Turismo em Curitiba – A Capital Ecológica do Brasil

O turismo em Curitiba, proporciona muitas opções de lazer. Conheça os principais pontos turísticos de Curitiba e seja encantado pela beleza de Curitiba.

Curitiba – A cidade modelo

Ela tem vários qualitativos:  “Cidade Modelo“,”Capital Ecológica do Brasil” e “Capital das Araucárias“. À  943 metros de altura, no primeiro planalto paranaense, ergue-se a cidade mais populosa do Brasil, e a maior do Sul do Brasil. Curitiba, a capital do estado do Paraná é uma ótima cidade para incluir em seu roteiro na próxima viagem de férias.

Curitiba- vista aérea

Curitiba- vista aérea

Curitiba encanta por muitos fatores: ruas largas, excelente arborização, transporte coletivo modelo, presença maciça de imigrantes europeus, que  ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses,ucranianos e italianos, contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje.

Vista panorâmica: centro de Curitiba

Vista panorâmica: centro de Curitiba–Wikipédia Commons

A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente . Curitiba tem um planejado sistema de transporte, que inclui vias exclusivas para o trafego de ônibus expressos. Os ônibus são longos, divididos em três seções ligadas por conexões sanfonadas (biarticulados) e param em estações especiais designadas de “estações tubo”, com acesso para deficientes. O sistema, utilizado por 85% da população de Curitiba, serviu de inspiração para sistemas semelhantes implantados em Bogotá, Colômbia e Santiago do Chile.

Terminal de ônibus em Curitiba / Pr - by viajarpelomundo

Terminal de ônibus em Curitiba / Pr – by viajarpelomundo

Curitiba também foi citada em uma recente pesquisa publicada pela revista Forbes, como a cidade mais sagaz do mundo; uma pesquisa  que considera esperta a cidade que se preocupa  de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico. Curitiba também apresenta altos índices de educação; o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais.

Parque Barigui

Parque Barigui

Parque Barreirinha- 9 km do centro de Curitiba

Parque Barreirinha- 9 km do centro de Curitiba

Curitiba  tem atualmente o mais moderno estádio de futebol do Brasil: “Kyocera Arena”, o estádio que será palco de jogos na Copa do Mundo de 2014 e receberá uma reforma onde aumentará sua capacidade  transformando-se definitivamente em um dos mais modernos e  bonitos estádios do Brasil.

Kyocera Arena-

Kyocera Arena-

Situada  em plena Mata Atlântica, um dos biomas mais devastados do Brasil, a cidade ainda consegue manter uma grande quantidade de áreas verdes em seu território. São  64,5m2 de área verde por habitantes, menor somente que a de Goiânia, que possui 94 m². Pra quem curte estar em contato com a natureza tem muitas opções nesta cidade. É preciso no mínimo, 4 dias para visitar a todos seus espaços verdes. Para conhecer os diversos pontos turísticos, Curitiba  disponibiliza um ônibus turístico que passa pelos principais parques e atrações da cidade. O bilhete custa R$ 20 por pessoa e dá direito a quatro reembarques.

Ônibus Turístico

Ônibus Turístico

Confira abaixo  algumas  das diversas opções de espaços de lazer para curtir a natureza em Curitiba:

Bosque Capão da Imbuia – Curitiba

Abriga o Museu de História Natural, onde se desenvolvem pesquisas sobre meio ambiente. Uma das principais atrações do Bosque é uma trilha de 400 metros designada de  Caminho das Araucárias. Ao longo da trilha, 12 vitrines e painéis mostram as relações entre fauna e flora numa floresta de araucárias.

Bosque Italiano – Curitiba

A infraestrutura do bosque conta com um palco coberto com camarins, uma polenteira com chaminé, quiosques para a venda de uvas e vinhos, churrasqueiras e um pavilhão que serve como restaurante.

Bosque da Fazendinha – Curitiba

O Bosque da Fazendinha possuí 73 mil metros quadrados de área verde. Oferece completa infraestrutura de recreação, com palco ao ar livre, canchas esportivas, playground, churrasqueiras, mirante e trilhas ecológicas.

Bosque do Alemão – Curitiba

Um dos pontos mais altos de Curitiba, tem a trilha de João e Maria dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos.

Bosque Gutierrez – Curitiba

Situado no ponto mais alto da cidade. Possui uma área de 18 mil metros quadrados onde  abriga uma escola Amazônica, trilhas e um Teatro de Bonecos Dada.

Bosque Zaninelli / Unilivre

Uma referência em estudos de preservação de ecossistemas, economicamente sustentáveis.

Casa Vermelha

Espaço administrado pela Fundação Cultural de Curitiba.

Parque Barigui

O Barigui é um dos maiores e o mais frequentado parque de Curitiba. Sábados, domingos e feriados o parque é um dos principais pontos de encontro da cidade .

Parque Iguaçu

Abriga o zoológico de Curitiba. No local  você pode ver muitas espécies de animais em situações muito parecidas com seus habitats naturais.

Parque do Trabalhador – Parque dos TropeirosParque Municipal do Passaúna Parque Tanguá Parque Tingüi – 380 mil metros quadrados de área. Entre suas atrações estão lagos, pontes de madeira, recantos, parque infantil, pista de cooper e ciclovias. Na entrada, vê-se a estátua do cacique Tindiquera, líder da tribo Tinguí.

Parque São Lourenço – Um atrativo parque de passeio e descanso, localizado no Bairro São Lourenço, as margens do Rio Belém. Tem pista de ciclovias, rolimãs, lago, ponte, canchas de vôlei, churrasqueiras, play ground e muita sombra.

Parque São Lourenço - Curitiba / Pr by viajarpelomundo

Parque São Lourenço – Curitiba / Pr by viajarpelomundo

Passeio Público

O Passeio Público é um santuário ecológico em pleno centro de Curitiba. Tem lago com ilhas, uma gruta, ponte pênsil, palco flutuante e é cortado pela malha cicloviária da cidade.

Teatro Paiol

Antigo  velho paiol de pólvora foi restaurado e reciclado nos anos 70 deste século, transformando-se em teatro de arena.

Portal Santa Felicidade

Pórtico de entrada do bairro Santa Felicidade, onde situa-se o bosque italiano.

Torre Panorâmica

Suporte dos serviços de telecomunicações, permite do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109 metros de altura equivalem a um edifício de 40 andares.

Torre Panorâmica

Torre Panorâmica

Rua das Flores

Início da Rua XV de novembro- A principal rua da cidade foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972. É importante eixo comercial da capital.

Ainda há outros pontos muito interessantes para se conhecer, são eles:

  • Parque da Barreirinha
  • Parque das Pedreiras
  • Relógio das Flores
  • Rua 24 horas
  • Rua XV de Novembro
  • Ruínas São Francisco
  • Praça da Espanha
  • Praças e Monumentos
  • Catedral Basílica de Curitiba
  • Fundação Cultural
  • Bosque João Paulo II
  • Bosque Portugal
  • Bosque Reinhard Maack
  • Jardim Botânico
  • Largo da Ordem
  • Memorial de Curitiba
  • Mercado Municipal de Orgânicos
  • Ópera de Arame

Além de todas estas opções de lazer, Curitiba também abriga a estação central de saída do Trem Expresso da Serra Verde.  O Trem da Serra do Mar Paranaense parte diariamente de Curitiba rumo à cidade de Morretes, e aos domingos chega também em Paranaguá. São aproximadamente 3 horas de viagem nos  110 quilômetros viajando pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil e por uma ferrovia com 125 anos de história.

Confira na nossa galeria com as belíssimas imagens de Curitiba

 

15 Comentários

  1. José Pais 18/11/2014
    • Gustavo Viegas 19/11/2014
  2. eloir 14/01/2014
  3. sueli rodrigues 03/12/2013
  4. Deivid Bená 17/07/2013
  5. silviamedina 20/06/2013
  6. Elizabeth 26/04/2013
    • jucelaine 26/04/2013
      • Elizabeth 29/04/2013
        • jucelaine 29/04/2013
  7. Paulinho Delirio 26/02/2013
    • Ana Paula 10/03/2013
  8. Goretti Marques 20/01/2013
  9. Roberta 24/11/2012
    • Gustavo Viegas 24/11/2012

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *