santa Catarina para snorkel, as operadoras de mergulho utilizam muito a praia de Bombinhas para realizarem suas atividades.

Praias de Bombinhas

Bombinhas é um excelente lugar para quem valoriza o contato com a natureza; e é também a cidade perfeita pra quem não curte praias lotadas e prefere as que são pouco frequentadas ou praticamente desertas. Ao todo são 12 praias. Algumas tem águas calmas, outras são mais agitadas e tem também praias para surfistas com ondas fortes.
As mais conhecidas são: Praia da Sepultura, Praia da Lagoinha, Praia da Conceição, Praia de Bombas e Praia Bombinhas.
A Praia da Sepultura é simplesmente paradisíaca. Com apenas 95 m de extensão, tem águas transparentes sem ondas (ideal para snorkel).

Praia da Sepultura - Bombinhas/SC Foto Renato Rangel

Praia da Sepultura – Bombinhas/SC Foto Renato Rangel

O acesso se dá por uma trilha de 200 m pelo costão direito da Praia de Bombinhas. A Praia da Sepultura encanta os visitantes pela beleza e tranquilidade do local.
Bombinhas é ótima para surfar, fazer caminhada, andar de lancha e caiaque. Praia da Conceição é muito linda, mais familiar; local reservado, tem ondas não muito fortes.

A Praia da Lagoinha é bem próxima ao centro da cidade. A grande quantidade de piscinas naturais com águas transparentes entre as pedras à beira-mar, atraem diversas espécies de peixes que podem ser vistos sem entrar na água. Esta praia também é ideal para snorkel.

Praia Lagoinha - Bombinhas /SC Foto Eliane Luiz

Praia Lagoinha – Bombinhas /SC Foto Eliane Luiz

A Praia de Bombas É a primeira praia do município. Tem águas tranquilas e cristalinas, muito procurada por famílias que buscam sossego e segurança. Esta praia é um reduto da pesca artesanal.

Praia de Bombas-Bombinhas / SC - Foto Eliane Luiz.

Praia de Bombas-Bombinhas / SC – Foto Eliane Luiz.

Além destas, tem outras não muito frequentadas, como a Praia de Mariscal

Praia Mariscal - Bombinhas /SC Foto Elbio Oliveira

Praia Mariscal – Bombinhas /SC Foto Elbio Oliveira

Praia Mariscal - Bombinhas /SC Foto Elbio Oliveira

Praia Mariscal – Bombinhas /SC Foto Elbio Oliveira

A Praia do Canto Grande, Praia de Quatro Ilhas e Praia de Zimbros; Praia do Cardoso, Praia Triste, Praia da Galheta, Praia do Basílio, e Praia da Tainha.

Quatro ilhas  Bombinhas / SC Foto Francine Silva Basilio

Quatro Ilhas Bombinhas / SC – ao fundo vista da Praia Mariscal -Foto Francine Silva Basilio

A Praia do Canto Grande é muito procurada pelos amantes da pesca de arremesso. De cima do morro, tem-se uma vista exuberante da Praia Mariscal e da Praia do Canto Grande.

Bombinhas vista do Morro do Macaco /SC  Foto Maria Gorete

Praia Mariscal e Praia do Canto Grande vista do Morro do Macaco /SC Foto Maria Gorete

A Praia do Cardoso tem águas calmas e transparentes. É uma praia deserta e o aceso é por trilha ou barco.

Veja mais cidades de Santa Catarina

Veja cidades de Santa Catarina que são melhores para se viver

Pontos turísticos de Bombinhas

Parque Municipal da Galheta,  Parque Municipal do Morro do MacacoReserva Biológica Marinha do Arvoredo.

O Parque Municipal do Morro do Macaco é Unidade de Conservação ideal para para a prática de eco turismo, esportes radicais e vôos livres; já o Parque Municipal da Galheta localizado entre o limite dos municípios de Porto Belo e Bombinhas, abrange uma área importante da floresta atlântica sendo muito importante para o turismo ecológico. No local é possível realizar trilhas ecológicas.

Bombinhas vista do alto do morro dos Macacos - Foto Francine Silva

Bombinhas vista do alto do Morro dos Macacos – Foto Francine Silva

Nos 17.800 hectares onde está situada a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, funcionam atividades de educação ambiental e pesquisa científica.

Bombinhas em Santa Catarina é excelente lugar para seu descanso de férias.

Veja mais fotos na galeria de imagens:

 

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!