Natal, a cidade do sol

Natal, a capital do estado do Rio Grande do Norte é chamada de cidade do sol porque apresenta maior número de dias ensolarados durante o ano. Outros títulos que a cidade recebe é  “Capital Mundial do Buggy”  e “Terra do Camarão”. Natal se destaca também por ser berço do forró.

Natal - Rio Grande do Norte - Foto Kalina Veloso

Natal – Rio Grande do Norte – Foto Kalina Veloso

As belezas naturais de Natal já conquistaram o mundo, haja visto o enorme afluxo de turistas que perambulam por suas ruas o ano inteiro, atraídos pelo calor e a beleza deslumbrante de suas praias que disputam os 400 km de Costa Atlântica; e o que tem de melhor é que o povo natalense está sempre de bem com a vida sendo extremamente hospitaleiro com os visitantes.

Praia da Pipa - Natal - Rio Grande do Norte - Foto Eliane Gonçalves

Praia da Pipa – Natal – Rio Grande do Norte – Foto Eliane Gonçalves

A cidade oferece muita aventura em suas dunas, rio e lagoas; no mar e na exuberância do verde de suas matas. .

Natal /RN Foto Eliane Gonçalves

Natal /RN Foto Eliane Gonçalves

Devido à sua localização, Natal é considerada a cidade da América do Sul mais próxima da África e da Europa. Recebeu este nome porque foi aos 25 de dezembro de 1597 que as expedições portuguesas expulsaram os corsários franceses e construíram a Fortaleza dos Três Reis Magos.

Forte Três Reis Magos - Natal / RN

Forte Três Reis Magos – Natal / RN Foto Zeperri.org

Natal e sua costa incrível

A costa marítima apresenta um cenário incrível, com lindas falésias e dunas perfeitas para passeios e aventuras. O cartão postal de Natal é a Baía da Formosa. Uma extensão de 26 km de costa que oferece praias de águas limpas e cristalinas, algumas com águas calmas e outras propícias para esporte aquático. As mais procuradas são a Praia da Pipa e a Praia de Ponta Negra.

Praia Baía da Formosa/ Natal/RN

Praia Baía da Formosa/ Natal/RN

Morro do Careca- Praia de Ponta Negra/ Natal/RN

Morro do Careca- Praia de Ponta Negra/ Natal/RN

Praia Ponta Negra - Morro do Careca / Rio G do Norte - Foto Germana Aguiar

Praia Ponta Negra – Morro do Careca / Rio G do Norte – Foto Germana Aguiar

Natal é a segunda capital brasileira com a menor área territorial (perde apenas para Vitória/ES). Está situada a 2.227 km de Brasília. Seus 167 km² concentram aproximadamente 900 mil habitantes, o que lhe confere o ranking de 6ª maior capital do país em densidade populacional.

Natal - Rio Grande do Norte - Foto Eliane Gonçalves

Natal – Rio Grande do Norte – Foto Eliane Gonçalves

Situada às margens do Rio Potengi, Natal ficou conhecida como a “Capital Espacial do Brasil” devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul estar localizada na Barreira do Inferno, limite entre Natal e o município de Parnamirim.

Na Barreira do Inferno é possível ver réplicas de sondas e foguetes que foram lançados do local que é aberto ao público para visitação.

1ª Base de Foguetes Natal / Rio Grande do Norte Foto Zeperri.org

1ª Base de Foguetes Natal /Parnamirim RN Foto Zeperri.org

Na cidade do sol, o que mais atrai os visitantes, sem dúvida são suas praias e praias dos municípios próximos a capital. Veja oque cada uma delas tem a oferecer

Principais praias de Natal:

Praia de Ponta Negra

Ela é a mais famosa praia de Natal, talvez porque abrigue o mais singular cartão postal da cidade, o Morro do Careca, uma duna com 120 metros de altura e totalmente margeada por vegetação, dando a impressão de uma pessoa calva.

Morro do Careca- Natal/ RN Foto Mírian Pinheiro

Morro do Careca- Natal/ RN Foto Mírian Pinheiro

Também é considerada por muitos como a “Copacabana do Nordeste”, porque aqui tudo acontece. Além de abrigar o Morro do Careca, esta praia é excelente opção de lazer para turista, visto que concentra mais atividades turísticas e o mar é ótimo para o banho.

Os melhores hotéis e pousadas de Natal estão nesta praia e, em se tratando de alimentação, oferece muitas opções de bares e restaurantes à beira-mar que funcionam dia e noite.

Praia de Ponta Negra- Natal/ RN Foto Germana Aguiar

Praia de Ponta Negra- Natal/ RN Foto Germana Aguiar

Praia do Cotovelo

Há 12 km da Praia de Ponta Negra, encontra-se a Praia do Cotovelo, com cenário deslumbrante, com areias brancas e águas claras. Dunas e falésias e coqueiros compõe o cenário ideal para o seu descanso.
Aqui nesta praia tem águas calmas, falésias, e dunas ideais para passeio de buggy e quadriciclos.

Praia de Tabatinga

É unanime a denominação que recebeu dos turistas : “paraíso na terra”; e não é pra menos, porque a praia de Tabatinga reúne beleza e aventura num só local. Esta praia fica na região metropolitana de Natal, no município de Nísia Floresta, a tão somente 30 km da capital do Rio Grande do Norte.
Dividida em Tabatinga alta com águas agitadas e próprias para esportes náuticos, e a Tabatinga baixa com águas tranquilas e ideal para o banho especialmente para crianças, o lugar é mesmo paradisíaco, e ainda dá para se apreciar o encanto dos golfinhos desde o Mirante dos golfinhos.

Praia Tabatinga - Natal/RN Foto Mirian Pinheiro

Praia Tabatinga – Natal/RN Foto Mirian Pinheiro

Praia Tabatinga / Natal/ RN

Praia Tabatinga / Natal/ RN

Além destas, tem também a Praia dos Búzios, que oferece pontos ideais para o mergulho, e outros que são próprios para prática de surf. Também se destacam em Natal as praias Maracajaú, Praia dos Artistas e a Praia da Redinha.

Praia dos Búzios / Rio G do Norte Foto Germana Aguiar

Praia dos Búzios / Rio G do Norte Foto Germana Aguiar

Praia dos Artistas / Natal/ RN

Praia dos Artistas / Natal/ RN

Praia do Forte

Esta praia fica entre o Forte dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro. É excelente para banho e durante a maré baixa forma piscinas naturais de água morna.
Forte dos Reis Magos na Praia do Forte- Natal/RN Foto Mirian Pinheiro

Forte dos Reis Magos na Praia do Forte- Natal/RN Foto Mirian Pinheiro

Praias próximas a Natal

Praia de Genipabu

No município de Extremoz a 20 km de Natal está a praia de Genipabu que é mais conhecida para passeio de Buggy, devido a grande quantidade de dunas em sua região. Ela fica na área Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu.

Praia Genipabu- Extremoz / RN

Praia Genipabu- Extremoz / RN

Atenção! no passeio de Buggy é preciso saber distinguir como você quer se aventurar: “com”, ou “sem emoção”. Se optar por realizar passeio com emoção, prepare-se para aguentar manobras radicais e com maior velocidade. No trajeto se avista belas lagoas de água doce.  Esta praia tem excelente opção de hotéis e restaurantes.

Praia de Pititinga/ Rio do Fogo / RN Foto Germana Aguiar

Praia de Pititinga/ Rio do Fogo / RN Foto Germana Aguiar

Praia de Pititinga/ Rio do Fogo / RN Foto Germana Aguiar

Praia de Pititinga/ Rio do Fogo / RN Foto Germana Aguiar

Encontro do Rio com o mar em Praia de Pititinga -Rio do Fogo/RN

Encontro do Rio com o mar em Praia de Pititinga – Rio do Fogo/RN

Praia de Genipabu / Extremoz / RN Foto Germana Aguiar

Praia de Genipabu / Extremoz / RN Foto Germana Aguiar

18624702_1715194985440238_33119336_n

Dunas de Genipabu / Extremoz / RN Foto Germana Aguiar

Praia Genipabu- Natal/ RN Foto Mirian Pinheiro

Praia Genipabu- Natal/ RN Foto Mirian Pinheiro

Praia de Pititinga

Esta é uma praia formado por uma pequena comunidade de pescadores no município de Rio do Fogo, a 78 km de Natal. O lugar é movimentado pelo ecoturismo devido a conservação de Mata Atlântica, e a praia é limpa e muito tranquila.

Praia Pititinga Rio do Fogo /RN Foto Mirian Pinheiro

Praia Pititinga Rio do Fogo /RN Foto Mirian Pinheiro

Praia de Pititinga- Rio do Fogo/RN Foto Germana Aguiar

Praia de Pititinga- Rio do Fogo/RN Foto Germana Aguiar

Praia de Carmupirim

A 30 km de Natal, no município Nísia da Floresta, encontra-se esta praia de águas mornas e tranquilas, ideal para o banho familiar. Seus atrativos são cachoeiras, grutas, dunas e piscinas naturais. O local oferece restaurantes excelentes com comida típica.

Pirangi do Norte

Esta praia se destaca pelo fato de que abriga o maior cajueiro do mundo, com cerca de 8.400 m² de copa. As águas da Praia Pirangi do Norte são ideais para prática de windsurf e kitsurf.

Maior cajueiro do mundo - Natal/RN

Maior cajueiro do mundo – Natal/RN

Veja mais fotos do cajueiro na galeria

Praia da Pipa / Praia do Amor

Esta praia é o principal balneário do litoral sul do Rio Grande do Norte. Apesar de ficar a 85 km de Natal, no município de Tibau do Sul,  é muito procurada por turistas que visitam Natal. O lugar tem boa onda para surfistas, ótimo local para pescadores, e também é muito frequentada por gente que curte badalação.

Praia do Amor / Natal / RN Foto Vera Vigil

Praia do Amor / Natal / RN Foto Vera Vigil

A praia da Pipa também tem regiões tranquilas, e  pra quem curte mais o contato com a natureza, tem seu encontro marcado nesta praia que  fica a 85 km de distância de Natal.

Castelo Zé dos Montes, um castelo diferente de todos.

A 100 km de Natal no município de Sítio Novo tem  foi construído no vale  da Serra da Tapuia, o Castelo do Zé dos Montes ( alcunha do construtor  José Antônio Barreto ), chama atenção pelas torres brancas em contraste com o solo arenoso. Sua construção possui semelhança com a arquitetura dos mouros com  labirintos onde mal dá para passar uma pessoa.  A iluminação do local é natural pois não há eletricidade.

Castelo Zé dos Montes / Sítio Novo - Foto Mírian Pinheiro

Castelo Zé dos Montes / Sítio Novo – Foto Mírian Pinheiro

Outros locais interessantes para se visitar em Natal:

Centro de Turismo localizado na antiga casa de Detenção 

O local oferece feira de artesanato local, galeria de arte antiga e contemporânea; apresentação de música regional todas as quintas-feiras no espaço ” Forro com turista”.

Centro Histórico- Natal/ RN - Foto Vera Vigil

Centro Histórico- Natal/ RN – Foto Vera Vigil

No Memorial Câmara Cascudo há um vasto acervo de livros e documentos sobre a cultura potiguar.

Tem também a Ponte Newton Navarro, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, no Centro Histórico, e a interessante Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída pelos escravos entre 1706 e 1714.

A Lagoa da Coca-Cola  localizada na Baía da Formosa a 100 km de Natal é outro local interessante para se visitar .

Lagoa Coca-Cola - Natal -RN Foto Vera Vigil

Lagoa Coca-Cola – Natal -RN Foto Vera Vigil

Ela recebe este nome pelo fato de que suas águas escuras são ricas em Iodo e Ferro,  e também devido à pigmentação das raízes das árvores. Suas águas são consideradas curativas e rejuvenescedoras.

Veja mais fotos de Natal na nossa galeria de imagens:

 

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!