Turismo em Manaus, a joia do Amazonas

Manaus já foi denominada como a " Paris das Selvas", e a porta de entrada para a selva Amazônica. Viajar para Manaus é pra quem ama a natureza.

Manaus pode ser considerada atualmente como uma joia preciosa no caminho até a selva Amazônica, e  já foi  o ponto de conexão com a cultura europeia no século passado, denominada também de a “Paris das Selvas”.

No final do ano passado, o estado do Amazonas ganhou o prêmio de Destaque Companhia de Viagem na categoria Turismo Sustentável. Isto se deve ao fato de que o Governo do Estado vem projetando o Amazonas e Manaus nas principais feiras nacionais e internacionais de turismo, sendo um dos destinos prioritários para a Embratur, no segmento de natureza, na Alemanha, Rússia, Japão, China, entre outros.

Porto de Manaus - vista aérea

Porto de Manaus – vista aérea

Não é a toa que o  estado do Amazonas venceu o prêmio de Destaque Companhia de Viagem, na categoria Turismo Sustentável. O Estado foi escolhido entre seis destinos nacionais, incluindo Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por uma comissão formada por mais 100 especialistas do setor. Márcio Moraes, idealizador do prêmio, declarou que  o Amazonas é um dos destinos mais lindos do mundo. “Aquela região tem uma energia incrível“.

Manaus- Bairro Adrianopolis

Manaus- Bairro Adrianopolis

A hotelaria voltada para executivos — incluindo flats — se concentra no bairro classe média alta de Adrianópolis, perto de shopping centers e do polo de restaurantes.

Com relação ao acesso à cidade, só há duas opções viáveis; transporte marítimo ou aéreo. De carro é possível ir por uma estrada de chão que vai  de Porto Velho à Manaus, mas a melhor opção é o transporte aéreo muito bem atendido pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes que dista apenas a 15 km do centro de Manaus (meia hora com trânsito normal).

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes - Manaus

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes – Manaus

Do Aeroporto até o Distrito Industrial você percorre 20 km, e pode utilizar o serviço dos táxis que cobram em torno de R$ 58,00 para qualquer bairro da área central.

A Zona Franca

Criada na época dos governos militares, como  uma zona industrial e comercial, livre de impostos, foi absorvida  e dominada por grandes empresários nacionais  e estrangeiros. Muitas fábricas surgiram ali impulsionando o comércio local favorecendo também o setor turístico.

Hoje Manaus é novamente uma cidade dinâmica e movimentada, e costuma surpreender aos turistas menos informados, que não fazem ideia que irão encontrar uma cidade tão desenvolvida no coração de uma das regiões mais inóspitas do planeta.

Turismo em Manaus

O turismo na cidade de Manaus tem como destaque o ecoturismo. A cidade que  é o maior destino de turistas da Amazônia, oferece  ampla rede hoteleira, além de diversos restaurantes.  Confortáveis hotéis de selva também são uma opção para quem quer pagar mais caro, mas desfrutar da natureza em toda a sua exuberância.

Na foto abaixo está um hotel à margem esquerda do Rio Negro, em frente ao arquipélago de Anavilhanas. Uma construção exótica sobre palafitas.

Hotel Ariaú Amazon Towers

Hotel Ariaú Amazon Towers

O Amazonbus, é o veículo oferecido aos turistas que visitam a cidade, aos moldes de veículos turísticos que já operam em cerca de setenta cidades turísticas do exterior. O veículo  percorre 40 pontos turísticos da cidade, dentre estes o Teatro Amazonas e a Praia da Ponta Negra. O passeio dura cerca de três horas e mostra o município por um novo ângulo.

Amazonbus- Manaus

Amazonbus- Manaus

Teatro Amazonas- Manaus

Teatro Amazonas- Manaus

O Teatro Amazonas inaugurado em 1896 é o ponto de partida dos roteiros turísticos na cidade de Manaus, o principal Patrimônio Artístico Cultural do estado do Amazonas e a obra mais significativa da época áurea da borracha. Todo material para construção do teatro foi importado da Europa, e sua arquitetura  foi inspirada no prédio da Ópera de Paris.

O tour de barco até o encontro dos rios Negro e Solimões, que correm lado a lado por seis quilômetros sem que as águas se misturem, é um dos programas mais procurados pelos turistas.

Encontro das águas- Manaus-Am

Encontro das águas- Manaus-Am

A capital amazonense além de todas as suas atrações turísticas naturais, está preparada para a copa 2014, já que    foi incluída em 7º lugar no ranking geral de banda larga móvel entre as 12 cidades-sede da Copa de 2014, no Balanço Huawei da Banda Larga Móvel, durante a Futurecom, considerado o maior evento de Telecom e TI da América Latina.

Por Jucelaine Viegas/ Licenciada em Letras

Mais Fotos de Manaus:

4 Comentários

  1. Eliana 05/11/2013
    • Gustavo Viegas 05/11/2013
  2. Dan - Muita Viagem 02/09/2013
    • Jucelaine 02/09/2013

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *