Principais atrações turísticas de Istambul #1

Conheça as principais atrações turísticas de Istambul, uma imensa metrópole que pertence a dois continentes, o asiático e o europeu.

Istambul é uma imensa metrópole  dividida em duas grandes áreas: o lado europeu e o lado asiático.

Há muito o que conhecer em  Istambul .

Mesquita Azul

A Mesquita Azul

A Mesquita Azul

A Mesquita Azul, na Cidade Velha de Istambul é assim chamada por causa dos belos azulejos de Iznik azuis que decoram o interior. Oficialmente chamado pela população local de  “Mesquita do Sultão Ahmet”  que iniciou sua construção em 1609 e a completou 7 anos depois.

O arquiteto que supervisionou o seu design foi Sedefkar Mehmet Aga, mais conhecido como um estudante de Sinan (o maior arquiteto já visto no Império Otomano).  a mesquita não  foi construída para servir apenas como uma mesquita, pois seu enorme complexo envolvente serve para  uma escola religiosa ( medrese),  turbe (tumba), hospital, caravançará, escola primária, cozinha pública e de mercado; embora o hospital e o caravanserai foram destruídas no século XIX. Após, as cozinhas públicas serem destruídas em um incêndio em 1970, foram restaurados e incorporados na Escola de Arte Industrial. Atualmente a mesquita serve como Gabinete do Reitor da Universidade Marmara, sendo aberta ao público todos os dias, exceto durante os períodos de oração.

Basílica de Santa Sofia – Hagia Sophia

Basílica de Santa Sofia - Construção do século VI

Basílica de Santa Sofia – Construção do século VI

A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, reconstruída diversas vezes após ter sido incendiada, tornou-se um museu e permanece assim até hoje. Hagia Sophia, a Igreja da Divina Sabedoria, se destaca como um dos marcos da cidade.

Palácio de Topkapi

Palácio de Topkapi

Palácio de Topkapi

O Palácio de Topkapi  construído pelo Sultão Mehmet a partir de  1459 a 146, abriga numerosa coleção em ouro  de tronos, xícaras, talheres, berços, jóias diversas cravejadas em pedras preciosas; prata, cerâmica, miniaturas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pelos da barba, e a marca do pé do profeta Maomé.

Mesquita Suleymaniye

Mesquita Suleymaniye

Mesquita Suleymaniye

Construído pelo maior arquiteto conhecido do Império Otomano – Sinan, entre 1550 -1557  a Mesquita Suleymaniye  contém os túmulos do sultão e seu amante Hurrem (Roxelana).

Fortaleza de Rumeli

Forte de Rumeli

Forte de Rumeli

Construído em 1452 pelo sultão Mehmet II, antes da conquista de Istambul, com o objetivo de bloquear qualquer apoio possível que pudesse vir através do Mar Negro para ajudar os bizantinos agitados. Na atualidade o Forte de Rumeli  serve como um museu, exibindo os cânones que foram usados durante a conquista. Há também um mini-anfiteatro ao ar livre usado durante os vários festivais de música em Istambul.

Por Jucelaine Viegas/ Editora

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *