Turismo em Belo Horizonte | Guia BH

Belo Horizonte se tornou a metrópole com o melhor índice de qualidade de vida da América Latina pela ONU e a melhor cidade para se investir em negócios.

Por sua maneira  acolhedora de receber bem moradores e turistas  BH conquistou  o título de uma das 10 melhores cidades para fazer negócios da América Latina em 2009 de acordo com  pesquisa realizada pela revista América Economia, estando na  frente de cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.
Situada em uma área de aproximadamente 330 km²,  e distando apenas 716 quilômetros de Brasília,   a capital do Estado de Minas Gerais apresenta uma geografia bem diversificada dividindo-se entre morros e baixadas. Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica.

Belo Horizonte-imagem da wikipédia

Estes dois fatores são uma ótima referência para empresarios e executivos viajar para uma cidade onde podem aproveitar seus lazeres com tranquilidade e ao mesmo tempo sondar seus investimentos para quem sabe um futuro investimento nos negócios. Mas belo Horizonte não é só isto É também nacionalmente conhecida como a “capital nacional do boteco“, por existirem mais bares per capita do que em qualquer outra grande cidade do Brasil.

Localizada na Bacia do São Francisco, BH não é banhada por nenhum grande rio, mas por seu solo passam ribeirões e vários córregos, em sua maioria canalizados.

Belo Horizonte tem uma temperatura agradável durante o ano, variando em média de 18ºC a 23 ºC sendo a média anual de  21 ºC Por sua vez, durante o mês mais quente, fevereiro, a temperatura média observada oscila em torno dos 24 °C.

Sendo uma das capitais mais arborizadas do país,  seu percentual de áreas verdes por habitante também está acima do recomendado pela OMS o que lhe conferiu    o título de “Cidade Jardim”

 

BH vista do Parque das Mangabeiras

Belo Horizonte conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural  a Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi, que é um bairro situado na regional Centro-Sul de BH, conhecida pela grande quantidade de bares e por um desenvolvido comércio, sendo uma das regiões mais prestigiadas da capital mineira.

Em Belo Horizonte ocorrem eventos de grande repercussão, como o Festival Creamfields Brasil, o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua (FIT-BH), Festival Internacional de Curtas e o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa.

Outros lugares interessantes para se conhecer são: Palácio da Liberdade e  os templos religiosos  como a  Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Avenida Afonso Pena Belo

A Avenida Afonso Pena é uma das principais avenidas da cidade de Belo Horizonte. Inaugurada à época da fundação da nova capital de Minas Gerais, é o coração econômico e um dos referênciais urbanos belo-horizontinos. Sua extensão é de  4,3 km no sentido nor-noroeste – su-sudeste.

Parque Municipal BH

Parque Municipal BH

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti,  está situado em 180.000 m², de área cercada com guaritas em todas as entradas. É o principal parque de BH, localizado bem no  centro da cidade ao lado da Avenida Agonso Pena.

Jardim Botânico- aquário de peixes da bacia Rio São Francisco

Jardim Botânico- aquário de peixes da bacia Rio São Francisco

O Jardim Botânico gerencia jardins temáticos e estufas representativos dos  biomas mineiros, além de  cerca de 1.200 animais de mais de 200 espécies,entre anfíbios, aves, mamíferos e répteis, representantes dos cinco continentes.

O Jardim Japonês apresenta aos visitantes a cultura e as tradições do país oriental e reforça os vínculos entre japoneses e brasileiros. O Jardim Japonês de Belo Horizonte fica no Jardim Zoológico, localizado à Avenida Otacílio Negrão de Lima, nº 8.000, Pampulha.

Parque das Mangabeiras

Parque das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras é a maior área verde da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da  América Latina. Com seus 337 hectares e mais de 2 milhões de metros quadrados, está localizado na Serra do Curral. O parque é um local definido como de preservação e pesquisa ambiental aberto ao público. O espaço é habitado por mais de uma centena e meia de espécies de aves. A mata é composta por diversas amostras da vegetação mineira.

Parque da pampulha

Parque da pampulha

A área de lazer do Parque da Pampulha fica em uma ilha artificial de 27 hectares, que foi formada com material de desassoreamento retirado do fundo da lagoa que dá nome à região.

Praça da Liberdade- vista aerea

Praça da Liberdade- vista aerea

O complexo paisagistico e arquitetônico da Praça da Liberdade é uma síntese dos estilos que marcam a história de Belo Horizonte, situada na região da Savassi, no encontro de quatro grandes avenidas.

A praça conta ainda com coreto e fonte luminosa. O traçado e os jardins, inspirados no Palácio de Versalhes, são um convite aos passeios e caminhadas.

Chafariz da Praça da Liberdade

Chafariz da Praça da Liberdade

O Palácio da Liberdade foi durante muitos anos sede do governo do estado de Minas Gerais.

Palácio da Liberdade

Localizado bem no  meio praça da Liberdade ,o palácio em estilo neoclássico,  mescla estilos arquitetônicos que vão desde o Luís XV ao mourisco. A escadaria principal foi fundida na Bélgica e apresenta um elegante estilo art nouveau.

Lagoa da Pampulha

Lagoa da Pampulha

A lagoa da Pampulha é um complexo de atrações turísticas  formado pelo  Parque Promotor Lins do Rego, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, O Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), o Ginásio Mineirinho, o Parque Guanabara, a Igreja de São Francisco e o Museu de Arte da Pampulha, entre muitos outros pontos turísticos, além de lindas casas. O local é o palco de grandes eventos esportivos como a Volta Internacional da Pampulha, entre outras competições nacionais e internacionais. Em 2010 recebeu o evento internacional da Disney World com personagens da Disney.

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis

A projeção da igreja de São Francisco de Assis , concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer  com suas linhas arrojadas, é considerado um marco da arquitetura moderna brasileira  sendo  um importante símbolo da capital do Estado. A Igreja é  também conhecida como Igreja da Pampulha, localizada nas margens da Lagoa da Pampulha.

O prédio do Mercado Central ocupa um quarteirão inteiro do Centro de Belo Horizonte, na avenida Augusto de Lima

O prédio do Mercado Central ocupa um quarteirão inteiro do Centro de Belo Horizonte, na avenida Augusto de Lima

O Mercado Central é uma mistura de religiosidade, cultura popular, tradição e contemporaneidade . Tudo isto você encontra reunido em  um só lugar.  O mercado Central de Belo Horizonte é um dos cantinhos mais aconchegantes da cidade. Lá se encontra de tudo.  Em cada canto do mercado tem “causo” mineiro e histórias da cultura popular, meio verdade, meio crendice mas que ajudam também a contar um pouquinho da história de Belo Horizonte.

Veja mais fotos dos pontos turísticos em Belo Horizonte aqui:

One Response

  1. GERALDO ELIAS AMARAL PINTO 05/11/2012

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *