Salvador e os encantos da capital baiana

Conheça Salvador capital da Bahia, considerada a capital cultural do Brasil, há muito o que ver e fazer em Salvador, viaje por essa beleza!!

Salvador, a capital da Bahia, conhecida por possuir a  área metropolitana  mais rica do nordeste do Brasil,  é  a sede de importantes empresas nacionais e internacionais, destacando-se também na música e pela conservação do patrimônio arquitetônico do período colonial  e principalmente pela deliciosa gastronomia.

Salvador- vista aérea

Salvador- vista aérea

Figurando entre as 120 maiores cidades do mundo, a maior do nordeste e a terceira maior cidade do Brasil, Salvador é um misto de culturas e etnias em um lugar privilegiado do país. Por ser a primeira capital colonial brasileira, foi o  berço de grandes nomes no cenário artístico, com destaque mundial.

Há muito o que ver e fazer em Salvador

A cidade investe cada vez mais no turismo, que é reconhecido como importante atividade, principalmente no que se refere à exploração das artes, belezas naturais e patrimônios culturais.

Salvador à noite

Salvador à noite

As ruas do Centro Histórico transportam o turista para os primórdios da história do Brasil. Durante as visitas ao local, pode-se aprender, com a ajuda dos guias, como se desenvolveu a colonização da primeira capital do país. Até 1763, Salvador sediou a capital da Coroa Portuguesa nas Américas, sendo que alguns monumentos construídos neste período continuam preservados, o que torna o patrimônio arquitetônico dessa cidade muito valorizado. No Pelourinho de Salvador, existem mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII.

Centro Histórico Pelourinho -Salvador Bahia

Centro Histórico Pelourinho -Salvador Bahia

Diversas igrejas e museus completam a estrutura deste bairro, que no passado, era ponto oficial de tortura dos escravos. A cidade também destaca-se historicamente, por ter sido o principal porto do Hemisfério Sul até o século XVIII. Nos 50 quilômetros de costa marítima de Salvador você vai se encantar com as  belezas naturais que são tão vastas quanto o próprio litoral. Pelo considerável número de praias que a cidade tem é possível  explicar porque Salvador  é tão procurada pelos amantes de esportes aquáticos e suas praias são comumente caracterizadas por  extensas faixas de areia branca e inúmeros coqueiros.

Praias de Salvador na Bahia

Grande parte dos 50 km das praias de Salvador são embelezadas por coqueiros, sendo que o   O Porto da Barra, com águas calmas e límpidas, é um dos pontos mais frequentados pelos salvadorenhos e a  Praia dos Artistas, na Boca do Rio,  tornou-se um espaço assumidamente gay do litoral soteropolitano. A cidade de Salvador também tem parques, como Pituaçu, que é uma reserva ecológica com diversas atrações. O Parque Costa Azul tem área de esporte e lazer.

Orla de Salvador - Bahia

Orla de Salvador – Bahia

Porto da Barra- é a praia mais próxima do centro, com águas limpas e mar calmo. Durante a semana é mais tranquila. A iluminação noturna da praia  garante  o movimento até mesmo depois que o sol se põe. Esta praia é indicada para a prática de esportes náuticos, como o windsurfe.

Praia Porto da Barra - by Leilane Almeida

Praia Porto da Barra – by Leilane Almeida

Farol da Barra– praia extensa com recifes que formam piscinas naturais; a Praia do Farol da Barra tem como destaque o Forte de Santo Antônio e o calçadão para caminhadas.

Praia Farol da Barra - Bahia

Praia Farol da Barra – By Jotafreitas Bahia

Ondina- Praia pequena com ondas fortes e  recifes que formam piscinas naturais;

Praia Ondina by Vivian Marçal  Salvador /  Bahia

Praia Ondina Salvador / Bahia – by Vivian Marçal

Patamares– linda e tranquila aqui é imperdível  degustar a especialidade local:  “peixe na telha”. 

Praia Patamares - Salvador - Bahia

Praia Patamares – Salvador – Bahia

Armação– praia extensa, com areias grossas e ondas fortes. É muito frequentada por surfistas.

