Torres, as praias preferidas dos gaúchos

Município de Torres

Torres está situada em local privilegiado pois fica bem no Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul e faz divisa com o estado de Santa Catarina. Está a 193 km da capital dos gaúchos e a 280 km da capital dos catarinenses pela BR 101, ou seja, fica bem no meio do caminho das praias mais procuradas no veraneio.

Lagoa do Violão / Torres/ RS Foto Joel S. Trentin

Lagoa do Violão / Torres/ RS Foto Joel S. Trentin

Sua população fixa é de aproximadamente 37 mil habitantes, mas durante a alta temporada chega a duzentas mil pessoas oriundas de diversos estados do Brasil e principalmente do Uruguay e Argentina. Isto não representa um problema pois o município possui excelente infraestrutura para atender a esta demanda turística que é sua principal fonte de renda.

Lagoa do Violão / Torres / RS Foto Joel S. Trentin

Lagoa do Violão / Torres / RS Foto Joel S. Trentin

Com clima subtropical temperado, Torres mantém temperatura média de 25 graus, a mais alta do estado durante o inverno, e de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é um lugar ideal para se viver.

Torres também oferece como atração turística o Rio Mampituba que faz divisa com o estado de Santa Catarina.
É possível realizar passeios de barco pelo Rio Mampituba até a Ilha dos Lobos.
A Ilha é a única reserva ecológica do Brasil que abriga lobos e leões marinhos. A ilha oferece uma vista perfeita para a cidade e as torres da praia.
Rio Mampituba / Torres / RS

Rio Mampituba / Torres / RS

A Ponte Pênsil sobre o Rio Mampituba é um dos locais mais visitados em Torres.

Ponte Pênsil / Rio Mampituba / Torres / RS

Ponte Pênsil / Rio Mampituba / Torres / RS

Praias de Torres

A Praia da Guarita em Torres no Rio Grande do Sul, já é cartão postal da cidade e até considerada por muitos como a mais bela praia do Estado. Não é pra menos, pois o belo monte que dá nome à Praia da Guarita se destaca por sua formação rochosa, em forma de Torreão,  lembrando a estrutura de uma guarnição.

Morro da Guarita- Torres / RS

Morro da Guarita- Torres / RS

18268529_10209721598212939_6540480043411892663_n

Praia Grande / Torres / RS

Onde fica a Praia da Guarita

A Praia da Guarita fica dentro do Parque Estadual da Guarita e faz parte dos balneários que compõem os 23 km da orla marítima em Torres, cidade que divide o estado de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.

Praia da Guarita - Torres / Rio Grande do Sul

Praia da Guarita – Torres / Rio Grande do Sul

O Parque Estadual da Guarita é uma unidade de conservação ambiental de 13 hectares, localizado à beira-mar no município Torres/RS.  A área é reconhecida como um complexo turístico regional, e o fato de conter elementos turísticos e científicos, o geos sítio Parque da Guarita foi classificado como de relevância internacional.

Torre do Meio / Parque Estadual da Guarita / Torres /RS

Torre do Meio / Parque Estadual da Guarita / Torres /RS

O que fazer no parque?

Além de desfrutar das águas limpas e areias batidas da  Praia da Guarita, ainda é possível participar de trilhas ecológicas que apresentam diversas placas com informações sobre a história geológica da região. E o local não deixa por menos; além do Windsurf na praia, dá pra realizar rappel, voo livre e para-motor.

O Parque tem também anfiteatro, restaurante, lagos artificiais e seus jardins foram projetados pelo arquiteto Burle Marx e o ecologista José Lutzemberg.

Parque Estadual da Guarita / Torres /RS

Parque Estadual da Guarita / Torres /RS

A Torre do meio ou Morro das furnas tem 135 mil m² de superfície,  e se assemelha a um tabuleiro verde coberto com grama, flores e uma pequena lagoa. A vista que oferece é algo espetacular.

Praia da Guarita / Torres/RS

Praia da Guarita / Torres/RS

Do Pórtico de Entrada partem as trilhas que se realizam de quarta a sexta, às 9 horas e às 17 horas e 30 min; aos sábado apenas às 9:00 horas e no domingo às 17 :30

Parque Estadual da Guarita em Torres/ RS

Parque Estadual da Guarita em Torres/ RS

Visitação:

Durante a alta temporada o parque está aberto das 08 às 20 h sendo necessário pagar uma pequena taxa de acordo com o tipo de transporte que se utiliza para chegar ao local.

Além da Praia da Guarita e do Parque Estadual da Guarita, Torres tem outras praias com excelentes espaços de lazer e descontração à beira-mar.
Praia Itapeva - Torres / RS

Praia Itapeva – Torres / RS

A Praia Itaipeva localiza-se próximo  ao Parque da Guarita e tem 6 km de extensão. No Morro Itapeva existe Camping, uma área de Mata Atlântica e dunas onde é possível praticar Sundboard.  
A Praia dos Molhes é onde se realizam campeonatos de surf.
Praia da Grande - Torres / RS

Praia Grande – Torres / RS

Além destas existe a Praia Grande, a mais popular com 2 km de extensão.
Praia Grande vista do Morro do Farol / Torres/RS

Praia Grande vista do Morro do Farol / Torres/RS

A Praia do Meio (prainha) tem calçadão e gramado à beira-mar e a Praia da Cal, ideal para surfistas, está situada entre o Morro do Farol e o Morro das Furnas.
Praia da Cal vista do Morro do Farol Torres/ RS

Praia da Cal vista do Morro do Farol Torres/ RS

 Veja mais fotos da Praia da Guarita e do município de Torres na Galeria de imagens

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!