Turismo em São Pedro da Aldeia

O turismo em São Pedro da Aldeia é para quem curte praias sem agitação e sem badalação, com muita tranquilidade e lazer, assim é São Pedro da Aldeia.

São Pedro da Aldeia, é uma das 13 cidades da chamada Região dos Lagos também conhecida como Costa do Sol, situada no estado do Rio de Janeiro.  Todas as cidades juntas formam mais de 100 quilômetros de litoral com lagoas e praias. Em torno da segunda maior lagoa do país ( lagoa Araruama – 220 km de superfície), encontram-se  praias sem agitação e sem badalação com águas calmas  perfeitas para banhos e prática de esportes náuticos, como windsurf, kitesurf e vela.

Neste artigo destacaremos a histórica São pedro da Aldeia, a cidade conservadora da história não só do município mas de toda a região.Veja  abaixo a privilegiada localização de São Pedro ao redor da Laguna Araruama

Laguna Araruama

Laguna Araruama

Dois pontos turísticos históricos que foram tombados pelo Patrimônio histórico, e que são muito interessantes para se conhecer em São Pedro da Aldeia é a Casa da Flor e a Igreja Matriz. Junto à igreja da Matriz no centro da cidade, está a igreja dos Jesuítas que foi a primeira igreja católica de SPA.

Igreja dos Jesuítas - São Pedro da aldeia - Foto Jucelaine Viegas

Igreja dos Jesuítas – São Pedro da aldeia – Foto Jucelaine Viegas

O centro da cidade oferece amplo comércio de lojas e para se deliciar com especiarias do mar, dá pra escolher entre os diversos restaurantes e pizzarias de qualidade, com moderno atendimento.

Centro de São Pedro da Aldeia - RJ  Foto Jucelaine Viegas

Centro de São Pedro da Aldeia – RJ Foto Jucelaine Viegas

A cidade também sedia museu de grande importância como o único Museu da Aviação Naval do Brasil, e em fase de conclusão o Museu Ferroviário da Região dos Lagos na Antiga estação São Pedro que está sendo implementado pelo IPHAN.

Antiga Estação Ferroviária , hoje sede atual do IPHAN

Antiga Estação Ferroviária , hoje sede atual do IPHAN

A cidade abriga a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) ,  uma Organização Militar da Marinha do Brasil. Em seu interior, se encontra o Museu da Aviação Naval;  único Museu do gênero em todo o Brasil. Conta com um acervo diversificado com aeronaves originais e réplicas, diversos motores, inúmeras maquetes, fotos, documentos e manuais das OM.

Museu aéreo naval- ( wikipédia Commons)

Museu aéreo naval- ( wikipédia Commons)

A Casa da Flor considerada um símbolo da arquitetura espontânea, foi construída por Gabriel Joaquim dos Santos, que   Utilizou materiais recolhidos no lixo e refugos de construções. É uma bela obra de arte que vale a pena conhecer.

Casa da Flor - By Cesar valente

Casa da Flor – By Cesar valente

A casa foi  iniciada em 1912, e  aos poucos foram formadas arranjos com flores, folhas, mosaicos, cachos de uvas, colunas e esculturas fantásticas, fixados dentro e fora da casa.

Locais de Preservação da Mata Atlântica

Serra de Sapiatiba  -  Uma área de 60 km de preservação e Proteção Ambiental da região. Acessível por um percurso de 2,4 km que leva o viajante do pé da serra até o topo, a 316 m de altitude, de onde se descortina uma vista de tirar o fôlego. No trajeto, o turista fica sem fôlego ao observar a beleza da fauna , pássaros e uma flora riquíssima com árvores como ipê, urucum, jacarandá e pau-brasil.

Serra de Sapiatiba

Para curtidores de esportes náuticos São Pedro da Aldeia apresenta a melhor raia náutica da região, considerada um paraíso pelos velejadores, tendo abrigado diversas etapas do Campeonato Sudeste Brasileiro de Hobie Cat.  A Praia de São Pedro é a principal área de encontro para os amantes da vela que se entregam ao prazer de velejar na  raia da Lagoa de Araruama.

Praias de São Pedro da Aldeia

Cidade tranquila e   um ótimo local para  descanso, podendo-se apreciar as belas paisagens do lugar e relaxar em algum dos hotéis e pousadas. A Praia do Sudoeste  é conhecida como a praia mais frequentada durante a temporada, e a Praia do Sol, com ótima infraestrutura é normalmente mais agitada.

Praia Linda –>Possui uma orla arborizada com coqueiros, casuarinas e flamboyants, e águas mornas, transparentes, boa para banhos.É a última praia de São Pedro da Aldeia, fazendo limite com Cabo Frio, sendo apropriada para banho.

Praia do Centro –>Localizada na entrada da cidade, sendo passagem obrigatória para os visitantes.

Um belo por do sol pode ser visto da praia do centro. Na imagem abaixo a fotógrafa Laís Ribeiro conseguiu captar esta bela imagem.

Praia do Centro / São Pedro da Aldeia - Foto Laís Ribeiro

Praia do Centro / São Pedro da Aldeia – Foto Laís Ribeiro

Praia do Arrastão–> Conhecida também como Praia do Miranda, começa no bairro do Porto da Aldeia e termina no Poço Fundo. Sendo dividida em duas partes, uma com águas calmas, boa para o banho e uma outra parte sendo muito procurada para a pesca de rede e linha.

Praia da Pitória –> A 500 m da Praia do Sol está a Praia da Pitória  uma enseada ótima para banhos.

Praia do Sudoeste–>Diferencia-se das outras praias pela maior profundidade, sendo a praia mais freqüentada da Ponta Grossa.

Praia Balneário de São Pedro–> Localizada próxima da Ilha de Chico Marques, possui águas mornas, transparentes e boa para banhos, sendo uma das praias mais movimentadas da cidade.

Praia da Baleia–>O nome desta praia é referente à Pedra da Baleia, que tem o formato de baleia, sendo pouco freqüentada para banho, devido a existência de grande número de barcos pesqueiros. Possui vários bares, sendo um bom local para comer frutos do mar.

Praia de Carapebas–>Pequena praia de águas calmas, sendo localizada entre as cidades de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Praia da Tereza–> Enseada tranqüila, com água transparente e morna, boa para esportes a vela, caiaque e windsurfe.

Praia do Sol–> Praia com água calma e propícia a banhos, sendo também para a pesca de arrastão.

Praia dos Pescadores–>É uma praia pouco frequentada por banhistas, pela dificuldade de acesso. À noite os pescadores do local vendem peixe e camarão as pessoas que ali se encontram.

Praia da Ponta da Areia–>

Localizada junto ao loteamento Ponta da Areia, esta praia é  muito frequentada.

Praia do Mossoró

Praia de difícil acesso e boa para pesca. No lado esquerdo da praia avista-se o Cordão dos Passarinhos, uma ponta que avança para dentro da Lagoa de Araruama.

Veja fotos das praias na galeria de imagens:

Praia do Nordeste ou Pota de Areia - Praia pouco visitada em virtude do difícil acesso, próxima da Ilha dos Pombos, que tem uma pequena praia muito freqüentada.

9 Comentários

  1. Alexandre Vieira 10/11/2013
    • Jucelaine 11/11/2013
    • Alexandre Vieira 27/11/2013
      • Jucelaine 28/11/2013
  2. jose costa 03/07/2013
  3. Rodrigo 22/03/2013
    • jucelaine 22/03/2013
  4. Jacobede 07/01/2013
    • jucelaine 07/01/2013

Dê sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 + 7 =

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 7,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!