Viajar para Gramado é inesquecível
Viajar para Gramado é inesquecível
Conheça os pontos turísticos de Gramado e fique encantado por sua organização e atrativos naturais.
–
A cidade de Gramado está situada na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, uma das estradas mais belas do país.
A Região das Hortênsias é composta por cinco municípios: Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula, todos eles localizados na Serra Gaúcha a 115 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Gramado é um um lugar marcado por raras belezas. Cenário perfeito de pura magia e belas paisagens, rodeada de pinheiros, lagos e uma infraestrutura invejável que fazem da cidade um grande palco para o pólo turístico nacional e internacional.
Suas riquezas naturais exuberantes a tornaram o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil .
Gramado faz divisa com as cidades de Caxias do Sul (ao norte), Três Coroas (ao sul), Canela (a leste), Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval (a oeste). Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural.
O clima de Gramado classifica-se como subtropical úmido temperado. No verão, a temperatura é amena, em torno de 22°C, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis, moderadas pelo ár das montanhas e dos bosques. Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0°C, fortes geadas e ocasionais nevadas.
Localizado nas bacias dos rios dos Sinos e Caí , a cidade é entrecortada por vários riachos, nascentes, cascatas e lagos, além de possuir uma vegetação densa de araucárias e outras árvores nativas.
A cidade conta com diversas lojas de artesanato, calçados e bolsas, casa e decoração, chocolate caseiro, couros e peles, floriculturas, malharias, móveis, música e vestuário. Destacam-se também os restaurantes.
Gramado destaca-se também como centro de grandes eventos (congressos, seminários e encontros) além de sediar anualmente um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, durante o qual são distribuídos os prêmios Kikito.
Outros eventos importantes, e que atraem milhares de turistas, é o festival natalino conhecido como Natal Luz e a Festa da Colônia; esta uma das festividades mais integradora dos grupos que colonizaram a região: açorianos, alemães e italianos.
Entre as atrações mais visitadas pelos turistas estão o Mirante Vale do Quilombo, o lago Negro, o lago Joaquina Bier, o pórtico de entrada via Taquara, o pórtico de entrada via Nova Petrópolis, o Mini Mundo, a Cascata Véu de Noiva, a Aldeia do Papai Noel no Parque Knorr, o Palácio dos Festivais, a Praça das Bandeiras, a rua Madre Verônica (rua coberta), a praça Major Nicoletti, a igreja São Pedro, o centro de cultura, o Museu dos Festivais de Cinema, igreja luterana, fábricas de chocolate e o Museu de Cera Dreamland, inaugurado em dezembro de 2009, entre outros.
O Lago Negro é um lago de águas profundas e de cor verde escuro que refletem o alto dos pinheiros misturado com o colorido das Azaleias no inverno e o azul das Hortência no verão. Em seu contorno há um caminho de saibro que serve de trilha para caminhadas. A maior atração do lago são pedalinhos em formato de cisnes, no qual os turistas se divertem passeando por todo o lago.
Mini Mundo – Gramado
O Mini Mundo é um parque temático brasileiro onde os visitantes encontram importantes obras da humanidade em miniatura, dentre elas castelos europeus, prefeituras, estações ferroviárias, igrejas, torre de televisão, conjuntos de casarios, aeroporto e metrô, além de unidades habitacionais, comerciais e de serviços.
O Lago Joaquina Bier – Gramado
O Lago Joaquina Bier é um lago artificial , cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias adultas. O lago tem uma pequena ilha em seu interior. Em dezembro o lago se torna o palco para o espetáculo Nativitaten, integrante do Natal Luz.
Natal Luz – Gramado
Natal Luz é uma série de eventos com a temática natalina que ocorrem na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, sempre nos últimos meses do ano, de novembro a janeiro do ano seguinte.
Dentre tantos espetáculos proporcionados pelo Natal Luz , o Nativitaten ,um show de luzes e cores que acontece nas margens do Lago Rita Bier é um espetáculo muito apreciado pelos visitantes. Cantores líricos cantam em cima de balsas remontam a origem do Natal. Chamas de fogo saem de dentro do Lago, chafarizes de água desenham formas em meio a raios laser, fogos de artifícios costuram os temas do início ao fim, numa comovente e única apresentação. Para completar, um coral de 100 vozes faz performances dando mais emoção à atração.
Museu dos Festivais de Cinema – Gramado
O Museu dos Festivais de Cinema é um museu brasileiro, localizado no Centro Municipal de Cultura da cidade .
