Viajando em motor home

Já pensou em viajar sem sair de casa, ou ao menos viajar em sua própria casa?

É claro que a maioria das pessoas nunca se imaginou em uma destas aventuras; mas pra quem não sabe, os amantes do campismo (maneira como se conhece os viajantes de motor-home/ trailers) no Brasil, já somam mais de 2 mil; uma cifra que está bem abaixo do número de americanos, onde uma em cada 12 famílias proprietárias de motor home, preferem viajar em casa própria.

Definindo o motor-home

O motor-home é uma casa acoplada a um chassi motorizado. O chassi é a estrutura de aço onde se monta a carroçaria.  Geralmente, os motor homes são montados em chassis de ônibus ou caminhão, perua, furgão, micro-ônibus, Kombi ou chassi-cabine sendo possível encontrar motor home até mesmo em chassi de van e carreta-barraca; o que vale é a imaginação.

A maioria dos motor home  são projetos personalizados desde a planta interna até os acabamentos finais. Dentro deles pode ser instalado tudo o que uma casa de verdade possui, tipo: quarto, sala com TV, banheiro e cozinha completa com fogão, geladeira, micro ondas, e alguns dá pra instalar até ar condicionado (split).

156030864aaa6f1443039332

Crédito : Divulgação FS

Diversos modelos – é só escolher o seu

Caso seja só você e seu companheiro (a), o ideal é optar por um motor-home menor, para ter maior economia de combustível e mais facilidade para estacionar.

motor home

Diversos modelos de motor-home. Um para cada estilo de vida.

A escolha do modelo vai depender das suas condições financeiras. Existem na atualidade, diversas empresas que oferecem desde o modelo mais simples, até os mais sofisticados; mas você também pode montar o seu motor home, e saiba que os mais econômicos são montados em chassi de van ou mesmo Kombi, e custam em média na faixa de 50 a 80 mil;

safari+motor+home+kombi+safari+sumare+sp+brasil__1BE6A3_4

porém se quiser mordomias extras, o custo total pode chegar em torno de 700 mil Reais, e  alguns modelos (pasmem) chegam ao extremo valor de mais de 2 milhões e meio; como é o caso do motor home utilizado pelo ator americano Will Smith.

screen shot 2013-10-14 at 1.09.44 pm

Algumas empresas que transformam veículos em motor-home, mantém as características originais dos veículos transformados, e procuram viabilizar os espaços imaginados pelo cliente, criando ambientes de convívio agradáveis; desta forma é importante escolher um profissional que entenda do assunto e seja bem conceituado para não se decepcionar com o resultado final; pois do contrário o ambiente pode ficar  diferente do que você sonhava, ou não atender suas exigências de espaço.

Este da foto abaixo manteve as características originais do veículo, e criou-se um ambiente bem natural com bastante simplicidade, mas pelo jeito bem aconchegante, pois oferece uma vista panorâmica do local de dormir.

motor home

Campistas pelo mundo

Na Europa já existem diversos países que destinam áreas verdes para estacionamento dos motor-homes. Na França são cerca de 3.000 ; na Itália, 4.000 e na Alemanha somam 3.000. Nos EUA os amantes do “summer camp” ( acampamento de verão) desfrutam de uma infinidade de parques totalmente equipados com tudo o que pode tornar uma temporada agradável em meio à natureza.

O site vidadeviajante conta as experiências de uma família paranaense; Marcelo, Lyanne e o pequeno Gael que se aventura (viajando e trabalhando) em sua própria casa; e inclusive já foram destaques na mídia. Vale a pena conferir as dicas que eles oferecem ali.

Parques de campismo no Brasil

No Brasil vem crescendo muito o número de adeptos do campismo, e até mesmo a famosa família Schurman de Santa Catarina, depois de viajarem por décadas em um barco, decidiram se aventurar em um motor home por uma semana na Nova Zelandia.

A maioria dos estados brasileiros dispõe de áreas reservadas para campistas. Algumas oferecem boa infraestrutura, outras ainda carecem, porém o negocio de acampamento vem crescendo ultimamente não só no Brasil como em todas as partes do planeta. Afinal os viajantes de motor home aumentam dia a dia, daí surge a necessidade de se adequar espaços para os adeptos do campismo.

Planeje sua viagem

Depois de adquirir seu motor home o ideal é planejar sua viagem com antecedência para evitar transtornos; sendo que o trajeto a ser percorrido, é o que mais deve ser considerado.

Examinar as condições das rodovias que utilizará, evitará desvios forçados no trajeto, ou a possibilidade de entrar em uma estrada de difícil acesso a motor homes.

O ideal é avisar amigos e familiares sobre o percurso e a data provável da chegada para que em caso de demora; alguém esteja alerta.

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!