Cochem no vale do Mosela, um refúgio romântico na Alemanha

No coração da Alemanha está a pequeníssima Cochem,  com uma  localização privilegiada em meio a colinas cobertas de vinhas e  vistas para o castelo neogótico de Reichsburg, construído no século 11; Cochem pode ser considerada um refúgio romântico em meio ao esplendoroso vale do rio Mosel.

Cochem- ( Vale do Mosela) Alemanha

Cochem- ( Vale do Mosela) Alemanha

A pequena cidade tem três portas fortificadas, pitorescas vielas estreitas e belas casas em enxaimel e é mais conhecida por suas aconchegantes tabernas de vinho e passeios ribeirinhos. Cochem é favorecida pelo clima Mediterrâneo  com dias ensolarados e mornos sobre uma estação de 9 meses com verões quentes e suaves.

Cochem- Alemanha / Barco de passeio

Cochem- Alemanha / Barco de passeio

Esta cidade bem poderia ser cenário dos contos de fadas, com seu imponente castelo medieval Reichsburg Cochem, construído sob uma colina no século XI que proporciona uma belíssima visão principalmente pelos vinhedos que o circundam.

O castelo de Reichsburg Cochem,  se eleva a 100 m da cidade turística de Cochem , sendo o principal atrativo desta encantadora cidade  situada num local onde o rio faz uma larga curva em forma de  “U” no vale do rio Mosela.

Castelo de Reichsburg - Alemanha

Castelo de Reichsburg – Alemanha

Para chegar ao castelo é preciso deixar o carro e enfrentar o caminho a pé, o que proporciona uma visão maravilhosa da pequena cidade margeada pelo rio. Dentro do castelo há um guia que conta toda  história deste impressionante castelo que já foi destruído e ficou em ruínas por dois séculos.

Cochem vista do castelo

Cochem vista do castelo

Cochem recebe anualmente mais de um milhão de turistas, e apesar de oferecer boa infraestrutura com pequenos hotéis, restaurantes, cafés, e hospedarias, a melhor época para visitar Cochem é durante a primavera, pelo baixo número de turistas.

Vinhedos de Cochem no vale do Mosela

Os vinhos produzidos no vale do Mosela são apreciados em boa parte do mundo, mas uma significativa parcela da produção é vendida diretamente aos turistas que transitam pelas cidades e vilas às margens do Mosela,  a mais antiga região vinícola da Alemanha e a maior região de cultivo de vinho em encostas.  O microclima  desta região é excelente para as uvas, como também para plantas e animais raros,  por isso, os vinhos das encostas, produzidos na região do Mosela, Sarre e Ruwer, estão entre os melhores vinhos brancos do mundo.

Vinhedos em Cochem- Alemanha

Vinhedos em Cochem- Alemanha

Em Cochem por exemplo, há excelentes tabernas com vinhos que são apreciados em grande parte da Europa e também na América.  Você não pode  sair de cochem sem degustar um dos vinhos de sua produção e  uma data ideal para fazer degustação é no final de Agosto quando ocorre a Festa de vinho. Outra ótima opção de visita é durante o inverno quando a cidade tem menos turistas que em geral preferem o verão período em que a cidade está lotada.

Casas em enxaimel - Cochem  / Alemanha

Casas em enxaimel – Cochem / Alemanha

Existem variados restaurantes, hotéis, quartos e pensões; e para quem prefere simplicidade pode optar pelo albergue ou o acampamento. Com relação à alimentação o que há de melhor é que   muitos restaurantes locais servem um típico de “comida turística” , que satisfaz a todos os gostos.

Além do Castelo, a cidade conta com um parque temático; um parque aquático; o museu do vinho  e o “Pinekrus”, local que dá uma vista panorâmica da cidade e pode ser acessado por teleférico.

Confira mais fotos de Cochem

Por Jucelaine Viegas/ Licenciada em Letras

 

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!