Santorini, o ponto alto das ilhas gregas

Santorini, a  200 Km de Atenas é a maior ilha de um  pequeno  arquipélago circular com o mesmo nome. Esta ilha é o que restou de  um vulcão que explodiu em 3.000 a.C.  Um lugar bonito e tranquilo, com ótimas opções de hospedagens e alimentação. Santorini é o destino certo para quem curte o mar e  não se importa em escalar  subidas íngremes apreciando a paisagem marítima que é única, vista da cidade.

Thira - capital de Santorini a noite

Thira – capital de Santorini a noite

Saindo de Atenas, para chegar a Santorini há duas opções: de avião a viagem leva 45 minutos, ou  enfrentar uma viajar  de lancha durante sete horas em um percurso que é um pouco desconfortável, mas que no entanto   é compensado logo que se inicia o trajeto  dentro desta encantadora ilha. Da lancha, a vista de  Santorini causa um impacto ao visitante; casas em tom claro acima da colina, dão a impressão de neve caindo sobre a  montanha.

Ilha de Santorini - Grécia

Ilha de Santorini – Grécia

Quem optar pelo transporte marítimo ( lancha, ferry), ao chegar no porto, pode ir de ônibus ou  táxi para  à capital Fira; já quem chega em cruzeiro  por navio, desembarca em outro porto mais próximo da cidade ,mas o acesso ao centro só  pode ser feito  por teleférico a preço acessível ( em torno de 4,00€)  ou  também pode escalar os 600 degraus até o centro da cidade.  Outra possibilidade é utilizar um transporte como na forma primitiva; dezenas de mulas estão à disposição para levar o turista até o centro. Há quem diga que subir não é tão incômodo. O pior é quando se utiliza este transporte na descida.

A capital de Santorini

Sua  capital Fira ou Thira, está localizado na costa ocidental, bem acima do vulcão, na borda de um precipício impressionante.  Sua localização a uma altura de 260 metros proporciona  uma vista panorâmica do vulcão submerso. A vida noturna em Fira é mais movimentada,  e os maiores comércios e discotecas estão concentrados aqui; desde  lojas de artesanatos, jóias e roupas em geral.

Em Santorini é preciso muita disposição e força nas pernas para transitar em suas  ruas que se ligam por rampas e escadarias. Uma boa pedida é alugar um carro para transitar pela ilha. As pequenas ruas  ficam  lotadas durante o período de alta temporada com diversas opções de  lojas, café, restaurantes, bares e discotecas. Ir ao mercado de Fira é um passeio agradável  nas pequenas casas escavadas na terra.

Fira  - capital de Santorini

Fira – capital de Santorini

Formada graças à explosão do vulcão   Thera, situado no Mar Egeu,  a Ilha de Santorini se tornou  o paraíso para os apaixonados, e o  vulcão é uma das principais atrações de Santorin,  já que  oferece uma incrível vista das aldeias  situadas nas falésias altas. A explosão do vulcão  formou um imenso lago de águas salgadas tendo no  centro a ilha de Nea Kameni, que é a extremidade superior do cone ainda ativo do vulcão. Cruzeiros diários para visitas ao vulcão  são anunciados nas aldeias de Santorini.

Vulcão Caldera -  Santorini

Vulcão Caldera – Santorini

Nesse rico solo vulcânico, são cultivadas 36 variedades de uvas, que produzem um vinho branco delicioso,  sendo que o museu do vinho exclusivo está localizado a 8 metros de profundidade. Túneis que chegam a um comprimento de 300 metros  mostram a história da produção de vinho e das vinhas em Santorini  de 1660-1970.

Museu do vinho Santorini

Museu do vinho Santorini

A visita ao museu dá direito a degustação  de 3 qualidades de vinho, e o preço é bem acessível. Durante a visita o turista  recebe um guia em áudio que conta a história do museu.

Museu do Vinho - Santorini

Museu do Vinho – Santorini

Romantismo e casamento em Santorini

há muito que casais apaixonados decidem casar ou passar a lua de mel em Santorini. As igrejas cujas cúpulas pintadas de azul, embelezam mais  a estonteante vista da “Caldeira”, lugar onde céu e mar se encontram. Tudo contribui para que sua foto saia como se fosse pintada em tela.

Santorini  Grécia

Santorini Grécia

Veja abaixo a foto de uma das igrejas que realiza casamentos em Santorini.

Capela Santa Irene - Santorini

Capela Santa Irene – Santorini

Casas caiadas que se tornam radiantes no mais belo e inesquecível pôr do sol do mundo; o cenário perfeito que confere um tom de romantismo de cinema para fotos inesquecíveis. Muitas e tentadoras  são as ofertas de hospedagem em Santorini, a ilha que abriga hotéis luxuosos e requintados, mas que também oferece outros mais simples , porém muito confortáveis. O “El Greco” resort hotel em Santorini recebe seus hospedes em um lugar que combina a simplicidade com a beleza, tornando  sua estadia uma experiência verdadeiramente inesquecível.

Hotel El Greco - Santorini

Hotel El Greco – Santorini

A principal cidade de Santorini é a  Thira, (ou Fira), porém a mais bonita é Oia,  no extremo norte da ilha. Lugar onde se tem  vista para o mais belo pôr do sol do mundo segundo visitantes, e onde o clima romântico invade os corações apaixonados já que o cenário em volta propicia estes momentos mágicos que se eternizam nas fotografias; com o mar Egeu em tom azul celeste ao fundo.

Pôr do sol Santorini

Pôr do sol em Oia – Ilha de Santorini

A  grande vantagem para os brasileiros e portugueses que vão a Santorini, é que não precisa saber falar grego, visto que a maioria das lojas e restaurantes, tem atendentes que falam nosso idioma, assim como outros mais exigidos pelos turistas das mais diversas nacionalidades.

Praias  de Santorini

Kamari – é a praia “principal” do leste de Santorini , com areia escura em tom de um cinza asfalto. Kamari tem uma boa infraestrutura em termos de bares e restaurantes , tudo  muito bem  organizado.

Praia kamari - Fira - Santorini

Praia kamari – Fira – Santorini

Ammoudi  – Localizada no porto de Oia, Ammoudi, é facilmente acessível a pé através das escadas que conectam a aldeia de Oia com o porto.

Praia e Porto Ammoudi   - Oia

Praia e Porto Ammoudi – Oia

Praia Vermelha (Red Beach ) uma praia diferente de todas as outras  que estamos acostumados a ver. Situada ao sul da ilha, esta pequena baía de águas verdes é “pavimentada” por uma areia grossa e escura além de ser protegida  por uma falésia de cor vermelha que serviu para batizar o local. A composição das cores neste cenário podem dar a impressão de que se está  em Marte.

Praia Vermelha ( beach red) Santorini

Praia Vermelha ( beach red) Santorini

Praia Branca  – a beleza exótica do local e a tranquilidade já valem a visita .

Praia Branca  - Santorini foto By Anchieta Jr

Praia Branca – Santorini foto By Anchieta Jr

Baxedes   –  É uma praia localizada  no vale de Baxedes onde os moradores cultivam plantas diversas, tais como verduras e uvas. Geralmente não é muito frequentada mas é segura para crianças pequenas já que tem  água  rasa.

 Praia Baxedes  - Oia

Praia Baxedes – Oia

Outros lugares Interessantes para visitar em Santorini

Catedral ortodoxa em Santorini

Sua construção inicial data de   1827, mas depois do grande terremoto de 1956, teve que ser reerguida. Seu riquíssimo e impressionante interior foi ornamentado  pelo artista grego Christoforos Assimis.

Catedral Ortodoxa  - Santorini

Catedral Ortodoxa – Santorini

Museu arqueológico em Santorini

No acervo há estátuas que datam desde o período arcaico até ao romano, porém o maior  destaque são os vasos, em ótimo estado de conservação. Na capital da ilha fica o Museu Arqueológico .

O Megaron Gyzi Museu em Santorini

Localizado em uma das poucas mansões do século 17 , o Megaron Gyzi  abriga seis exposições permanentes com destaque em particular, para uma exposição de gravuras autênticas com mapas, paisagens e vestidos das ilhas Cíclades do século 15 até o século 19. Este museu  está aberto de 01 de maio até 31 de outubro, diariamente (exceto aos domingos).

 

5 Comentários

  1. Simone 17/05/2015
    • siumar 21/09/2016
  2. MÁRCIA LAGO 09/09/2014
    • Jucelaine 02/10/2014
  3. Gissele 26/02/2014

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!