Itacaré – Conheça a encantadora cidade litorânea de Itacaré no interior da Bahia
Itacaré – Conheça a encantadora cidade litorânea de Itacaré no interior da Bahia
Conheça a encantadora cidade litorânea de Itacaré no interior da Bahia. Antigo porto de comércio de cacau, a Itacaré vive hoje da pesca e do turismo.
–
Atualizado em: 07/04/2019
Nenhum comentário
A 150 km do interior da Bahia, está a encantadora cidade litorânea de Itacaré. São 730 km2 de belezas incomparáveis. Antigo porto de comércio de cacau, a cidade vive hoje da pesca e do turismo. O governo do Estado da Bahia está investindo em Itacaré, construindo estradas e melhorando a infra estrutura da cidade. Sua localização privilegiada, na foz do Rio de Contas, cercada por milhões de m² de mata atlântica e milhares de m² de praias praticamente intocadas.
Em Itacaré você encontrará reunido: lindas praias virgens, natureza exuberante e preservada; pessoas maravilhosas, comida deliciosa, tranqüilidade, e o que é mais importante, sol e ondas o ano inteiro. Ao todo são 15 praias: Pontal, Coroinha, Concha, Resende, Tiririca, Costa Ribeira, Siríaco, Prainha, São José, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho, Itacarezinho e Serra Grande e Prainha. Itacaré é Lugar de muitas línguas, onde a diversidade cultural e a bela acolhida do povo alegre e receptivo vão lhe proporcionar muita paz e descontração.
O centro da cidade conserva alguns monumentos da época colonial, principalmente a igreja São Miguel e a Casa dos Jesuítas que acabou de ser restaurada. A maior parte dos casarões de Itacaré foram construídos no início do século XX, na época de ouro do cacau. Alguns deles estão agora convertidos em pousadas, aliando o charme do passado ao conforto de hoje.
Com o passar do tempo, a cidade cresceu em direção às praias. Assim nasceu a Pituba, bairro colorido e típico, lugar dos artistas, dos surfistas e da juventude. Tem pousadas simples mas aconchegantes. A rua principal, o Caminho das Praias, concentra bares animados e restaurantes servindo típicos pratos baianos. Itacaré pode ser visitado o ano inteiro, já que as chuvas no período do inverno (julho/agosto), não chegam a atrapalhar os visitantes.
O bairro da Concha próximo à praia da Concha concentra as principais pousadas de Itacaré numa área rica em mata. O bairro todo é ocupado pelo Condomínio Conchas do Mar que constitui a principal área de expansão urbana em Itacaré. Outra área de expansão é o bairro da Passagem, localizado no outro lado da cidade, perto do Rio de Contas. Menos turístico, este bairro calmo é habitado principalmente por nativos de Itacaré.
A formação geológica de Itacaré com um litoral formado por uma sucessão de praias e morros cobertos por coqueirais e mata preservada. proporcionam um conjunto de atrações tão diversas num único lugar. É um cenário perfeito para esportes de aventura. Várias atividades podem ser praticadas: surf, rafting, parapente, mountain bike, tirolesa e arvorismo. Em poucos lugares do mundo a natureza foi tão benéfica.
Você Pode passear de canoa pelo Rio de Contas, tomar banho de cachoeira, pegar ondas em uma duzia de picos diferentes como fazem os surfistas que a frequentam desde os anos 80, como também pode percorrer um circuito de arvorismo no meio da mata atlântica ; fazer Rafting nas corredeiras de Taboquinhas ou simplesmente tomar um banho de mar nas praias próximas à cidade.
Dentre as 15 praias de Itacaré, uma delas figura entre as 10 praias mais lindas do Brasil. ” Prainha“, que apesar de sua beleza exuberante ainda é considerada uma praia deserta, e o acesso se dá apenas por trilha em um percurso de 40 minutos, cruzando por belas cachoeiras. Nesta praia é possível encontrar apenas uma barraca que vende água de côco, frutas da estação, banheiros e uma deliciosa ducha.
Após um dia de praia, nada melhor do que ver o pôr do sol na Ponta do Xaréu um local de beleza singular onde os últimos raios solares enfeitam a paisagem repleta de barquinhos dos pescadores locais . Dentro da cidade, é possível apreciar o espetáculo de uma roda de capoeira, ou realizar compras em lojas dos artesãos locais.
Jeribucaçu é outra praia muito linda, distante apenas 5 km do centro da cidade, mas como sua área fica dentro de uma fazenda, o acesso de carro é complicado ; é necessário um 4×4, além de ter que pagar uma pequena uma taxa para cruzar a propriedade.
No distrito de Taboquinhas , distante apenas 28 km de Itacaré, é possível descer as corredeiras do Rio de Contas praticando um rafting radical. O rafting Taboquinhas é considerado um dos melhores do Brasil e ainda tem a vantagem da temperatura da água ser bem agradável o ano todo; outros atividades são o parapente, rapel, cascade, mountain bike, bóia cross, caiaque, duck, off-road e canoagem. Guias especializados e várias operadoras de turismo oferecem grande variedade de atividades de aventura.
À noite existem várias opções de jantar em um dos vários restaurantes que servem pratos locais e internacionais. Itacaré é animada durante o dia e esquenta realmente depois da meia-noite, quando as diversas tribos que frequentam a cidade se encontram nos bares da Orla e da Pituba para curtir e dançar reggae, forró, samba rock.
Confira mais fotos na nossa galeria de imagens:
Recomendamos para você