Turismo e viagem para Évora – Uma cidade que apaixona

Évora faz parte da rede de cidades europeias mais antigas e não é a toa que recebeu o título de " cidade-museu", e seu centro histórico foi considerado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Évora faz parte da rede de cidades europeias mais antigas  e não é a toa que recebeu o título de ” cidade-museu”, e seu centro histórico foi considerado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. Além da riqueza histórica de Évora, o visitante vai se apaixonar pela recepção calorosa do seu povo, pelo sabor de seus pratos típicos e também pela temperatura  agradável produzida pelo clima mediterrâneo(em torno de 15ºC) durante o ano. Estes são alguns dos atrativos que fazem com que a cidade seja um lugar convidativo para enriquecer sua cultura.

Evora e sua paisagem circundante ( imagem wikipédia commons)

Evora e sua paisagem circundante ( imagem wikipédia commons)

Artigos recomendados

Se você estiver planejando uma viagem para Portugal, leia também nosso artigo sobre os melhores pontos turísticos de Lisboa:

Continuando em Évora…

Se você se interessa por história, há muito o que visitar nesta cidade, sendo que uma das maiores atrações da cidade é o  Templo Romano  construído provavelmente no século II. O templo   é o mais  preservado monumento da época romana em Portugal.

Templo Romano de Évora

Templo Romano de Évora

Você vai se apaixonar por esta cidade que  conserva as marcas  da história que a acompanharam  ao longo dos séculos: são igrejas monumentais, praças históricas, casario branco e  ruas do período medieval. Nos arredores da cidade a natureza abraça trigais e montes; albufeiras e riachos, paisagens solitárias de beleza sem igual.  Seu povo hospitaleiro, o artesanato típico, a rica gastronomia, as tradições, os cheiros e sabores que caracterizam esta bela cidade da região do Alentejo esperam por você!

Restaurante adega do Netto ( próximo à praça Giraldo)

Restaurante na Rua dos Mercados( próximo à praça Giraldo)

Na Praça de Giraldo está  o Centro urbano da cidade, onde se efetuaram, através dos séculos, as mais importantes solenidades profanas e religiosas.

Praça do Giraldo,

Praça do Giraldo

Você pode fazer um tour virtual pela praça do Giraldo no seguinte link:

http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Evora.VR/vilas.cidades/Evora/Novo-HTML/05b-GiraldoNoite.html

Outro local bem interessante é “Recinto Megalítico dos Almendres ; um dos maiores monumentos públicos da humanidade. O local abriga  o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica sendo um dos mais importantes da Europa. Ao todo são 92 blocos de pedra do período monolítico.

Recinto Megalítico dos Almendres

Roteiro Histórico:

Estes locais sáo imperdíveis no percurso urbano sao:   Catedral de Santa Maria, Largo Conde Vila Flor, Castelo Velho, Universidade Évora/Colégio do Espírito Santo, Largo da Porta da Moura, Praça de Sertório, Igreja da Graça, Largo de São Frascisco, Jardim Público(Séc. XIX), Aqueduto da água da Prata(Séc. XVI);  já no percurso ambiental náo dá pra deixar de conhecer : “Judiaria”, local onde viviam os judeus portugueses  e o ” Recinto Megalítico dos Almendres”,

Convento dos Remédios: O nome se deve ao fato de que os carmelitas descalços, ao chegarem a Évora (antes da edificação do convento) ocuparam a antiga ermida de Nossa Senhora dos Remédios (na Rua do Raimundo). Na fachada principal, ornada com o brasão eclesiástico do fundador, destaca-se a imagem de mármore de Nossa Senhora dos Remédios.

Convento dos Remédios-Évora

Convento dos Remédios-Évora

Outro local bem agradável é o Jardim Público,  construído entre 1863 e 1867 em área de 3,3 hectares, sendo um conjunto densamente arborizado especialmente com espécies exóticas.  Sua concepçao corresponde  à concretização do ideal romântico dos jardins do século XIX e à função de espaço  social para as elites e classes em ascensão.  O local é totalmente repleto de características dos jardins da época.  O traçado “orgânico”, o conjunto de elementos ornamentais, o gosto pela vegetação exótica e a evocação do tempo passado através da presença das “ruínas fingidas”, fazem deste jardim um lugar ideal  para unir cultura e lazer.

Jardim Público

Jardim Público

Galerias de Arte:

Eborensia Galeria, Espaço Aberto (Associação de Estudantes da Universidade de Évora), Fórum Eugénio de Almeida – Exposições, Galeria 21, Galeria Évora Arte, Galeria Teoartis.

Destacamos abaixo os melhores dias e horários para voce visitar os locais históricos em Évora.

Horário de Entrada nos Monumentos.

Museu de Évora – Terça a Domingo 10:00 – 13:00 / 14:00

Catedral – 09:00 – 12:20 / 14:00 – 16:50

Museu da Catedral- Arte Sacra – 09:00 – 11:30 / 14:00 – 16:00

Museu do Relógio-Pólo de Évora sábados, Domingos e Feriados 10:00 – 12:30 / 14:00 – 18:00 Terça a Sexta 14:00 – 18:00.

Igreja dos Lóios e Palácio dos Duques de Cadaval-De segunda a domingo 10:00 – 12:30 / 14:00 – 18:00.

Igreja de S. Francisco-09:00 – 12:45 // 14:30 – 17:45 Domingo e Feriados – Abre às 10:00

Capela dos Ossos (Igreja de S. Francisco)-09:00 – 12:45 // 14:30 – 17:45 Domingo – Abre às 10h00.

Museu do Artesanato e do Design-09:30 – De terça a domingo 13:00 / 14:30 – 18:30.

Igreja de S. Brás – 08:00 – 11:00 / 13:00 – 18:00 Aos Sábados, Domingos e Feriados:Só abre para a missa.

Igreja da Misericórdia -09:00 – 12:00 / 14:00 – 17:30 09:00 – 13:00 – Sábados, Domingos e Feriados.

Universidade-09:00 – 19:00 – Dias úteis 09:00 – 13:00 – Sábado

Convento dos Remédios- Centro Interpretativo– Megalithica Ebora 09:30 – 12:30 / 14:00 – 18:00 Terça a Sexta

Confira mais imagens de Évora em nossa galeria:

Veja mais belezas de évora neste vídeo http://www2.cm-evora.pt/guiaturistico/default.asp

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *