Viagem para Porto em Portugal

Neste post você vai entender porque é possível se apaixonar por esta pequena cidade margeada pelo Rio Douro que cativa pela rica arquitetura dos prédios que mais parecem construções dos cenários de filme. Não é à toa que a Lonely Planet a elegeu como o melhor dos 10 destinos de férias na Europa em 2013, fato que pode ser comprovado devido ao número de visitantes que recebe anualmente, em torno de  um milhão de turistas.

Centro Histórico - Porto / Portugal

Centro Histórico – Porto / Portugal

A cidade de Porto, é a capital do Distrito do Porto, e a segunda cidade mais importante de Portugal e  sua história é muito interessante, já que foi em Porto que começou a história de Portugal.

Em Porto você vai se apaixonar pela rica cultura, pela diversidade cultural e natural da região, principalmente pela região onde estão as vinícolas às margens do Douro. É  Porto que tem a renomada  Escola de Arquitetura, de onde saíram os nomes de Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, ambos Prêmios Pritzker. O agradável clima mediterrâneo, com temperatura que oscilam entre os 5ºC e 25º,  tornam o seu passeio mais interessante, já que não faz muito frio no inverno e o verão não é tão quente e o colorido dos prédios às margens do Rio Douro  completam o rico cenário que se descortina neste recanto português.

Porto é considerada uma cidade global principalmente pela produção de vinho. Desta cidade embelezada pelo rio que a circunda, sai o famoso Vinho do Porto, que alegra a vida dos moradores ( em torno de 300 mil ) e dos turistas que circulam por aqui, que anualmente totalizam a média de  mais de um milhão de visitantes.

16358499_1391138220936746_1604438688_n

Porto é  também conhecida por suas pontes; ao total são 6 pontes bem estruturadas e algumas se tornaram cartão postal da cidade; como a ponte Luis I  ( muito semelhante à Torre Eifell em sua estrutura ) que é um dos ícones turísticos na cidade, de onde se tem uma vista muito linda de Porto, e o que tem de melhor é que a ponte permite o trânsito de Metrô e automóvel na parte baixa.

A Ponte Luis I liga o centro da cidade de Porto à Vila Nova de Gaia (distrito de Porto pertencente à grande área metropolitana do Porto). Nas proximidades da ponte tem excelentes lojinhas para suas compras como também agradáveis restaurantes e bares. Além da ponte Luis I a cidade tem mais 5 pontes, todas bem projetadas e por onde passam trens, automóveis e metrôs.  Árrabida é a última ponte sobre o Rio Douro, antes do Oceano Atlântico.

Ponte da Arrábida - Porto / Portugal

Ponte da Arrábida – Porto / Portugal

Em Porto há também uma enorme quantidade de prédios lindíssimos de arquitetura contemporânea e antiga, motivo pelo qual foi tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial da humanidade; porém a modernidade convive em harmonia com a parte histórica e em Porto também se encontra prédios de arquitetura arrojada, como é o caso da Casa da Música. Em Porto é possível rever a história passada sem se desligar do presente.

Casa da Música - Porto / Portugal

Casa da Música – Porto / Portugal

Em Porto há diversidade de transporte, desde funiculares sob trilhos até o Metrô mais moderno, que soma 70km de linha. Na área central a linha é subterrânea. Quem chega à cidade pelo Aeroporto Internacional tem a comodidade de ir de metrô até o centro da cidade, ou optar pelo ônibus ou táxi; mas a melhor opção é o Metrô que passa por quase todos os pontos mais destacados em Porto.

Apesar de ter um bom número de pontos turísticos, é possível conhecê-la em apenas um dia. Da Zona Ribeira partem barcos a todo instante para os passeios pelo Douro. Algumas Ruas de Porto  são estreitas, porém o trânsito não é lento, pelo contrário, é tudo muito bem organizado na cidade. Para o turista que quiser utilizar os ônibus ( autocarros), é necessário adquirir o cartão Andante ocasional e depois ir validando nos 800 pontos de recarga que estão espalhados pela cidade.

Metro do Porto / Portugalby Barcex

Metro do Porto / Portugal – by Barcex

O Funicular vai do centro aos arredores da cidade, e um dos mais utilizados é o da Praça da Batalha, que vai até a Zona Ribeira. Também tem a opção de transporte pelos bondinhos antigos e os modernos ônibus que circulam pelo centro da cidade.

Funicular dos Guindais - Porto / Portugal

Funicular dos Guindais – Porto / Portugal

A região do Porto é o cruzamento de todas as ligações ferroviárias entre o Norte e Sul do país e a partida/chegada das ligações entre o litoral norte e o interior norte de Portuga. Este imponente prédio abaixo, é o da Estação de São Bento, com o átrio todo decorado com azulejos é a principal estação de metrô do Porto.

Estação São Bento Porto / Portugal- by Joseolgan

Estação São Bento Porto / Portugal- by Joseolgan

Mas a cidade de Porto não chama atenção somente pela riqueza arquitetônica dos  prédios históricos e os moderníssimos edifícios de suas ruas,  e A paisagem exuberante margeada no Douro, especialmente na região produtora do vinho, foi trabalhada pelos cultivadores durante séculos e hoje é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Para conhecer as Caves do Vinho dá pra se escolher entre o carro, barco, comboio ou helicóptero. De todos estes transportes se pode contemplar as magníficas molduras que se formam nestes locais que foram durante anos trabalhadas pela mão de obra na plantação dos vinhedos; e nas margens da Zona Ribeirinha próximas ao centro, o Douro está cheio de bodegas que servem vinhos da melhor qualidade.

Vinhedos às margens do rio Douro -Porto - Portugal

Vinhedos às margens do Rio Douro – Porto – Portugal

Do outro lado da Ponte Luis I está a Vila Nova de Gaia, uma pequena cidade da que faz parte do Distrito de Porto. Na vila de Gaia é onde se localizam as caves que produzem o vinho que torna a cidade mais conhecida mundialmente. Visitar as Caves de vinho é um dos roteiros que não pode faltar em seu passeio. Conhecer todo o processo de fabricação do vinho através de um guia é muito interessante e ao final do passeio ainda se tem o direito de degustar o saboroso Vinho do Porto. Abaixo está a foto de uma das Caves que produzem o vinho do Porto.

Caves de vinho do Porto - Portugal

Caves de vinho do Porto – Portugal

Pra quem gosta de explorar a arquitetura contemporânea e da idade Média, aqui é o local ideal, visto que em toda a parte a cidade oferece um bom número de prédios históricos.

O patrimônio arquitetônico da cidade de Porto é representado principalmente pelas igrejas, porém há outros como o Palácio da Bolsa, ou a Torre dos clérigos, sem falar no casario com fachadas originais.

Igrejas

Todas as igrejas de Porto são da idade Média e da época Renascentista, com uma magnífica arquitetura, que encanta a quem olhar e para os interessados em arte, são o local ideal para conferir as composições artísticas dos escultores no interior das igrejas de Porto.

A Catedral da Sé é a principal igreja, em estilo  gótico e românico,  toda ornada com belas talhas, pinturas, esculturas e tesouros de arte sacra. Concluída no século XIII, a Catedral da Sé sofreu alterações ao longo dos séculos, mas que contribuíram para que se tornasse um monumento fascinante. Sua localização privilegiada bem no topo do morro Pena Ventosa, no coração do centro histórico; é visita imperdível para quem vai à Porto.

Sé Catedral - Porto / Portugal

Sé Catedral – Porto / Portugal

Igreja de São Francisco, construída entre 1383 e 1410 em estilo gótico. O exterior não muito atraente, porém o interior ornado com anjos, rosas e animais, tem uma decoração riquíssima em estilo gótico e barroco do século 14. Dizem que o peso do ouro total que foi utilizado nos ornamentos está em torno de 400kg.  A Igreja de Santa Clara, do século XV, tem uma arquitetura que mescla os estilos barroco e rococó e seu interior é totalmente decorado com esculturas em madeira do século XVII.

Igreja São Francisco de Assis- Porto / Portugal

Igreja São Francisco de Assis- Porto / Portugal

A torre dos Clérigos, construída com granito e mármore, é um prédio histórico muito  bonito e também interessante. Seus seis andares se distribuem em 75 metros de altura, aos quais se tem acesso por uma escada em espiral com 240 degraus.

Torre dos Clérigos - by João Miranda - Porto / Portgal

Torre dos Clérigos – by João Miranda – Porto / Portgal

Dica: se você se hospedar em hotéis do  centro, próximo à Praça da Batalha,  é melhor para fazer os trajetos a pé.

Outros locais interessantes para conhecer em Porto

A livraria lello é considerada a terceira  melhor do mundo; devido ao volume e variedade de materiais e também pela beleza do prédio em estilo renascentista.

Livraria Lello - Porto / Portugal

Livraria Lello – Porto / Portugal

A  Santa Catarina é a rua de pedestres mais movimentadas. Na Santa Catarina é onde estão a maioria das lojas e os melhores restaurantes da cidade. O Café Magesthic, localizado nesta rua é o cartão postal de Porto. Sua arquitetura histórica ( 1921) se tornou um ponto turístico, sendo considerado um dos dez cafés mais bonitos do mundo. Ao meio -dia  o café oferece uma infinidade de pratos com frutos do mar.

Café Magestick - Porto / Portugal

Café Magestick – Porto / Portugal

Bem no centro comercial da cidade antiga está o  “Palácio da Bolsa”, o Centro Cultural e de Conferências;  um local que reúne as condições únicas para a realização de concertos, palestras, apresentações, assembleias gerais, congressos,  mostras comerciais, leilões e as mais diversas exposições. Pelo Palácio da Bolsa já passaram governantes e representantes de diversos países. O Palácio da Bolsa recebe anualmente mais de 200.000 visitantes que são atraídos pela beleza magistral do seu interior.

Palacio da Bolsa - Porto / Portugal

Palacio da Bolsa – Porto / Portugal

Palácio de Cristal- Jardins projetados na década de 1860 tornaram-se o palco de diversos eventos culturais e espetáculos em um ambiente muito agradável de onde se tem uma vista panorâmica do Rio Douro e do mar. A entrada é gratuita ao local que está aberto desde as 8:00 da manhã.

Palácio de Cristal - Porto / Portugal

Palácio de Cristal – Porto / Portugal

Porto também é sinônimo de conhecimento.  A Universidade do Porto  considerada a melhor Universidade de Portugal também está entre as 400 melhores universidades do mundo em 2013.

Outros locais interessantes para visitar em Porto é o Museu do Carro Elétrico, a Câmara Municipal e o Fundação Serralves o mais importante museu de arte contemporânea em Portugal. Do complexo fazem parte um parque, o museu e a casa de Serralves, a mansão cor-de-rosa que foi moradia da família na década de 1940. O parque é como um jardim botânico do qual fazem parte um roseiral e árvores típicas da região Norte. Ao total são 18 hec onde estão instalados diversas esculturas. No Museu há uma imensa quantidade de obras de arte da década de 1960 em diante; e aos domingos a entrada é grátis das 10 às 13 h.

Conheça Portugal

Por Jucelaine Viegas / editora

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!