Praia da Armação  Salvador  - Bahia - by Leandro Almando

Praia da Armação Salvador – Bahia – by Leandro Almando

Jaguaribe-praia extensa, com areias finas e mar calmo, é uma das praias  mais movimentadas de Salvador.

Praia Jaguaribe- Salvador - Bahia

Praia Jaguaribe- Salvador – Bahia

Piatã-praia extensa  de areias finas e ondas fracas com piscinas naturais.

Piatã - Salvador Bahia by Marianna

Piatã – Salvador Bahia by Marianna

Itapuã- É a mais famosa praia de Salvador, tem águas verdes, pedras, coqueiros, piscinas naturais e areias claras. Lugar muito lindo para ser fotografado, principalmente junto ao farol que é uma atração à parte, mas é preciso tomar cuidado com assaltos que são muito frequentes no local.

Praia Itapuã - Salvador / by Syssa Santos

Praia Itapuã – Salvador / by Syssa Santos

Stella Maris-Praia muito tranquila com piscinas naturais, dunas para sandboard e ótima infraestrutura.

Praia Stella Maris - Salvador- by Ingrid

Praia Stella Maris – Salvador- by Ingrid

Flamengo-Praia paradisíaca em  ambiente selvagem emoldurado por dunas e  coqueiros que tornam esta praia uma das mais bonitas de Salvador. Tem ondas perfeitas para surf e piscinas naturais. No local tem quiosques e  restaurante.

Praia Flamengo - Salvador  - by Vivian Marçal

Praia Flamengo – Salvador – by Vivian Marçal

Corsário – Ondas fortes, próprias para o surf  , também muito frequentada pelos amantes dos esportes de areia, como o frescobol e futebol. No local tem uma boa infraestrutura, além do  Parque Metropolitano de Pituaçu , uma rea de Proteção Ambiental que além da bela paisagem, oferece uma ciclovia e pista de Cooper par ao lazer do visitante.

Praia do Corsário - Salvador

Praia do Corsário – Salvador

Outras pontos turísticos de Salvador

Forte de São Marcelo

Erguido sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, fronteiro ao centro histórico da cidade, destaca-se por se encontrar dentro das águas, e ser o único de planta circular no país, inspirado no Castelo de Santo Ângelo (Itália) e na Torre do Bugio (Portugal). Para aproveitar melhor o passeio vá em dia de sol utilizando um barquinho no terminal náutico que fica atrás do Mercado Modelo. A travessia  é rápida e as viagens são em intervalos curtos. No forte, um guia irá percorrer a construção, contando a história do local e de algumas personalidades ligadas a ele, muito interessante. O lugar é lindo e há boa infraestrutura.

Forte São Marcelo - Salvador

Forte São Marcelo – Salvador

Museu de Arte Moderna  – Localizado no Solar do Unhão o museu oferece diversas exposições, e apresentações de filmes e eventos culturais.

Museu de arte  Moderna - Salvador

Museu de arte Moderna – Salvador

Fundação Casa de Jorge Amado -localizado no Largo do Pelourinho bem no  Centro Histórico está o museu que retrata tudo sobre o mais importante escritor baiano. O material consta além de tudo que já foi escrito pelo escritor Jorge Amado; recortes, periódicos e fotografias sobre o escritor. É uma ótima opção para os interessados em pesquisar  a biografia de  Jorge Amado e  também sobre a cultura baiana.

Fundação Casa de Jorge Amado - Salvador

Fundação Casa de Jorge Amado – Salvador

Outros importantes museus que merecem  ser visitados em salvador, são: Memorial das Baianas, Museu de Arte da Bahia ,Museu Afro-brasileiro, Museu de Arte Sacra, Museu Carlos Costa Pinto e Museu da Cidade. Outro passeio imperdível em Salvador é fazer uma visita à Ilha dos Frades e  de Itaparica A primeira visita é à Ilha dos Frades e suas águas quentes e na Ilha de Itaparica – a mais famosa ilha da baía, com piscinas naturais, mergulho, caminhadas e cavalgadas. Além de todas estas opções o turista também é contemplado com a vista de toda a cidade durante o passeio.

Ilha dos Frades - Salvador

Ilha dos Frades – Salvador

Por Jucelaine Viegas- Licenciada em Letras Confira mais imagens de Salvador na galeria:

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *