Conheça Puerto Montt a capital da região dos lagos

A encantadora cidade de Puerto Montt, capital da província de Llanquihue e da famosa região dos lagos na Patagônia, está tão somente a 20 km de Puerto Varas , no sul do Chile.

Puerto Montt  é uma cidade portuária, tipicamente de colonização alemã, que vive da pesca do salmão, do turismo e do comércio movimentado por sua simpática e acolhedora população que conta atualmente com 230 mil habitantes.

A cidade conta com muitos casarios antigos de madeira

A cidade conta com muitos casarios antigos de madeira

Banhada pelo oceano Pacífico, Puerto Montt chama muito a atenção pelo colorido do casario antigo de madeira.

Em Puerto Montt a originalidade da arquitetura local está mezclada com a beleza natural do mar, dos lagos e das ilhas; rodeados pelos fiordes, e  montanhas repletas de florestas verdes que tornam o sul do Chile, um local encantador.

Puerto Montt / Chile

Puerto Montt / Chile

Atravessada pela Rodovia Pan-americana, que começa no Alaska, a cidade  mistura antiguidade com a modernidade dos shoppings e comércio agitado que recebe turistas o ano inteiro. Puerto Montt é uma cidade muito agradável, com o clima temperado tipo chuvoso, onde ocorrem chuvas durante  300 dias do ano.

Rodovia Pan-americana

Rodovia Pan-americana

Puerto MOntt é também o centro urbano da Décima Região com excelente serviços turísticos de qualidade, equipado com ótima infraestrutura voltada para os interesses culturais. Em Puerto Montt tudo gira em torno do comércio, de sua importante arquitetura, e da gastronomia maravilhosa fartamente oferecida nos restaurantes característicos da cidade; e no comércio local as tradições são representadas nos objetos artesanais vendidos em grande escala, principalmente em roupas de lã, objetos de madeira, couro e pedras.

Como chegar

Existem três opções para chegar a Puerto Montt: pela via terrestre através da Rota 5.  De Santiago, em ônibus leva 12 horas. Por via aérea pelo moderno Aeroporto El Tepual, com um percurso de 2h partindo de Santiago, ou pela via marítima, pelos cruzeiros e transbordadores que abarcam no porto bem movimentado diariamente.

Aeroporto em Puerto Montt

Aeroporto em Puerto Montt

Acidade de Puerto Montt é o caminho de partida para a Patagônia. A Carretera Austral também começa em Puerto Montt, e daqui também partem diariamente os ferrys para Chiloé e embarcações que percorrem os fiordes de Aysén e Magalhães.

Mercado Angelmó

A apenas 2km da Plaza de Armas, está localizado o Mercado angelmó, um lugar que você não pode deixar de conhecer, ao visitar Puerto Montt. Em Angelmó é onde se encontra praticamente tudo que é produzido na cidade, principalmente produtos marinhos frescos e artigos lindos do artesanato local. Alguns restaurantes oferecem vistas fantásticas para a ilha Tenglo e o vulcão Calbulco; e o que tem de especial é que os pratos são preparados na hora.

Mercado Angelmó / Puerto Montt - Chile

Mercado Angelmó / Puerto Montt – Chile

Laser em Puerto Montt

Em Puerto Montt há muitas opções de lazer, dentre eles destacam-se a pesca recreativa, a navegação turística, a natação, o Hiking, o remo, o velerismo, e a fotografia, além de ótimas opções de camping para os mochileiros.

Turismo marítimo em Puerto Montt / Chile

Turismo marítimo em Puerto Montt / Chile

No verão tem a opção de pegar uma praia, donde se destacam Puntilla, Tenglo, Pelluco, Chinquihue e Pelluhuin, que são as mais visitadas. Pelluhuin é uma praia tranquila, muito frequentada por famílias, sendo ideal para velerismo. É muito segura, sem ocorrências de acidentes com banhistas e no local tem camping bem próximo à margem.

Pontos Turísticos em Puerto Montt

A Plaza de Armas, a Catedral construída toda em madeira de Alerce,  e a Prefeitura. A igreja Jesuíta, construída em 1872, é a mais antiga da cidade. O sítio arqueológico Monteverde, é o mais antigo do continente americano e fica bem próximo da cidade. No local foram encontrados objetos de grupos humanos que habitaram a Patagônia há 30 mil anos.

Plaza de Armas - Puerto Montt / Chile

Plaza de Armas – Puerto Montt / Chile

O Museu Juan Pablo II (mantém exposições que contam toda a história do local), e a casa Del Arte Diego Rivera, são edifícios importantes da época da colonização alemã. Outros que se destacam também são a escola Imaculada Concepción, o ex Clube De La Unión, e o antigo banco de Llanquihue, além de algumas residências familiares.

Turismo no Chile

Para quem está para Viajar para o Chile, recomendo outros posts:

Veja mais fotos de Puerto Montt

2 Comentários

  1. Larissa Otto 30/10/2014
  2. Luiz Otávio 29/10/2014

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!