Turismo em Balneário Camboriú

A Capital Catarinense do Turismo chama-se Balneário Camboriú e se localiza no Litoral Norte de Santa Catarina. Este é um dos destinos turísticos mais apreciados e conhecidos do Brasil. Além das praias paradisíacas, o Balneário Camboriú possui diversos atrativos turísticos modernos e inovadores; um deles é  Parque Uni Praias, com terminal teleférico de bondes aéreos modernos  que unem  Barra Sul à Praia de Laranjeiras.

Balneário Camboriu visto de cima do Cerro da Aguada

Balneário Camboriú visto de cima do Cerro da Aguada

Camboriú é  indiscutivelmente um dos melhores lugares para férias, viagens românticas, turismo esportivo de aventura; de lazer e de compras do Brasil e do Mercosul. Em  toda a orla, há imensa variedade de  bares e restaurantes com música ao vivo.

Molhe da Barra Sul Camboriu / SC

Molhe da Barra Sul Camboriu / SC

Praias do Balneário Camboriú

Praia Central

A mais frequentada por turistas e por quem costuma  praticar esportes (ginástica, vôlei, futebol, caminhada) . Já os surfistas se concentram no melhor ponto, nas imediação da Galeria Maxim´s.  É na orla da praia central que estão concentrados os principais serviços como hotéis, bares e restaurantes.

Praia Central vista de cima do Cerro da Aguada - Camboriu / SC

Praia Central vista de cima do Cerro da Aguada – Camboriu / SC

Praia de Laranjeiras – Balneário Camboriú

É a praia mais próxima do Centro e a mais  concorrida. Laranjeiras é uma pequena baía rodeada pelo verde da Mata Atlântica. O mar de Laranjeiras tem águas quase cristalinas e  que em alguns dias se parece  com uma imensa piscina. Ao redor da praia se encontra  bares e restaurantes que apresentam maricultura de mexilhões, saborosos e vendidos nos restaurantes da própria praia.

Praia de Laranjeiras vista de cima do Cerro da Aguada - Camoriu / SC

Praia de Laranjeiras vista de cima do Cerro da Aguada – Camoriu / SC

O acesso  pode ser pela Rodovia Inter praias; através de barcos onde o turista viaja com muita segurança em ambiente de pura descontração,  ou por um teleférico com 47 cabines para 6 pessoas . Existe ainda o transporte coletivo regular, com micro-ônibus, que ligam ao centro da cidade de meia em meia hora.

Rodovias Interpraias - Balneário Camborio SC

Rodovia Inter praias – Balneário Camboriú SC

Região da Costa Brava – Balneário Camboriú

Ao sul da praia central de Balneário Camboriú, está a região da Costa Brava, um conjunto  sete praias, ligadas por uma estrada panorâmica – a Inter praias-  ou por serviço de “barco táxi”. A Costa Brava é o principal patrimônio ecológico do município, considerada Área de Proteção Ambiental. Os amantes da natureza não podem deixar de conhecer  este lugar.

Região da Costa Brava - Balneário Camboriu /SC

Região da Costa Brava – Balneário Camboriú /SC

Praia de Taquarinhas – Balneário Camboriú

É um lugar lindo com águas limpas e cristalinas, porém agitadas e propícias à pesca de arremesso. Nos 600 metros de extensão, você aprecia  paisagem com características agrestes ; o ponto negativo é que esta praia não possui nenhuma infraestrutura. É preciso levar comida e bebida já que não há restaurantes no local. A praia de Taquarinhas fica a apenas  8 km do centro e o acesso é pela Inter praias, rumo sul, depois de Laranjeiras

Praia de Taquarinhas Balneário Camboriu / SC

Praia de Taquarinhas Balneário Camboriú / SC

Praia de Taquaras – Balneário Camboriú

Bem no  meio da Costa Brava, está uma pequena ex comunidade de pescadores tendo o mar a sua frente  e a Mata Atlântica ao fundo. Em Taquaras fica a Ponta do Santinho, um minúsculo espaço de areia, isolado pelos costões de pedra  que proporcionam ótimos mergulhos. Sob a água azul está oculta uma rica flora e fauna aquática, ideal para mergulho de observação. O local é uma piscina natural, recomendável também para crianças.

Praia do Pinho – Balneário Camboriú

É a mais bela praia do município de Camboriú , praticamente deserta, escondida por morros e costões de pedra. é uma praia própria para nudismo, sendo   administrada por uma associação que defende os ideais naturistas  em ambiente exclusivamente familiar. A praia possui  infraestrutura de camping, alimentação e lazer e conta também com dois bares e um restaurante, além de um mini hotel de frente para o mar. O acesso se dá pela estrada Inter praias. Para ingressar é necessário tirar a roupa e seguir regulamentos específicos.

Praia do Pinho - Balneário Camboriu / SC

Praia do Pinho – Balneário Camboriú / SC

Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú

Fica ao sul da Central e possui a maior concentração de casas de veraneio em Balneário Camboriú. Suas águas são límpidas e transparentes com  ondas grandes, areia grossa e vegetação preservada. A praia do Estaleirinho está escondida entre as encostas da Mata Atlântica .

Praia Estaleiro Balneário Camboriú / SC

Praia Estaleiro Balneário Camboriú / SC

Esta praia conta com hospedagem em algumas pousadas com ambiente descontraído.

Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú

O mar transparente e as areias branquíssimas dominam o cenário em seus 1.050 metros de extensão. Isolada por um conjunto de pedras, Estaleirinho transmite a sensação de se estar em uma dessas praias paradisíacas. As águas muito claras sugerem um bom mergulho de observação. Aluguel de cadeiras, guarda-sol e atendimento de garçons são alguns dos serviços prestados na praia, além de ser referência gastronômica na Costa Brava.

Praia do Estaleirinho Balneário Camboriù / SC

Praia do Estaleirinho Balneário Camboriù / SC

Praia Mato de Camboriú

É a praia mais ao sul do município de Balneário Camboriú cuja principal atração são os costões de pedra propícios para o mergulho de observação. A água é transparente e forma pequenas ondas ideais para a prática de “jacaré”, o que é muito apreciado pelos banhistas. Imensa oferta   de peixe e camarão nos restaurantes locais. Ao frequentar a praia Mato de Camboriú é aconselhável levar máscara de mergulho e pés de pato. O uso de arpão para pesca é proibido.

Passeios no Balneário Camboriú

Além do descanso nas praias do Balneário,  ainda há diversas opções de lazer, as quais destacamos a seguir os mais interessantes para você desfrutar e aproveitar bem a temporada.

Teleférico em Balneário Camboriú

O  teleférico é o principal equipamentos turístico de Balneário Camboriú. Com a estação principal na Barra Sul, uma intermediária no Morro da Aguada (no local tem uma reserva da Mata Atlântica) e a estação final da praia de Laranjeiras, o teleférico é uma aventura emocionante; a visualização panorâmica do ambiente é mais abrangente devido ao número pequeno de passageiros em cada cabine que transportam apenas 6 pessoas .

Teleférico subindo o Cerro da Aguada no Balneário Camboriu SC

Teleférico subindo o Cerro da Aguada no Balneário Camboriú SC

Veja neste vídeo um pouquinho da emoção de um passeio no teleférico em Camboriú.

Zoológio da Santur

Zoo  – O Zoológico da Santur fica na frente de Balneário Camboriú, na BR-101 sentido quem desce para o Sul. É um passeio interessante e econômico, já que entrada é gratuita.

Parque Ecológico

Localizado no bairro dos Municípios é um grande parque de preservação da fauna e flora regionais. O ingresso é gratuito.

Passeios de Barco em Balneário Camboriú

Passear de barco até a Ilha do Arvoredo é outra grande aventura. Tem barcos de passeio para todos os gostos. No Balneário você pode ser marinheiro por um dia. O Balneário oferece os barcos de passeio da Barrasul, mas uma alternativa mais emocionante é percorrer as praias num barco menor em companhia de pouca gente além do piloto.

City Tour pela Inter praias

Se você quer conhecer mais do Balneário Camboriú não pode deixar de percorrer a estrada Inter praias pelo micro ônibus da Expressul que cobre o trecho praia dos Amores/Inter praias. Nas subidas e descidas entre uma praia e outra, você visualiza paisagem única,  com muito verde, e o que é melhor é que a passagem é de preço urbano sendo que os ônibus são equipado com som ambiente, ar-condicionado e poltronas estofadas para 28 pessoas. O percurso dura uma hora e o serviço começa às 7h, com saída da Praia dos Amores e chegada na praia de Estaleirinho às 8h. No final de semana o transporte é feito por dois carros com capacidade para 34 passageiros sentados, que fazem o percurso de hora em hora. Na temporada aumenta o número para quatro carros com circulação a cada 30 minutos.

Ônibus Expressul By Andrei Schmidt

Ônibus Expressul By Andrei Schmidt

Agora se você  quer  um veículo que permite ao passageiro ampla visão externa da cidade,  deve aproveitar o passeio pelo Bondindinho. O veículo possui  TV e DVD, cuja função é mostrar imagens de pontos turísticos e belezas naturais do município. O Bondindinho Circula na Avenida Brasil, passando pela Rua Dom Afonso, Barra Sul (ponto final ao lado do Parque Unipraias) e retorna pela Avenida Atlântica, sendo que não possui um ponto específico de parada, basta acenar para que o veículo pare.

Ônibus Turístico - passeio interpraias Balneário Camboriu /SC

Ônibus Turístico – passeio Inter praias Balneário Camboriú /SC

Cristo Luz – Balneário Camboriú

No alto do morro,  a 150 mt de onde se tem uma vista maravilhosa da praia central e da Ilha das Cabras, está o “Cristo Luz” outro belíssimo  atrativo da cidade e no local ainda se pode contar com um complexo de bares e restaurantes.  O monumento possui 33 metros de altura, 22 metros de largura e pesa 528 toneladas. Foi esculpido de forma artesanal em argamassa e construído em ferro, aço e cimento.

Cristo Luz Balneário Camboriú SC

Cristo Luz Balneário Camboriú SC

 Passeios de escuna em Balneário Camboriú

São tradicionais e mostram várias praias como Laranjeiras, Estaleiro, Estaleirinho, Taquaras, Taquarinhas, Pinho (praia de naturismo), Praia do Buraco, Praia dos Amores, Praia Central e a Ilha das Cabras. No trajeto há apresentações de shows piratas.

Barco de Passeio Pirata - Balneário  Camboriú- SC Foto Rose Almeida

Barco de Passeio Pirata – Balneário Camboriú- SC Foto Rose Almeida

Pista de Autorama

O Kart In Door Barra Sul é uma das atrações para os moradores e os turistas. Em uma área de 300m2, está a maior pista de Autorama do estado e segunda do país, toda equipada e aparelhada com sistema eletrônico de cronometragem, oficina, loja de equipamentos e peças, locações, bar e sala de jogos com churrasqueiras.

Acqualandia – Camboriú

Acqualandia é o maior parque aquático inflável da América do Sul: aventura, diversão, emoção e alegria. Localiza-se na Avenida Atlântica, na Barra Sul.

Eventos no Balneário Camboriú

Além do Festival da Canção, e da Expocatólica  que atrais turistas de todo o Brasil e de outros países, o Balneário Camboriú sedia também  diversos festivais na área esportiva e dentre estes,  o maior evento de Downhill da América Latina, que acontece entre os dias 16 a 28 de junho no morro da aguada.

Fotos do Balneário Camboriú

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!