Pontos Turísticos de Porto Alegre e sua diversidade cultural

Os pontos turísticos de Porto Alegre atraem muitos visitantes; e por sua infraestrutura, a capital dos gaúchos é considerada uma das melhores capitais para viver.

Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, foi destacada pela ONU  como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes.

Porto Alegre- vista áerea

Porto Alegre- vista áerea

Porto Alegre também é uma das cidades mais arborizadas do Brasil, sendo um polo regional de atração de imigrantes em busca de melhores condições de vida, trabalho e estudo. Sua  infraestrutura em vários aspectos é superior às demais capitais do Brasil.

Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas

Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas

A Praça da Alfândega é um espaço público, histórico e turístico da cidade.

Praça da Alfândega em Porto Alegre

Praça da Alfândega em Porto Alegre

Situada no Centro Histórico da cidade, a praça é cercada por importantes edificações, algumas delas igualmente históricas e antigas, tais como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul  (MARGS), o Memorial do Rio Grande do Sul, o Santander Cultural e o Clube do Comércio de Porto Alegre.

Museu de Arte do rio Grande do Sul e Memorial do RGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), localizado em frente a Praça da Alfândega, é uma das mais importantes instituições culturais do estado, e um dos museus mais importantes do Brasil. Em seu acervo constam as obras dos integrantes do Grupo de Bagé e do Clube de Gravura de Porto Alegre, que revolucionaram a arte gráfica gaúcha. No Memorial do Rio Grande do Sul, o turista fica sabendo de fatos que marcaram a história do Estado. Tudo reunido em objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul. O Memorial funciona no antigo prédio dos Correios e Telégrafos que foi totalmente revitalizado .

Próximo a praça encontra-se o Shopping Rua da Praia. Anualmente ocorre na praça a Feira do Livro oportunizando espetáculos de música, teatro e dança.

Ilha dos Marinheiros, vista aérea

Ilha dos Marinheiros, vista aérea

Você pode aproveitar para conhecer O Delta do Jacuí em passeio nos barcos turísticos a preços bem acessíveis. O Delta do Jacuí é um conjunto hidrográfico de dezesseis ilhas, canais e pântanos  que se formam a partir do encontro dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí, cujas águas formam o lago Guaíba. Os passeios de barco no Delta do Jacuí  proporcionam uma belíssima visão da capital dos gaúchos como esta que vemos abaixo:

Porto Alegre vista do Lago Guaíba

Porto Alegre vista do Lago Guaíba Foto Viajarpelomundo

O Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção, é um lugar  irresistível. Você não pode deixar de desfrutar de um  passeio entre as árvores centenárias e espécies nativas do RS e do Brasil, sobretudo durante a primavera quando os ipês roxos e amarelos sublimam a paisagem do local. Dentre os 45 valiosos monumentos em cobre e mármore presenteados por vários países e instalados em sua áreas, destacam-se a fonte luminosa, produzida em Nova Iorque e inaugurada em 1935, e o Monumento do Expedicionário, de autoria de Antônio Caringi, inaugurado em 1953, representando um duplo arco do Triunfo com esculturas em relevo que homenageiam os pracinhas da 2º Grande Guerra.

Parque Redenção  - Porto Alegre / Foto Aline Lorandi

Parque Redenção – Porto Alegre / Foto Aline Lorandi

Outros atrativos do Parque são o orquidário, o mini-zôo, os  playground ( 5), o parque de diversão infantil e os belos recantos solar, europeu, oriental e alpino. O antigo Mercado do Bom Fim concentra lojas de artesanato, floricultura, sorveterias e bares. Um local  que reúne cultura e lazer ao mesmo tempo.

Outros locais dignos de visitação, são os estádios do Sport Club Internacional e a Arena do Grêmio.

O Estádio do Beira Rio, a casa dos colorados como é conhecido, passou por uma grande reforma de modernização que o capacitou para acomodar 52.000 pessoas durante a copa do mundo em 2014. 

Beira Rio durante as apresentações da copa 2014 Foto: Omar Freitas

Beira Rio durante as apresentações da copa 2014 Foto: Omar Freitas

A Arena do Grêmio também passou por uma grande reforma e atualmente o estádio tem capacidade para 60.000 pessoas, e camarotes requintados, além de 14 elevadores para melhor atender ao público em geral.

Arena do Grêmio em Porto Alegre

Arena do Grêmio em Porto Alegre

Aos sábados, ao longo da Av. José Bonifácio, acontece a Feira Ecológica onde são comercializados produtos integrais, verduras sem agrotóxicos e muitas variedades do mais puro mel. Já aos domingos, no mesmo local, o programa é passear pelo Brique da Redenção, feira de antiguidades, artes plásticas, artesanato e gastronomia que reúne mais de 300 expositores. Caracteriza-se como um espaço democrático, onde os porto-alegrenses se reúnem para desfrutar das atrações do parque, tomar chimarrão e encontrar os amigos. Estima-se que mais de quatro milhões de pessoas passam por ano pela Redenção.

Porto alegre tem isto e muito mais atrativos para o visitante. Tudo em Porto alegre dá a sensação de estar ao mesmo tempo em vários lugares. Algumas ruas são muito semelhantes às Calles de Montevideo. As alamedas, os parques, o imenso contingente no centro demonstra sua grandeza de metrópole sulina. Pelo metrô ou pela free way em poucos instantes você vai à Gravataí, Canoas, Viamão, Alvorada, São Leopoldo, Sapucaia e Guaíba. Outros lugares interessantes  e imperdíveis para se conhecer na capital dos gaúchos são o Teatro São Pedro, Usina do Gasômetro, Casa de Cultura Mário Quintana e o Jardim Botânico. As diversas casas noturnas de Porto Alegre atendem aos mais diversos públicos, dos mais conservadores aos mais vanguardistas e irreverentes, possuindo uma grande quantidade de bares, pubs, cafés, casas de espetáculo e danceterias. São bem conhecidos o Bar do Beto, o Chalé da Praça XV (bar e restaurante), o Opinião e o Pepsi on Stage (shows e festas), e a microcervejaria DadoPub. Seus restaurantes também são diversificados e numerosos, contando com mais de 3.500, onde se pode saborear pratos locais e de todas as partes do mundo, com preços em geral acessíveis. O Gambrinus, instalado no Mercado Público de Porto Alegre, é o mais antigo restaurante da cidade, com mais de 120 anos de funcionamento, onde o Bacalhau à Gomes de Sá é o prato mais solicitado. Na culinária local, a maior atração é o churrasco.

Outros espetáculos belíssimos é assistir a uma apresentação da OSPA ( Orquestra sinfônica de porto Alegre), e o espetáculo natural do famoso pôr do sol no Guaíba. Confira mais imagens desta metrópole extraordinária:

Veja mais fotos na galeria de imagens:

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *