Porto Seguro e as belezas do descobrimento
Porto Seguro e as belezas do descobrimento
–
Atualizado em: 07/04/2017
1 Comentário
Porto Seguro, no sul da Bahia, orgulha-se de ser o local de chegada dos portugueses na época do descobrimento, e não é a toa que está, “quase” em sua totalidade, tombada pelo Patrimônio Histórico porque em Porto Seguro tudo remete ao passado da nação brasileira.
O passado histórico e as belezas ambientais de Porto Seguro atraem turistas o ano inteiro não apenas do Brasil mas também da América Latina, Europa, e Israel.
Geografia Local
Porto Seguro tem Kilômetros de falésias coloridas de brilhar o olhar, além de praias de areias brancas e finas com abundância de recifes de corais. Tudo isso misturado com o verde da vegetação da Mata Atlântica, tornam esta terra tão atrativa e encantadora.
Distância de Salvador
Apesar de Porto Seguro estar localizada a 700 km da capital do estado, é de rápido acesso por seu aeroporto localizado a apenas 2 km do centro e a poucos metros do terminal rodoviário da cidade. É importante ressaltar que o aeroporto de Porto Seguro é um dos que mais recebe voos Charters.
Verão o ano inteiro
Com temperaturas oscilando entre 25 e 40 graus, aqui tem praia o ano inteiro. É por isto que sempre tem turista em Porto Seguro, mas a melhor época para visitar o local, sem dúvida é na baixa temporada pelo menos pra quem não curte aglomerações.
Além dos 145 mil habitantes de Porto Seguro, anualmente milhares de turistas procuram agito em suas praias muito badaladas pelo Axé. A mais frequentada é a Praia Taperapuã e a Passarela do Descobrimento que já é mais conhecida como “Passarela do Álcool“. Ela também é o shopping center de Porto Seguro.
Na Passarela do descobrimento é onde se encontram diversas lojas com artesania baiana, além de bares e restaurantes com pratos típicos da culinária local. Além das lojas e boutiques, na Passarela tem muitos vendedores de Rua que disputam o espaço local. Na foto abaixo, está o Beco da Passarela, onde estão concentrados os restaurantes e bares mais sossegados da área.
Mas Porto Seguro também tem locais tranquilos, como as famosas Vila Trancoso, e Arraial D’Ajuda que é o ponto de encontro de artistas, escritores e músicos.
O que fazer em Porto Seguro
Em Arraial D’Ajuda tudo respira turismo, com serviço de qualidade internacional.
Nesta vila tem 9 praias paradisíacas, algumas com águas tranquilas, outras com ondas perfeitas para o surf. O local oferece ainda as atrações do Eco-parque, com tudo que se enquadra nestes locais de lazer.
Veja fotos das praias de Porto Seguro em nossa galeria de imagens:
Os atrativos não param. Em Porto Seguro é possível praticar mergulho em vários pontos da costa; passear de montain bike e desfrutar dos esportes radicais como: treking, parapente e ultra leve. Para quem gosta de curtir a natureza com mais tranquilidade pode aproveitar das trilhas e passeios dirigidos.
Embora o turismo seja a atividade que mais impulsiona o comércio local, a cidade também mantém atividades como agricultura, pecuária e reflorestamento.
O município de Porto Seguro é cortado pelo Rio Buranhém, cujas águas permitem passeios ecológicos de barco até a Ilha do Pau do Macaco. O que mais atrai visitantes em Porto Seguro são os locais do sítio histórico da época do descobrimento.
Cidade Histórica de Porto Seguro
No Centro Histórico de Porto Seguro há uma imensa riqueza cultural tombada pela UNESCO em 2000 como Patrimônio Histórico Natural da Humanidade e reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN) em 1973.
Os locais mais procurados no Centro Histórico
Igreja de São Benedito, construída pelos Jesuítas. Ao lado da igreja estão as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil, a Casa da Câmara e a cadeia que abriga o Museu de Porto Seguro.
Igreja Nossa Senhora da Pena
Suas torres foram feitas com louça de Macau e seu interior contém imagens sacras dos séculos XVI e XVII;
Marco do Descobrimento
Veio de Portugal junto com as caravelas da frota de Cabral. É muita emoção registrar uma foto neste local, onde aportaram as caravelas da esquadra portuguesa.
Em 2000, foi inaugurado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, um marco comemorativo aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Ao lado do Marco do Descobrimento encontra-se o monumento aos índios Pataxós.
Além do Museu de Porto Seguro e do memorial da Epopeia do Descobrimento, outros locais muito visitados são o Parque Nacional do Monte Pascoal e o Parque Municipal Marinho do Recife de Fora.
Mas Porto Seguro não é só antiguidade não, a cidade é agito o ano inteiro. As praias de areias brancas são o cenário para a badalação ao som do Axé music e outros ritmos.
Veja mais fotos de Porto Seguro em nossa galeria:
Recomendamos para você
One Response
Dê sua opinião! Cancelar resposta
27/01/2017
Boa tarde,
Meu nome é Sanaira, faço parte de um site de viagem, onde fazemos diversos artigos sobre novidades, dicas e tudo relacionado ao assunto.
Gostaria de oferecer um texto inédito para ser publicado em seu site, você aceita guest post?
Veja alguns de nossos textos publicados em outros sites:
https://viajarioblog.wordpress.com/2016/12/21/ilha-de-alcatrazes-sera-aberta-ao-turismo-em-2017/
http://www.vaimesmo.com/2017/01/aventure-se-imersao-floresta.html
Obs: O texto é guest post e não publieditorial, pedimos ao menos um link para nosso site, mesmo que seja na fonte do artigo.
Aguardo seu retorno,
Abraço.