Viajar para Foz do Iguaçu é destino único no Brasil

Foz do Iguaçu, localizada no estado do Paraná é conhecida internacionalmente por abrigar as Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza e também por abrigar a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia.

A cidade de Foz do Iguaçu possui uma área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai.

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu / Paraná  Foto Silvana Rodrigues

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu / Paraná Tiago Santos

Suas atrações conhecidas internacionalmente trazem visitantes do Brasil e do mundo. A mais famosa delas é o conjunto de quedas denominadas Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu (Patrimônio Mundial Natural da Humanidade tombado pela UNESCO), a Hidrelétrica Binacional de Itaipu (maior hidrelétrica do mundo em produção anual de energia), o Marco das Três Fronteiras, a foz do Rio Iguaçu no Rio Paraná (área onde as fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai se encontram), a Ponte Internacional da Amizade (divisa entre Brasil e Paraguai) e Ponte da Fraternidade (divisa entre Brasil e Argentina), o Parque das Aves (com aproximadamente 900 aves de 150 espécies), entre outras.

Ponte da Amizade - Foz do Iguaçu

Ponte da Amizade – Foz do Iguaçu

Além dos tradicionais atrativos da cidade, outro fator de atração de turistas é a possibilidade de compra de produtos com preços reduzidos na vizinha Ciudad del Este. Durante todo o ano é grande o fluxo de sacoleiros ( pessoas que compram em grande quantidade no Paraguai para revender no Brasil) ,que atravessam a Ponte da Amizade apenas para comprar, uma vez que normalmente pernoitam em Foz.

Considerada uma das cidades mais multiculturais do Brasil, onde mais de 72 grupos étnicos, formado por italianos, alemães, hispânicos (argentinos e paraguaios), chineses, ucranianos, japoneses, e libaneses estão presentes na população que possuem na cidade, a segunda maior comunidade libanesa do Brasil provenientes de diversas partes do mundo . Em termos proporcionais, possui a maior comunidade islâmica do Brasil.

Confira aqui as belezas e atrativos de Foz do Iguaçu:

Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu é uma  Unidade de Conservação brasileira localizado na região Extremo Oeste Paranaense, a 17 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu e a apenas 5 km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O Parque tem uma área total de 185.262,20 hectares, e nele se encontra um dos mais espetaculares conjuntos de cataratas da Terra, as Cataratas do Iguaçu.

Cataratas do Iguaçu – Paraná – by Tiago Santos

Cataratas do Iguaçu é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu ( Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

Hidrelétrica de Itaipu

Hidrelétrica de Itaipu - Foz do Iguaçu / Pr - Foto Delvacyr Costa

Hidrelétrica de Itaipu – Foz do Iguaçu / Pr – Foto Delvacyr Costa

A Usina Hidrelétrica de Itaipu  é uma usina binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo

Marco das três fronteiras

O Marco das Três Fronteiras é um ponto turístico localizado nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Presidente Franco referente ao local de divisa territorial respectivamente entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

Ponte da amizade

A Ponte Internacional da Amizade, ou simplesmente Ponte da Amizade, foi construída durante as décadas de 1950 e 1960. Liga a cidade de Foz do Iguaçu no Brasil e Ciudad del Este no Paraguai, passando sobre o rio Paraná.

Ciudad Del Este

Ciudad Del Este faz parte de um triângulo internacional conhecido na região como Tríplice Fronteira, que envolve também Foz do Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná, e Puerto Iguazú, na província argentina de Misiones. As três cidades são separadas umas das outras pelo Rio Paraná e pelo Rio Iguaçu.

Ponte da Fraternidade

A Ponte Internacional da Fraternidade é a ponte que liga Foz do Iguaçu, no Brasil com a cidade de  Porto Iguaçu, na Argentina. Seu nome oficial é Ponte Tancredo Neves. As cidades de Puerto Iguazú, na Argentina, e Ciudad del Este no Paraguai, em conjunto com Foz do Iguaçu, formam a Tríplice Fronteira.

Parque das Aves- Foz do Iguaçu - by Joel Lopes

Parque das Aves- Foz do Iguaçu – by Joel Lopes

 O Parque das Aves é um parque particular do Brasil criado em 1994 e que conta atualmente com 17 hectares de mata nativa, situado próximo às Cataratas do rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Possui cerca de 1.000 aves de 150 espécies brasileiras, além de outros exemplares exóticos, constituindo-se assim como o maior parque de aves da América Latina.

A cidade dispõe ainda de atrativos culturais, com ênfase para a arquitetura religiosa, com a Igreja Matriz, o Templo Budista e a Mesquita Muçulmana Sunni.

Mesquita Sunni - Foz do Iguaçu - Foto João Mordomo

Mesquita Sunni – Foz do Iguaçu – Foto João Mordomo

Há ainda inúmeras opções de lazer no Lago de Itaipu. Nas proximidades, está o Weekend Fly, onde se pode voar de trike – similar a uma asa delta com motor – sobre o Lago permitindo uma visão ampla visão da Usina de Itaipu, das Furnas, do  Ecomuseu, do Templo Budista e da Ponte da Amizade.

Também é possível participar do  Macuco Safari,   um eletrizante passeio que acontece nas Cataratas do Iguaçu.

Macuco Safari - Foz do Iguaçu-  ( Pr) by Josana Daltro

Macuco Safari – Foz do Iguaçu- ( Pr) by Josana Daltro

Este atrativo é considerado uma aventura única e possui todos os equipamentos de segurança necessários, como o uso obrigatório  do colete salva vidas, e é possível chegar bem próximo das cataratas nesta ventura.

Macuco Safari - Foz do Iguaçu-  ( Pr) by Josana Daltro

Macuco Safari – Foz do Iguaçu- ( Pr) by Josana Daltro

Com duração de 2h, a aventura começa em um jipe que percorre três quilômetros, onde é possível conhecer através do guia, um pouco mais sobre a vegetação local. Logo após ,o turista tem a opção de continuar o passeio com o jipe, ou percorrer o resto da trilha a pé.

Macuco Safari

O horário de funcionamento é diariamente das 9h às 17h30, com saídas a cada 10 minutos. Não é necessário reserva.

Além de todas essas alternativas, a cidade possui um ampla rede de hotéis, sistema de transportes, gastronomia, serviços de apoio e locais para realização dos mais variados eventos.

Além das atrações turísticas, Foz do Iguaçu conta com uma grande variedade de restaurantes, churrascarias, bares e casas noturnas e também o maior shopping center do oeste paranaense, o  Cataratas JL Shopping, com mais de 48,500 m² e 140 lojas. O acesso rodoviário é feito pela BR-277   e termina na Ponte da Amizade.

Cataratas Shopping

Outro atrativo oferecido pelas cidades vizinhas é a possibilidade de conhecer o lado argentino das Cataratas; nas proximidades também é possível frequentar os cassinos, atividade não permitida no Brasi

Você ainda está em dúvida?  Aproveite para traçar a rota para sua próxima viagem de férias. Isto será  inesquecível.

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!