Lucerna, a mais linda cidade Suíça
Lucerna, a mais linda cidade Suíça
Lucerna é a porta de entrada da Suíça onde se encontra todos os atributos geográficos e arquitetônicos da Suíça. Conheça Lucerna a mais linda cidade Suíça.
–
Se você pudesse viajar apenas para um país europeu, qual escolheria? Itália? França ou Alemanha?
Se escolher a Suíça verá que ela tem as características dos três . Sabor de três em um? Isso mesmo; mas se quiser resumir sua visita e conhecer de tudo um pouco do que tem na Suíça, é melhor escolher Lucerna, a cidade mais linda do país. Com uma população estimada em torno de 75 mil habitantes, a cidade cultural da Suíça recebe anualmente ao redor de dois milhões de visitantes . Neste post damos algumas razões para conhecê-la.
Lucerna, é considerada “síntese da Suíça” e cidade da cultura. Sua localização privilegiada às margens do Lago Lucerna com ruas estreitas e floridas e a abundância de prédios históricos fazem de Lucerna um lugar distinto e atraente, principalmente pela organização e limpeza.
Apesar de ter muitas atrações no comércio, com destaque para lojas de souvenir e relógios, muitos moradores de Lucerna trabalham em Zurique que fica a apenas 45 km de distância.
A atmosfera às margens do lago e as montanhas Rigi, Pilatus e Stanserhorn, tornam Lucerna o destino preferido de muitos grupos de turismo e turistas individuais que percorrem a Suíça central porque aqui tem de tudo que se encontra na geografia, cultura e arquitetura suíça: lago com a mais extensa navegação da Europa, cuja viagem pelo interior dá um panorama fantástico dos Alpes; rio que atravessa o centro histórico, montanhas à vista, prédios com arquitetura fantástica, e o que é muito apreciado é que você pode andar com muita tranquilidade visto que a Suíça tem uma das menores taxas de criminalidade de todos os países industrializados.
A cidade não é movida somente pelo turismo mas recebe anualmente milhares de turistas e é muito fácil de percorrer a pé. Em Lucerna você encontra pontes cobertas, fontes e construções decoradas com pinturas além de uma natureza exuberante.
Pontos turísticos de Lucerna
Para conhecer Lucerna você pode optar por fazer um tour pelo Lago Lucerna um passeio imperdível que leva 50 minutos até Vitznau e Weggis, ou subir o Monte Pilatus por teleférico ou se aventurar na viagem de trem mais inclinada do planeta (45º).
Kapellbrücke (Ponte da Capela) – O marco de Lucerna
A Ponte da Capela (em alemão, “Kapellbrücke”) constitui a peça central da paisagem urbana de Lucerna, sendo considerada uma das mais antigas pontes de madeira cobertas da Europa. Tudo em Lucerna gira em torno do rio e da Ponte da Capela.
No interior da ponte, encontram-se 112 pinturas do século XVII, restauradas do século XX, que retratam a história da cidade. No meio da ponte há a Wasserturm – torre de água, que já foi prisão, câmara de tortura, torre de observação e arquivo municipal.
A cidade conserva prédios modernos e antigas construções históricas, que preservam a história da cidade. A capela Hofkirche, com suas duas torres pontudas, também são um simbolo da cidade! Essa é considerada uma das igrejas mais valiosas da época do renascimento alemão.
Museggmauer
A muralha construída em 1331 está quase totalmente intacta. Das 9 torres apenas 3 estão abertas ao público. De cima de suas torres tem-se uma visão panorâmica da cidade e do lago.
O monumento do Leão Ferido, esculpido numa rocha, é uma homenagem aos mais de setecentos soldados suíços que morreram defendendo Luís XVI, em 1792, em Paris no Palácio das Tulherias. No jardim Glacier, onde está o leão caído você pode fazer uma viagem de descoberta através de 20 milhões de anos de Luzern, inclusive conhecer ” Alhambra“, o corredor de espelhos, uma atração com 90 espelhos além de rochas originárias da Era do Gelo e fósseis de 20 milhões de anos.
O escritor americano Mark Twain elogiou a escultura do leão ferido mortalmente como sendo “a escultura de pedra mais triste e comovente no mundo.”
Centro de Convenções e Cultura de Lucerna (KKL)
Abriga um grande auditório de concertos, um centro de convenções e museu de arte sob seu teto imponente. Em seu auditório ocorrem festivais internacionais de música.
Outro local muito interessante que vale a pena visitar é o Museu Suíço de Transporte (verkehrshaus.ch), que abriga mais de 3 mil itens em exposição em 20 mil m², que analisam a história do transporte ferroviário, rodoviário, aquaviário e até espacial.
Lucerna está rodeada por muitas montanhas com topos cobertos com neve como o Monte Titlis, a mais impressionante de todas, que oferece neve ou pelo menos gelo o ano inteiro. O acesso a ela por trem leva 45 minutos a Engelberg e mais 45 minutos em vários bondinhos.
Em Titlis, você pode viver um monte de experiências inesquecíveis, como rollicking em tubos de neve, snowboard, halfpipe, kicker, trilhos ….
Mais perto, mas com neve garantida só no inverno, estão o Monte Pilatus (no verão, 20 min. de trem ou 50 min. de barco a Alpnachstad; de funicular leva 30 minutos.
22 Comentários
-
-
claiton vigna
29/01/2019
Irei a zurique em maio e pretendo fazer um bate volta a lucerna. Dá prá conhecer em um dia ate pra subir o Pilates/ old town /lago e etcc… ??? alguem pode me dizer?
-
-
-
Jacqueline
16/01/2018
Estive em Lucerna em abril de 2016. Fiquei fascinada com tamanha beleza, principalmente os alpes onde tive a oportunidade de ir. Agora,como toda cidade Suíça tudo é muito caro.Tem lojas que aceitam o euro.
-
-
-
leo
05/03/2015
otimas dicas
-
-
-
marcos
07/02/2015
estive em dezembro de 2014,em lucerna com meus sobrinhos.não subimos o monte,mas só de andar pela cidade valeu a pena.O hamburgue de Lucerna é bem melhor que o Americano,tivemos sorte pois no mercado e café encontramos funcionários brasileiros.fomos agraciados por uma nevasca.É um lugar para onde quero voltar se um dia voltar a passear pela E
uropa.
-
-
-
Renato
07/02/2015
Também já estive em Lucerna, mas a trabalho. O único “senão” para mim foi o horário do comércio, que fecham as 18:30h durante a semana, com excessão de quinta-feira (21h).
Subi no Pilatus também, era verão e pudemos ir em toda parte (no inverno algumas partes ficam fechadas por causa da neve). Descemos de teleférico até a primeira parada e depois andamos por cerca de 1 hora até o outro ponto de teleférico. Vale muito a pena o passeio!
Só um detalhe para a foto com legenda “Centro Histórico de Lucerna”, na verdade essa é a parte nova da cidade, acho que é um hotel do lado do Mc Donalds e em frente da estação de trem. O centro histórico fica do outro lado da ponte, em inglês eles mesmo chamam de “Old Town”, na região próxima do leão na pedra.
As coisas em geral não são muito baratas e não é só por causa da moeda, outros europeus reclamam dos preços na Suíça. Mas sem dúvida, lá tudo funciona… e muito bem!
-
-
-
Vera
09/12/2014
Época de férias no Brasil, dezembro a março, é muito frio na Suíça, como é na Alemanha? Ou dá pra fazer todos os passeios sem desconforto? Eu só falo inglês, francês e italiano, vou ter dificuldade porque não sei nada de alemão?
-
Renato
07/02/2015
Em toda a europa nessa época faz frio… Se no topo do monte Pilatus estiver com neve, algumas áreas ficam com acesso fechado.
Só falo inglês e dá para fazer tudo numa boa. Na Alemanha tem muita indicação/placas em alemão e inglês, na Suíça geralmente só em alemão, mas pedindo informação dá pra se virar tranquilo. Não passei apuros ou dificuldade por causa do idioma.
Obs.: a rede de supermercados COOP tem preços bons, comprei os chocolates lá… nutella é barato também, rs
-
-
-
Liya
26/10/2014
Conheci Lucerna num passeio pela Europa em 2012. Realmente possui uma beleza indescritivel,
sendo muito segura tambem para se caminhar a noite, em suas ruas um pouco deserticas.
Caminhei pela ponte coberta, conheci tambem o monumento do leao ferido.
Enfim, a cidade eh um encanto que vale a pena conhecer.
-
Anna Luisa
11/10/2014
Estive visitando a Suiça,mais precisamente a Basiléia em setembro de 2013,visto que meu sobrinho está morando lá.A intenção era visitar minha cidade natal Arsiè-provincia di Belluno-Itália e da Basiléia indo pela Austria levamos 7 horas de automóvel até lá.Foi indiscritível poder retornar após 63 anos.Mas quanto a Suiça,fomos visitar Lucerna e lá o Monte Pilatus.A cidade transpira cultura e beleza. O passeio ao Monte Pilatus vale.A subida e descida pelo bondinho está repleto de belas imagens e o Monte em si não dá para explicar,só vendo pessoalmente.Rocha pura e acima das nuvens…Devo considerar, que a Suíça é um lugar para morar onde a segurança e funcionalidade são fundamentais.TUDO FUNCIONA….Apesar da França e Itália possuírem panoramas estupendos,a Suiça é superior em praticidade e funcionalidade,além de também possuir lindas paisagens e muita cultura,ou seja, tem tudo que se possa querer de um país para fincar raízes…talvez o único ponto contrário seja a língua…pois o alemão-suiço é difícil….
-
caua
03/09/2014
que legal que linda cidade !!!!!!!!!!
-
inaudete
27/05/2014
Nossa, que lugar rico de beleza e cultura! Como seria bom conhecer um lugar desse de pertinho
-
vanessa
19/05/2014
muito linda,em breve estarei ai com meu amor,mas dessa vez pra fica..
-
ROBERTO DOS SANTOS SILVA
27/03/2014
JÁ ESTIVE AÍ E FOI MARAVILHOSO CONHECER ESSA CIDADE MARAVILHOSA
-
Rodrigo
12/02/2014
Estou indo pra lá mês q vem quanto custa pra subir nos montes titlis e pilatus?
-
Pierino
23/10/2013
( Luzern)Lucerna!!!!!
E Fantastica…..per vivere,piccola e sicura !!!il Carnevale di Lucerna ,per me ,e uno dei migliori de Europa..
-
-
Tania
17/09/2013
Nossa!!! É um lugar belíssimo , Lucerna ….
-
Gustavo Viegas
17/09/2013
Com certeza Tania, Lucerna é um cidade belíssima. Está no meu projeto de visitar antes dos 30 anos!
-
Tania
18/09/2013
Concordo com vc que vale visitar…
-
Eustáquio
26/07/2014
Estive lá em julho/2014, vale a pena conhecer.
Maravilhosa,outra cultura….
-
-
-
-
-
-
-
MAX OLIVEIRA
24/08/2014
Estive no Monte Pillatus em FEV/2014 e estarei lá novamente em SET/2014 dessa vez para subir e conhecer o Monte TITLIS.
-
Boa noite. Pessoal estou indo pra Lucerna em Agosto de 2015. Alguém por favor poderia me ajudar com dicas de hotéis e demais detalhes da cidade? Preciso muito de ajuda, por favor, se quiserem me contatar pelo face. Fico muito agradecido, abraços
-
-
-
-
29/01/2019
Irei a zurique em maio e pretendo fazer um bate volta a lucerna. Dá prá conhecer em um dia ate pra subir o Pilates/ old town /lago e etcc… ??? alguem pode me dizer?