Buenos Aires – Principais pontos turísticos

A cidade é também o centro cultural de maior importância da Argentina e um dos principais da América Latina. A importante oferta cultural encontra-se representada na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas, sendo alguns deles os mais representativos do país.

Buenos-Aires- panorâmica

Buenos-Aires- panorâmica

O perfil urbano da cidade é bem eclético.  A imigração contribuiu para uma mezcla de estilos que vão do gótico ao francês burbônico. Em 2005  Buenos Aires foi escolhida pela UNESCO como Cidade do Design  e  Capital Mundial do Livro de 2011. A cidade conta com o Aeroporto Internacional de Ezeiza (situado a 35 quilômetros da cidade) e com um aeroporto doméstico, o Aeroparque Jorge Newbery. É servida pelo terminal rodoviário de Retiro, de onde partem e chegam linhas de ônibus (autocarros) para todas as regiões do país e para cidades do Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil. Conta ainda com ferry-boats que a conectam com as cidades de Colônia do Sacramento e Montevidéu , no vizinho Uruguai.

Principais atrações turísticas de Buenos Aires

Para falar de Buenos Aires, a capital mais européia da América Latina é necessário separar em série suas atrações que não são poucas. Iniciaremos pelo local que é um marco na história da Argentina; a  Plaza de Mayo ( praça de maio), visto que ao seu redor e mais precisamente ao longo da Avenida de Maio, ou seja, no Centro Histórico da Cidade  setor formado praticamente pelos bairros de Monserrat e San Telmo encontram-se seus principais pontos Turísticos.

Ao  redor  da praça de maio encontram-se vários dos principais monumentos da cidade, como o Cabildo histórico, a Casa Rosada (sede do Poder Executivo da Argentina), a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, o edifício do Governo da cidade de Buenos Aires e a casa central do Banco de la Nación.

Praça de Mayo

Praça de Mayo

A leste da Praça pode-se observar a  Casa Rosada, atual sede do Poder Executivo da Argentina, onde, antigamente, se encontrava o Forte. Casa Rosada é  assim chamada pela cor aproximadamente rosa.  Abriga em suas dependências o Museu da Casa do Governo, com material relacionado aos presidentes do país. Localizada em Buenos Aires, em frente à Praça de Maio (Plaza de Mayo) liga a sede do Governo a outro importante marco histórico: a Praça do Congresso Nacional (Palácio do Congresso).

 

Casa Rosada

Casa Rosada

 

O Palácio do Congresso da Nação Argentina é o palácio que serve como sede do Congresso da Nação Argentina. Foi projetado pelo italiano Vittorio Meano e concluído por Julio Dormal entre 1898 e 1906 para sediar as reuniões do Senado e da Câmara dos Deputados. Está situado na Plaza del Congreso, no fim da Avenida de Maio em Buenos Aires, sendo considerado uma das mais belas obras arquitetônicas da capital argentina.

Palácio do Congresso

Palácio do Congresso

Abaixo da Avenida de Maio corre a Linha A do metrô de Buenos Aires que, ao ser inaugurado em 1913, se converteu no primeiro da Ibero-América. A rede está conformada atualmente por seis líneas denominadas com letras — da A à E e a H— e identificadas com cores, que supõem uns 52,3 km de vias.

As  Três linhas do Metrô de Buenos Aires que  tem estações na Praça ou próximo a ela são: Plaza de Mayo (línea A), Catedral (línea D) e Bolívar (línea E), o que, junto com as várias paradas de ônibus (autocarros), conectam a praça com toda a cidade.A totalidade da rede é subterrânea, não existindo tramo algum a nível ou em viaduto. É preciso tomar certas precauções ao viajar pelo metrô para não ser assaltado, pois é comum os trombadinhas aplicarem golpes neste local.

Metrô

Metrô

O Cabildo de Buenos Aires é um edifício histórico localizado na Praça de Maio da capital argentina. Durante a época colonial, o edifício foi sede do cabildo ( Cabildo colonial é o nome dado às corporações municipais instituídas na América Espanhola durante o período colonial que se encarregavam da administração geral das cidades coloniais)  encarregado de representar a cidade frente à metrópole, com várias funções jurídicas e administrativas, além de servir de prisão. Atualmente o cabildo é uma atração turística, funcionando como Museo Nacional del Cabildo y la Revolución de Mayo, exibindo várias peças da época colonial e da independência.

Cabildo

Cabildo

O Café Tortoni, localizado no 825 da Avenida de Maio, na Cidade de Buenos Aires, é o mais representativo do espírito tradicional da avenida e uma lenda da cidade. Nele funcionou a associação literária de maior predicamento de Buenos Aires, liderada pelo pintor Benito Quinquela Martín.  Na atualidade segue sendo um lugar de difusão cultural e turístico por excelência.

Café Tortoni

Café Tortoni

 

A Catedral Metropolitano de Buenos Aires é a principal igreja católica em Buenos Aires, capital da Argentina. Localiza-se no centro da cidade, diante da Praça de Maio, na esquina das ruas San Martín e Rivadavia, no bairro de San Nicolás.   O prédio atual é uma mistura de estilos arquitetônicos, com uma nave e um domo do século XVIII e uma severa fachada neoclássica do século XIX, sem torres. O interior mantém estátuas preciosas do século XVIII, bem como retábulos, bem como uma rica decoração neo-renascentista e neobarroca. Este é um local .O edifício possui um perfil que não é comumente usado nas catedrales, pois não tem torres e é mais como um templo grego clássico que um típico católico.

Catedral  Metropolitana

Catedral Metropolitana

Podem-se fazer diferentes visitas guiadas:

Mausoléu e Cripta: da segunda até a sexta-feira às 11:30 horas

Mostra de Arte: da segunda até a sexta-feira, às 13.15 horas

Templo e Cripta: da segunda até a sexta-feira, às 11 horas

Visita para as Crianças: aos sábados às 11 da manhã

O Banco de la Nación Argentina foi fundado em 18 de outubro de 1891 por iniciativa do presidente Carlos Pellegrini.

Para quem chega a Buenos Aires via Aeroporto de Ezeiza num fim de semana ou em horários ingratos, a boa notícia é que a sucursal do Banco de La Nación Argentina no Aeroporto fica aberto 24h por dia, 365 dias por ano.

Banco de la Nación Argentina

Banco de la Nación Argentina

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!