Salvador e os encantos da capital baiana
Salvador e os encantos da capital baiana
–
Atualizado em: 20/05/2016
2 Comentários
Salvador, a capital da Bahia é conhecida por possuir a área metropolitana mais rica do nordeste do Brasil. Salvador também é a sede de importantes empresas nacionais e internacionais, destacando-se também na música e na conservação do patrimônio arquitetônico do período colonial. Salvador também é muito conhecida por sua deliciosa gastronomia.
Figurando entre as 120 maiores cidades do mundo, a maior do nordeste e a terceira maior cidade do Brasil, Salvador é um misto de culturas e etnias em um lugar privilegiado do país. Por ser a primeira capital colonial brasileira Salvador foi o berço de grandes nomes no cenário artístico, com destaque mundial.
Há muito o que ver e fazer em Salvador
A cidade investe cada vez mais no turismo, que é reconhecido como importante atividade, principalmente no que se refere à exploração das artes, belezas naturais e patrimônios culturais.
As ruas do Centro Histórico transportam o turista para os primórdios da história do Brasil. Durante as visitas ao local, pode-se aprender, com a ajuda dos guias, como se desenvolveu a colonização da primeira capital do país.
Até 1763, Salvador sediou a capital da Coroa Portuguesa nas Américas, sendo que alguns monumentos construídos neste período continuam preservados, o que torna o patrimônio arquitetônico dessa cidade muito valorizado. No Pelourinho de Salvador, existem mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII.
Diversas igrejas e museus completam a estrutura deste bairro, que no passado, era ponto oficial de tortura dos escravos. A cidade também destaca-se historicamente, por ter sido o principal porto do Hemisfério Sul até o século XVIII.
Nos 50 quilômetros de costa marítima de Salvador você vai se encantar com as belezas naturais que são tão vastas quanto o próprio litoral. Pelo considerável número de praias que a cidade tem é possível explicar porque Salvador é tão procurada pelos amantes de esportes aquáticos e suas praias são comumente caracterizadas por extensas faixas de areia branca e inúmeros coqueiros.
Praias de Salvador na Bahia
Grande parte dos 50 km das praias de Salvador são embelezadas por coqueiros, sendo que o O Porto da Barra, com águas calmas e límpidas; é um dos pontos mais frequentados pelos soteropolitanos e a Praia dos Artistas, na Boca do Rio, tornou-se um espaço assumidamente gay do litoral soteropolitano. A cidade de Salvador também tem parques, como Pituaçu, que é uma reserva ecológica com diversas atrações. O Parque Costa Azul tem área de esporte e lazer.
Porto da Barra- é a praia mais próxima do centro, com águas limpas e mar calmo. Durante a semana é mais tranquila. A iluminação noturna da praia garante o movimento até mesmo depois que o sol se põe. Esta praia é indicada para a prática de esportes náuticos, como o windsurfe
Farol da Barra– praia extensa com recifes que formam piscinas naturais; a Praia do Farol da Barra tem como destaque o Forte de Santo Antônio e o calçadão para caminhadas.
Veja mais fotos do fotógrafo Paulo Muller em nossa galeria de imagens.
Ondina- Praia pequena com ondas fortes e recifes que formam piscinas naturais;
Patamares– linda e tranquila aqui é imperdível degustar a especialidade local: “peixe na telha”.
Armação– praia extensa, com areias grossas e ondas fortes. É muito frequentada por surfistas.
Jaguaribe-praia extensa, com areias finas e mar calmo, é uma das praias mais movimentadas de Salvador.
Piatã-praia extensa de areias finas e ondas fracas com piscinas naturais.
Itapuã- É a mais famosa praia de Salvador, tem águas verdes, pedras, coqueiros, piscinas naturais e areias claras. Lugar muito lindo para ser fotografado, principalmente junto ao farol que é uma atração à parte, mas é preciso tomar cuidado com assaltos que são muito frequentes no local.
Stella Maris-Praia muito tranquila com piscinas naturais, dunas para sandboard e ótima infraestrutura.
Flamengo-Praia paradisíaca em ambiente selvagem emoldurado por dunas e coqueiros que tornam esta praia uma das mais bonitas de Salvador. Tem ondas perfeitas para surf e piscinas naturais. No local tem quiosques e restaurante.
Corsário – Ondas fortes, próprias para o surf , também muito frequentada pelos amantes dos esportes de areia, como o frescobol e futebol. No local tem uma boa infraestrutura, além do Parque Metropolitano de Pituaçu , uma rea de Proteção Ambiental que além da bela paisagem, oferece uma ciclovia e pista de Cooper par ao lazer do visitante.
Outras pontos turísticos de Salvador
Forte de São Marcelo
Erguido sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, fronteiro ao centro histórico da cidade, destaca-se por se encontrar dentro das águas, e ser o único de planta circular no país, inspirado no Castelo de Santo Ângelo (Itália) e na Torre do Bugio (Portugal). Para aproveitar melhor o passeio vá em dia de sol utilizando um barquinho no terminal náutico que fica atrás do Mercado Modelo. A travessia é rápida e as viagens são em intervalos curtos. No forte, um guia irá percorrer a construção, contando a história do local e de algumas personalidades ligadas a ele, muito interessante. O lugar é lindo e há boa infraestrutura.
Museu de Arte Moderna – Localizado no Solar do Unhão o museu oferece diversas exposições, e apresentações de filmes e eventos culturais.
Fundação Casa de Jorge Amado -localizado no Largo do Pelourinho bem no Centro Histórico está o museu que retrata tudo sobre o mais importante escritor baiano. O material consta além de tudo que já foi escrito pelo escritor Jorge Amado; recortes, periódicos e fotografias sobre o escritor. É uma ótima opção para os interessados em pesquisar a biografia de Jorge Amado e também sobre a cultura baiana.
Outros importantes museus que merecem ser visitados em salvador, são: Memorial das Baianas, Museu de Arte da Bahia ,Museu Afro-brasileiro, Museu de Arte Sacra, Museu Carlos Costa Pinto e Museu da Cidade. Outro passeio imperdível em Salvador é fazer uma visita à Ilha dos Frades e de Itaparica A primeira visita é à Ilha dos Frades e suas águas quentes e na Ilha de Itaparica – a mais famosa ilha da baía, com piscinas naturais, mergulho, caminhadas e cavalgadas. Além de todas estas opções o turista também é contemplado com a vista de toda a cidade durante o passeio.
Confira mais imagens de Salvador na galeria:
Recomendamos para você
Serra Gaucha uma viagem inesquecível
Dicas de passeio: O que fazer no Rio de Janeiro
Viajar para Foz do Iguaçu é destino único no Brasil
Frederico Westphalen um lugar para conhecer e voltar
Itacaré – Conheça a encantadora cidade litorânea de Itacaré no interior da Bahia
Viajar para chapada diamantina é um destino inesquecível
Turismo em Natal no Rio Grande do Norte
Praia do Cassino é a Maior Praia do Mundo
Salvador e as belezas de sua orla marítima
2 Comentários
Dê sua opinião! Cancelar resposta
26/01/2016
Quem nasce em Salvador é soterapolitano.
26/01/2016
Na verdade é soteropolitano. Já corrigimos no artigo. Obrigado por lembrar.