10 melhores praias do Nordeste brasileiro

Baseados em pesquisas, elegemos as 10 praias mais lindas do Nordeste brasileiro que se pode desfrutar o ano inteiro. Veja quais são, e se ainda não foi, temos certeza de que ao ler o post poderá tomar a decisão de eleger alguma delas para seu próximo destino de férias.

Onde fica o nordeste brasileiro?

Do estado da Bahia para o norte, começa o Nordeste brasileiro, cuja paisagem se destaca pela abundância de palmeiras, areias claras, mar de águas mornas, e temperaturas agradáveis durante todo as temporadas.

Deste cenário perfeito fica difícil eleger as 10 melhores praias sendo que há inúmeras praias paradisíacas em várias cidades do Nordeste. Veja quais são elas:

1- Baía do Sancho – Fernando de Noronha / Pernambuco

O arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhotas de beleza rara e abundante vida marinha, e está a 545 km da capital do Pernambuco. A Praia mais famosa é Baía do Sancho que pela segunda vez consecutiva foi considerada a praia mais linda do Brasil pelos internautas.

Chegar até a Baía do Sancho exige espírito aventureiro porque é preciso passar por 2 lances de escadas entre fendas nas rochas e depois descer por uma escada grande até chegar na areia; e como esta praia é uma das integrantes do Parque Nacional Marinho, o acesso é restrito; sendo exigida uma taxa de preservação do ambiente, porém o valor e o esforço físico para chegar ao local é algo que vale muito a pena, pois o cenário que se vislumbra é de arrepiar.

Baía do Sancho - Fernando de Noronha

Baía do Sancho – Fernando de Noronha Foto Dicas de Férias

Água transparente, que reflete cores azul esverdeado, com temperatura de 28 graus o ano todo; e pra quem curte vida marinha, tem imensos atrativos; é só não esquecer o snorkel. Atenção: ela não tem infraestrutura, e nem barraca que venda alimentos. Tem que levar comida e água para beber.

Pra quem não se arrisca a esta aventura por terra, pode optar pelo passeio nos barcos que partem diariamente do Porto Santo Antonio em visitas às ilhas secundárias com parada na Baía do Sancho.

2 – Morro de São Paulo- Bahia 

Ao sul de Salvador (60 km), na  ilha “Morro de São Paulo”; está a praia que é preferida pelos turistas do mundo todo. De barco leva dua horas para chegar até a ilha, mas a paisagem que se descortina, recompensa o tempo de viagem.

morro-de-sao-paulo-bahia-brazil-ocean-poolA praia de Morro de São Paulo tem águas mornas, límpidas e transparentes, além das palmeiras e mata nativa que fazem parte desta tranquila praia, que apesar de pequena, tem excelentes pousadas e hotéis aconchegantes,  em um povoado que não circula carro e com pouco mais de 600 pessoas que  convivem em meio a natureza quase selvagem do local.

Veja mais sobre a praia de Morro de São Paulo.

3 – Mutá – Porto Seguro / Bahia

A praia de Mutá é a mais nova atração do município de Porto Seguro, que conta com 90 km de praias no  seu litoral, Mutá fica a apenas 10 km do centro de Porto Seguro e conta com toda a infra estrutura de pousadas e hotéis, além das barracas à beira-mar que vendem petiscos do local. As águas desta praia são de cor azul-esverdeadas, e de areias brancas, somadas ao  clima agradável, além da beleza das palmeiras.

Praia de Mutá- Porto Seguro

As águas calmas da praia de  Mutá são procuradas por amantes do esporte náutico, tanto é assim, que o Iate Club de Porto Seguro está bem próximo às margens desta praia.

4 – Praia de Maragogi – Alagoas

Maragogi é uma das praias mais lindas do Nordeste. De Maceió, capital do Alagoas, ou de Recife, capital do Pernambuco, leva em torno de duas horas e meia ate esta praia que está no meio do caminho entre estas capitais nordestinas. Do Aeroporto até a praia tem transporte frequente, e o local conta com excelentes pousadas e hotéis.

piscinas02

Maragogi é rica em arrecifes de coral com flora e fauna riquíssimas, e que formam atrativas piscinas naturais de águas límpidas e mornas. Estas formações de corais fazem parte da Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais. Quem chega ali se extasia com tanta beleza natural que pode ser melhor desfrutada com snorkel e máscara de mergulho.

5 – Praia do Saco – Estância / Sergipe

A 76 km da praia do Atalaia se encontra a praia do Saco; rodeada de coqueiros e areia branca. Um lugar tranquilo, com poucos turistas, de águas mornas esverdeadas e sem ondas, que atrai principalmente famílias que querem mais tranquilidade. A rede hoteleira não tem grande infraestrutura, mas algumas pousadas típicas que são bem aconchegantes e tratam da melhor maneira possível os visitantes, e tem também a opção de chalés para famílias. Os restaurantes e lanchonetes são simples, mas com atendimento de qualidade, e na orla da praia tem barracas  que garantem ótimos petiscos. Opções de lazer no local incluem o passeio de Buggy nas dunas que custa em media 120 reais o transporte para 4 pessoas, e o passeio de lancha que não é muito barato, oscilando em torno de 250 reais.

Praia do Saco - Foto Guia de Aracaju

Praia do Saco – Foto Guia de Aracaju

6 – Praia de Jericoacoara – Jijoca / Ceará

A praia de Jericoacoara, ou Jeri, como é mais conhecida, está situada a 300 km de Fortaleza a capital do Ceará; no município de Jijoca. É preciso saber que em Jeri, as ruas são de areia e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km, sendo necessário utilizar veiculo 4×4 para chegar até a praia que já foi considerada uma das dez praias mais lindas do planeta pelo jornal americano The Washington Post, e é um dos poucos lugares no Brasil onde é possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, devido a sua localização peninsular.

Jericoacoara ficou conhecida por ser cenário do filme  “ A Ostra e o Vento”; e uma de suas maiores atrações é a Pedra Furada, uma rocha de cerca de cinco metros de altura com um grande buraco esculpido pela ação da natureza. No mês de julho, é possível assistir ao sol se pondo “dentro” do buraco da pedra.

Praia de Jericoacoara - Foto Anderps

Praia de Jericoacoara – Foto Anderps

Jericoacoara tem enseadas de águas serenas, mas tem também de ondas grandes, próprias para windsurf. As dunas desta praia atraem praticantes de Sandboard.  Mas saiba que Jericoacoara foi denominada área de proteção ambiental em 2002; fato que lhe propiciou status máximo em termos de proteção ambiental, por isto algumas modernidades não se encontram nesta praia, mas de acordo com quem já foi, o local é fora de série mesmo; sendo denominada por alguns de praia “paradisíaca“. Nas Ruas não há postes de iluminação para preservar o ambiente da lua e das estrelas.

7 – Genipabu – Natal / Rio Grande do Norte

Genipabu é como a maioria das praias nordestinas; águas límpidas e mornas, coqueiros à beira mar, mas está localizada dentro do Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, a tão somente 20 km do centro de Natal, a capital do Rio G do Norte, e já é considerada como uma das melhores praias do nordeste brasileiro.

Praia Genipabu / Rio Grande do Norte - Foto Alexandre Carvalho

Praia Genipabu / Rio Grande do Norte – Foto Alexandre Carvalho

slide1

Praia Genipabu – Natal / RN

Suas dunas de areia que se modificam constantemente pela ação da natureza, são a atração principal com opções de passeios em buggy para 4 pessoas, fora o motorista; mas atenção! é recomendável utilizar os transportes credenciados pela Secretaria do Turismo do RN, e ao ser interrogado por eles se quer passeio “ com, ou sem emoção”? saiba que “com emoção”, as manobras são bem radicais; por isto se você não se sente confortável desta maneira, peça o passeio “sem emoção”; já o  passeio em  dromedário ( animal típico do oriente médio) é bem mais tranquilo ( dura em média 20 minutos), e dá para apreciar e registrar bem a paisagem litorânea do alto das dunas.

Outras opções de lazer são passeios em pedalinhos, jangadas e caiaques. o “esquibunda” e o “aerobunda”,  Jet-ski são muito praticados em Genipabu.

8 – Praia da Pipa – Tibau do Sul  / Rio Grande do Norte

A Praia da Pipa, é um paraíso de águas claras e mornas. Falésias, ondas e ventos favoráveis para esportes aquáticos são alguns dos atributos da Praia da Pipa. Quem vai ao Rio Grande do Norte não deve deixar de visitar esta praia no município de Tibau do Sul, que fica a tão somente 85 km de Natal, a capital do Rio Grande do Norte.

Pipa por Tadeu Lubambo (4)

Praia da Pipa – Tibau do Sul / RN Foto Tadeu Lubambo

Nesta praia dá para praticar Kitesurf, Sandboard, Parapente, e também conhecer a  Reserva de Mata Atlântica da região, com 16 trilhas abertas ao público que podem ser visitadas  por preço razoável.

Praia Pipa - Tibau / RN -Foto Agência Aventura

Praia Pipa – Tibau / RN -Foto Agência Aventura

Além das belezas naturais indescritíveis, a Praia da Pipa ainda abriga o Festival Literário da Pipa – Flipipa – que reúne escritores locais e nacionais anualmente no mês de novembro e a praia também foi para a mídia por ser escolhida para cenário da novela “ Flor do Caribe” em 2013, e no comércio local se encontram desde mercados simples até lojas de grifes. Restaurantes, lanchonetes, hotéis e pousadas para todos os bolsos fazem parte da vida agitada da Praia da Pipa.

9 – Porto de Galinhas – Ipojuca / Pernambuco

Ela já foi eleita por 10 vezes como  a praia mais bonita do Brasil pela revista Viagem e turismo, um Pequeno povoado com agitada vida noturna e diversos lugares de lazer;  esta Praia tem um cenário de belezas sobrenaturais que incluem 18 km de praias e areias brancas, água morna e muitas piscinas naturais.  Coqueirais, mangues e areia branca fazem parte do cenário desta praia.

Porto de Galinhas - Foto Divulgação CVC

Porto de Galinhas – Foto Divulgação CVC

Em Porto de Galinhas há excelentes opções de resorts e hotéis, e em se tratando de lazer dá para escolher entre o passeio de buggy nas dunas, ou numa tranquila jangada por cima das águas transparentes. O Snorkel também é outra excelente opção.No comércio também há variedades de lojas com artesanato e a gastronomia local tem ótimas opções de restaurantes com pratos típicos além da imensa oferta de lanchonetes e barracas.

Porto de Galinhas / Porto de Galinhas- Foto by  Cleferson Comarela

Porto de Galinhas / Porto de Galinhas- Foto Cleferson Comarela

10- Praia do Forte – São João da Mata / Bahia

São 14 km de areias claras, coqueirais, recifes, mar transparente; enfim, tudo que vai fazer você se apaixonar por esta praia. Além das belezas naturais, as atrações continuam com as reservas ambientais e das ruínas do Castelo Garcia d’Ávila, que foi a primeira fortificação em terras brasileiras, e desde a década de 80, a Praia do Forte abriga a principal base do Projeto Tamar – responsável pela proteção das tartarugas marinhas, e permite aos visitantes participarem do processo de soltura das tartaruguinhas se estiver por lá entre dezembro e fevereiro, tudo acompanhado pelos biólogos que fazem parte do projeto. Entre julho e outubro a atração são as baleias jubarte.

Praia do Forte - Mata de São João - by Gustavo Viegas

Praia do Forte – Mata de São João – Foto viajarpelomundo

As atrações não param nesta praia, que está repleta de bares e restaurantes, no centrinho denominado de Vila. Tem também uma imensa oferta de pousadas, lojas de artesanato e pequenos shoppings. A igrejinha branca a beira-mar, as casinhas caiçaras e os coloridos barcos de pescadores são algumas das atrações da Praia do Forte no litoral baiano.

Igreja Sao Francisco - Mata de São João / Praia do Forte / Bahia Foto viajarpelomundo

Igreja Sao Francisco – Mata de São João / Praia do Forte / Bahia Foto viajarpelomundo

2 Comentários

  1. Hebergement web 22/07/2016
  2. Angela Molinari 07/03/2016

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!