Coimbra – Principais pontos turísticos
Coimbra – Principais pontos turísticos
Conheça os principais pontos turísticos de Coimbra. Conhecida como a cidade dos estudantes, Coimbra tem muito a oferecer ao turista. Veja fotos de Coimbra.
–
Atualizado em: 07/04/2019
Nenhum comentário
Coimbra, é uma cidade portuguesa da Região do Baixo Mondego que se destaca pelas ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais.
Assim é Coimbra, a terceira maior cidade de Portugal, também conhecida como “cidade dos estudantes” , e por sua importância histórica e privilegiada posição geográfica no centro da espinha dorsal do país, a cidade é também referência nas áreas do Ensino e da Saúde.
O clima Mediterrâneo de Coimbra torna esta cidade muito aprazível em todos as estações do ano.
Nossa colaboradora deste post, a fotógrafa paulista Luíza Lima, que reside em Coimbra há algum tempo; soube muito bem captar em sua lente as belas imagens que enriquecem nosso texto.
O Rio Mondego que atravessa a cidade, se torna mais belo pelos atrativos naturais do Parque Verde do Mondego que margeia o rio na parte central da cidade; um lugar muito agradável que tem sua paisagem embelezada pelo tempo em cada estação, sendo ideal para passar momentos inesquecíveis.
Pontos Turísticos de Coimbra
Coimbra tem muitos locais interessantes para se conhecer, principalmente na parte histórica na cidade baixa, e um destes locais é a Universidade, a primeira Universidade de Portugal que é também uma das mais antigas da Europa.
Dos 150 mil habitantes da cidade, 33 mil são estudantes que tornam a cidade de Coimbra um pouco agitada durante a semana, já que tudo gira em torno da Universidade; tanto que se tornou parada obrigatória para quem vem à Coimbra.
Na universidade, os locais mais visitados são o Paço das Escolas, a Sala dos Capelos e Salas do Exame Privado e das Armas; a Prisão Acadêmica, a Porta Férrea, a Via Latina, a Capela de São Miguel e a famosa Biblioteca Joanina, que conta com mais de 300 mil obras datadas entre os séculos XVI e XVIII organizados em estantes ornamentadas com talha dourada. O conjunto de edifícios ocupa o lugar do Paço onde viveram os primeiros reis de Portugal.
Em Coimbra há uma infinidade de lugares agradáveis para se desfrutar em boa companhia, como: cafés, bares, restaurantes, parques e praças.
Durante a semana principalmente terças e quintas, todos estes locais ficam repletos de estudantes, pois são eles que agitam as noites na cidade, que aos finais de semana se torna muito tranquila.
Um dos bares que atrai muitos estudantes é o Irish Pub, um aconchegante local para passar o tempo livre no Parque Verde do Mondego. Este bar tem um espaço mágico sob a margem do Rio Mondego, com uma paisagem única.
E por falar em estudantes, aqui eles tem muitos privilégios; um deles é que podem utilizar o ônibus circular ilimitadamente durante todo o mês, por apenas 22,00 € . Em Coimbra este meio de transporte público é elogiável; muitos carros em serviço, e a higiene impecável de seu espaço físico.
Coimbra também se destaca pela infraestrutura e sua excelente e variada gastronomia; organizações e empresas de porte internacional que por aqui se estabeleceram. Pelas estreitas ruas e ruelas da cidade, vê-se muitos monumentos históricos.
A Sé velha onde está sepultado D. Sesnando, conde de Coimbra, é um dos tantos lugares muito interessante para conhecer, já que é uma das únicas catedrais portuguesas românicas da época da Reconquista que sobreviveu praticamente intacta até os nossos dias.
Na Sé velha é o local onde ocorre a serenata da Festa da Queima das Fitas; momento em que os calouros viram doutores, e passam a usar o traje acadêmico.Passando a Sé Velha e descendo uma escada bem acentuada e enorme denominada de “quebra costas“, cruza-se pelo Arco da Almedina que leva à Praça 8 de Maio; local onde se encontra diversas lojas. Nesta praça também está localizado o Mosteiro de Santa Cruz, outro local muito interessante para conhecer.
O Largo da Portagem, a principal praça no centro da cidade, é um lugar que reúne prédios e esculturas em estilo renascentista; e onde é possível tomar um ótimo café e comer um bolinho de bacalhau português ao ar livre, segundo recomendações da Luiza Lima, nossa colaboradora.
Conectada ao Largo da Portagem fica a principal rua da Cidade Baixa de Coimbra, a Rua Ferreira Borges, que atualmente não tem trânsito de automóvel e é onde se encontram várias lojas de comércio.
Museus de Coimbra
Coimbra apesar de ser uma cidade pequena, tem 28 museus; alguns deles não podem ficar de fora do seu passeio como o Museu Municipal, que ostenta a Coleção Telo de Morais, além de coleções permanentes de pintura portuguesa (séculos XIX e 1ª metade do século XX), mobiliário, cerâmica, escultura, pratas e outros objetos artísticos decorativos; O Museu Zoológico da Universidade de Coimbra reúne várias coleções de quase todos os grupos zoológicos. Este museu também guarda uma coleção de anatomia comparada, a única do país; de ovos e ninhos de aves de Portugal e uma coleção de anomalias e monstruosidades, e o Museu Nacional de Machado de Castro instalado junto à Sé Nova, no Palácio Episcopal de Coimbra, é considerado um dos mais importantes museus do país, possui coleções importantes de pintura, escultura, ourivesaria, cerâmica e têxteis.
Coimbra tem muitos outros lugares e locais interessantes para se conhecer principalmente para os interessados em história.
E os espaços verdes em Coimbra também são atração aos finais de semana. Na cidade há inúmeros jardins e parques florestais para lazer. Os mais procurados são o Parque Verde do Mondego e o Jardim Botânico da Universidade, onde estão reunidas milhares de espécies com interesse científico, exóticas e autóctones, além de elementos decorativos como tanques e fontes.
Dos inúmeros parques próprios para passeio, diversão, caminhadas e tudo o que se pode fazer em áreas verdes, o mais procurado pelos turistas é sem dúvida o Parque Verde do Mondego, pela beleza geográfica às margens do Rio Mondego e também porque oferece inúmeras atividades como canoagem, e até prática de artes marciais.
Recomendamos para você
Dia Mundial do Turismo
Monte Everest em detalhe extremo
Turismo em Natal no Rio Grande do Norte
Toronto, a cidade mais multicultural do mundo
Águas de Lindóia – Pousadas, Hotéis Fazenda, Lazer, Esportes Radicais: O refúgio ideal para melhorar sua vida
Pontos turísticos da Itália: Sardenha e sua cultura alimentar