Em seu acervo consta a trajetória histórica do troféu dos festivais “Kikito”, documentação técnica e de divulgação do evento, coleção de cartazes dos festivais, troféus, objetos pertencentes aos filmes vencedores, taxações, literatura publicada relacionada aos festivais e história do cinema em Gramado.
Belverde ou Vale do Quilombo – Gramado
O Belverde, ou Vale do Quilombo apresenta uma vista panorâmica, rodeado por montes. Conforme conta a história, a denominação do local é esta devido ao fato um dos seus primeiros moradores ter vindo do Uruguai, foragido da justiça. Localiza-se na Linha 28 e o acesso se dá pela Av. das Hortênsias e Rua João Petry, na saída para Canela.
Igreja Matriz de São Pedro – Gramado
A Igreja Matriz de São Pedro, localizada no centro de Gramado, foi construída originalmente em madeira como capela em 1917 e depois em pedras, em 1943. Sua construção levou 8 anos para ficar pronta e tornou-se uma das maiores demonstrações de religiosidade dos fiéis gramadenses. Sua estrutura montada em pedra basáltica tem vitrais sacros que causam belos efeitos luminosos, todos lembrando as passagens da vida do Apóstolo Pedro ao lado de Cristo. Sua torre tem 46 metros e inspira uma oração especial a São Pedro, padroeiro da cidade.
Parque knorr – Gramado
O Parque knorr – Aldeia do Papai Noel é o único parque natalino do Brasil e morada oficial do bom velhinho na América do Sul. O Parque Knorr foi criado em 1940 por Oscar Knorr.
No pavilhão de 700m² bem no centro da cidade, nos jardins do Parque Knorr, num local repleto de encanto e magia você encontra a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, Fábrica de Brinquedos, além da primeira casa da região em estilo bávaro, datada de 1940, toda decorada com motivos natalinos, onde hoje mora o Papai Noel. Dentro do parque está o mirante de onde pode ser apreciada a melhor vista do Vale do Quilombo.
Museu de Cera Dreamland – Gramado
O Museu de Cera Dreamland, apresenta ícones do cinema e da cultura pop .
Em toda a América do Sul, países como Argentina, México e Chile ficaram para trás, neste marco do pioneirismo do turismo gaúcho. Mais de 60 astros do cinema e personalidades distribuídos em 20 cenários temáticos, são o chamariz para visitantes e turistas de todas as regiões. Mais informações você pode conferir no site www.museudeceradreamland.com.br
Outro local que merece uma visita é o Museu Medieval, situado num castelo estilo medieval (o qual vem sendo construído durante os últimos 30 anos, exclusivamente por seu proprietário), além de exibir brasões e armas medievais, também abriga o único Museu de Cutelaria do Brasil, exibindo facas, espadas e adagas de todas as partes do mundo.
Saindo de Gramado, um dos passeios preferidos é visitar o Parque do Caracol, situado na vizinha cidade “Canela” e apreciar cascata Véu de Noiva a partir do mirante, ou então descer a escadaria que conduz até a base da queda de água, uma altura equivalente a um prédio de mais de 20 andares. Você também pode subir na torre construída na beira do penhasco para apreciar toda a beleza da mata virgem ou então embarque no teleférico para ver tudo de um ângulo privilegiado. O acesso à cascta é possível pela Av. das Hortênsias e Rua D. Pedro I. A bruma que se forma ao entardecer lembra o véu de uma noiva.
Se você ainda não conhece Gramado pense em colocá-lo em seu próximo destino de viagem pois a cidade conta com uma vasta rede hoteleira, desde os mais luxuosos aos mais simples, atendendo a todos os gostos do visitante .
O trânsito é bem orientado, sendo controlado pelas várias rótulas distribuídas entre as duas principais avenidas (Avenida das Hortênsias e Avenida Borges de Medeiros) e pela Rua São Pedro, de forte influência na cidade.
Eis uma excelente opção de descanso em contato com as belezas da natureza na serra gaúcha.
Veja mais fotos de Gramado em nossa galeria de imagens:
Recomendamos para você
Praia do Cassino – Maior Praia do Mundo
Serra Gaucha uma viagem inesquecível
Passeio de barco pelo Lago Guaíba em Porto Alegre
Frederico Westphalen um lugar para conhecer e voltar
14/08/2014
Cidade Maravilhosa,gostaria tanto de visita essa cidade, me encantei com essa paisagem bela.estou querendo passear no em Dezembro Natal de Luz,mas e muito caro para chegar lá minha finança são pouca, mas um dia vou conhecer
20/08/2014
Depende em que cidade do Brasil você mora Angela. Vale a pena investigar passagens de ôinibus, excursões, ou passagem aérea, se você mora em outro estado que não seja o RS.