Esquiar no Chile, é uma aventura inesquecível

Que tal esquiar no Chile e se aventurar em um passeio inesquecível? Esquiar no Chile é uma aventura, ainda mais se for em Valle Nevado. Veja nossas dicas!

Para quem curte neve e tem uma vontade imensa de esquiar, o Chile é o melhor lugar para isto acontecer. Em vista de que nosso post sobre Santiago do Chile seja o mais acessado em nosso site, preparamos este post sobre  esquiar no Chile, para esclarecer aos leitores sobre um assunto que é de grande interesse dos apaixonados por viagem.

Qual a melhor época?

De Junho a setembro é a melhor época para encontrar neve no Chile; embora em maio ocorra neve em certas ocasiões. Após setembro, no máximo em outubro, também é possível que o fenômeno ocorra; porém de novembro a abril não irá encontrar neve no Chile, por isto veja bem a data para marcar sua viagem, se pretende esquiar.

Prepare-se para enfrentar o frio

Não se esqueça de prevenir contra as baixas temperaturas, principalmente se não está acostumado com o clima. Geralmente os brasileiros do sul do país estão mais acostumados com o frio, porém, é melhor ir bem agasalhado com roupas térmicas, sendo indispensável a luva, toca e manta. Não vá de tênis, pois poderá molhar os pés e congelá-los; as botas forradas de lã e impermeáveis são as mais aconselhadas.

Prontos para esquiar no Chile - Foto Silvia Caiado

Prontos para esquiar no Chile – Foto Silvia Caiado

É caro esquiar no Chile?

O preço não é muito acessível, esteja preparado porque vale muito a pena segundo opiniões de nossos colaboradores que já passaram por esta experiência. Os custos já começam na saída de Santiago. Se você não está de carro terá de utilizar os meios de transporte disponíveis até as estações. É importante saber que a maioria dos hotéis do Chile oferecem excursões diárias até às estações de esqui.

Valle Nevado - Chile - Foto Silvia Caiado

Esquiando no Valle Nevado / Chile – Foto Silvia Caiado

As roupas de esquis poderão ser adquiridas em Santiago por um preço mais baixo, pois se deixar para comprar no local, pagará mais caro. Nas estações também terá que pagar os meios de transporte até o alto das montanhas, porém você pode optar por ficar apenas na estação e apreciar a vista observando os esquiadores se aventurando, ou apenas degustando a gastronomia local. Aulas de esqui também tem um custo um tanto alto, e além do mais terá que pagar armário para guardar seus pertences, ao menos que os deixe com algum acompanhante da equipe; do contrário, se você está hospedado em algum hotel nas estações não precisará pagar armário para guardar as roupas.

Estações de esqui

A 1ª estação de esqui é Farellones, suas melhores comodidades é que é que oferece o preço mais acessível  e está a tão somente a 35 km de Santiago; porém apesar de ficar perto de Santiago, o acesso a esta estação pode demorar até mais de uma hora, caso tenha gelo na pista, ou haja engarrafamentos. Em Farellones tem hotel, posto de gasolina e restaurante em estilo de chalé.

Aos 39 km se encontra a estação El Colorado que vai Desde 2.430 mts até 3.333 m. Pode-se dizer que este centro junto com La Parva e Valle Nevado, formam a maior e melhor superfície esquivel da América do Sul.

ski-down-llaima

No El Colorado encontra-se tudo que precisa para umas férias perfeitas, é claro que como em todo lugar turístico geralmente existem muita exploração nos preços, por isto é preciso pesquisar antes, e segundo alguns visitantes postaram em outros posts sobre o Chile em nosso site, os equipamentos de esqui podem ser adquiridos no centro de Santiago por preço bem mais acessível que o oferecido nas estações de esqui.

Mas se você não quer se incomodar com ficar carregando bagagens em excesso, deixe para alugar sua roupa no local, que tem toda infraestrutura. Excelente oferta gastronômica, pub, discoteca e auto-serviço; além de 22 pistas com desnível de 903 m. Para subir ao topo o transporte é feito por 2 teleférico duplo e  3 triplos, além de 14 andariveles de arraste.

A 56 km de Santiago está La Parva uma estação de esqui que nos brinda com uma vista tremenda do vale de Santiago, pois está tão somente a 2.700m metros . A localização privilegiada oferece pistas de sol com temperaturas muito agradáveis e boas condições para praticar esqui, snowboard e heli-ski. Em La Parva tem excelente, hospedagem e ótimos restaurantes. Nos 9.673 metro do terreno desnivelado de La Parva, é possível deslocar-se com facilidade nos 14 elevadores que transitam no local.

E atenção! La Parva, segundo conselhos de quem esteve em todas as estações de esqui no Chile, é a mais apropriada e mais atrativa em termos de pistas, que são em um total de 30.

Estação La Parva - Chile

Estação La Parva – Chile

Portillo é o mais antigo e o mais prestigiado centro de Ski da América do Sul. Funcionando há 65 anos, este centro está muito próximo do Aconcágua, a montanha mais alta do hemisfério ocidental. Em Portillo os 400 hóspedes do único hotel tem muita comodidade, em uma área privilegiada a mais ou menos 2.850 m de altitude. A área de esqui e o hotel situam-se em volta de uma laguna com uma vista lindíssima.

Distância entre Santiago e o Valle Nevado

De Santiago, a capital do Chile, até o Valle Nevado, a maior estação de Ski do Hemisfério Sul, a distância é de apenas 65 km. O trajeto com mais ou menos 40 curvas é embelezado por paisagens impressionantes e atrativas para uma foto inesquecível.
No topo do vale, em 900 hectares estão mais de 100 km de pistas para esquiadores de todos os níveis, desde aprendizes a profissionais. E o lugar não poderia ser melhor, pois está situado a 3.000 m de altitude. Graças a sua localização e altitude é a maior superfície Esquivel do Hemisfério Sul.

Valle Nevado no Chile - Foto Silvia Caiado

Valle Nevado no Chile – Foto Silvia Caiado

Outras atividades no Valle Nevado

Escola de Snowboard; Asa Delta; Jardim de Neve, uma escola de aprendizagem para crianças que desejam aprender a esquiar; Ski Shop, onde você encontra quase tudo que precisa para esquiar, mas é melhor comprar seu material em Santiago visto que nas estações há muita exploração e os preços são bem altos, e se for mesmo esquiar esqueça a calça Jeans; prefira calça impermeável.

No topo do Valle Nevado está um centro de esqui muito bem equipado para atender turistas, com mais de 50 professores de diversas nacionalidades, que ministram as aulas que podem ser em grupo, ou particulares. Além disto, o Valle também conta com serviços exclusivos de helicópteros que levam o visitante até a neve virgem em cumes de até 4.200 metros. No Hotel Valle Nevado ainda há a possibilidade de deixar crianças de 4 e 7 anos aos cuidados de babás que se dedicam a oferecer atividades atrativas aos pequenos durante o tempo em que os pais estão esquiando.

Outro atrativo do Valle Nevado é o Teleférico Andes Express, um dos mais modernos, sendo o único teleférico quádruplo do Chile, com embreagem de alta velocidade.

Teleférico das estações de esqui

Teleférico das estações de esqui

E para finalizar as aventuras na neve, não dá para deixar de conhecer a Estação Corralco, que fica bem na encosta do Vulcão Lonquimay.  A 1480 m de altitude se descortina um cenário surpreendente. Muita neve, com 26 pistas fantásticas e seis lifts. A estação Corralco Mountain & Ski Resort inaugurou recentemente seu hotel para melhor atender o público, que até então não é tão frequente, devido a sua localização em uma região um tanto isolada.

Hotel da Estação Corralco - Chile

Hotel da Estação Corralco – Chile

Para a temporada de inverno em 2014 o Hotel já está com 70% das reservas comprometidas, e grande parte das reservas será ocupada por turistas brasileiros. Na hospedagem já está incluído o uso dos lifts, e o Hotel também fornece um micro-ônibus que conduz os hóspedes até a escola de esqui que se situa bem ao pé da cratera. No verão a estação vira palco de atividades como cavalgada, caminhada montanhismo e pesca esportiva.

Turismo no Chile

Para quem está para Viajar para o Chile, recomendo outros posts:

Por 

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *