Litoral carioca, beleza e aventura em natureza exuberante

 A equipe do viajarpelomundo percorreu a Região dos Lagos da Costa do sol no Rio de Janeiro e mostra neste post alguns dos locais que vão fazer você incluí-lo em seu próximo destino de viagens.

Muitos brasileiros e estrangeiros sonham em visitar e conhecer o Rio de Janeiro, principalmente a capital, pela sua diversidade cultural, histórica e beleza ambiental, mas nem todos sabem que o interior do estado também apresenta lugares aconchegantes com natureza exuberante, praias paradisíacas, e uma infinidade de locais para relaxar e descansar  com tranquilidade, sem faltar animação nas noites de verão.

Praia Iguaba Grande - Lagoa Araruama em Araruama - RJ by Jucelaine Viegas

Praia  Iguaba Grande ( Iguaba Grande) Laguna Araruama – RJ by Jucelaine Viegas

Como Chegar à Região dos Lagos

A Região dos Lagos está bem no litoral carioca, a pouco menos de duas horas da capital. Para chegar até lá , saindo do Rio de Janeiro tem que cruzar a ponte Rio- Niterói pela BR 101 ( 18 km de travessia sobre as águas, com belas imagens no trajeto). Pela ponte vai até a cidade de Rio Bonito. O trecho todo é formado por pista dupla  Em Rio Bonito acessa a Via Lagos (RJ 124) até São Pedro da Aldeia.

Em São Pedro da Aldeia acessa a RJ 140 até Cabo Frio. Outra opção é ir pela RJ 106 (Rod. Amaral Peixoto) que liga Niterói a Macaé passando pelos municípios de Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba e São Pedro. Esta rodovia é bem antiga mas bem conservada.

Ponte Rio - Niterói - RJ by Delmar Torma

Ponte Rio – Niterói – RJ by Delmar Torma

A Região dos Lagos começa mesmo em volta da Laguna Araruama, a maior lagoa hiper salina do mundo; condição favorecida pelo clima da região com pouca chuva e muita evaporação. Grandes empresas que comercializam o sal se instalaram nas cidades de Araruama,  São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Pescadores da região desenvolvem a atividade da pesca na Laguna.

Salinas da Laguna Araruama - RJ

Salinas da Laguna Araruama – RJ

Formada por mais de sete municípios que totalizam mais de 100 km de litoral fluminense, em torno das lagoas Araruama e Saquarema, a Região dos Lagos tem  praias  de mar aberto, nos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, e Armação dos Búzios  além das praias de lagoa nos municípios de Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.

Nos 220km² da laguna Araruama tem praias tranquilas, que podem se tornar perigosas em alguns pontos, devido a buracos com profundidades de até 28 m, porém dificilmente ocorre algum afogamento no local. As praias que mais se destacam são ” Iguaba Grande”,  “Iguabinha”, “Gavião”, “Praia Seca”, “Praia Pitória” e “Praia do Centro”.

Praia do Gavião - Araruama / Rio de Janeiro - Foto JRoViegas

Praia do Gavião – Araruama / Rio de Janeiro – Foto JRoViegas

Os ventos na Laguna Araruama são considerados os melhores do Brasil para a prática de esportes náuticos como o windsurf e o kitesurf. Em volta da Laguna Araruama estão as cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Araruama;  ambas bem próximas , com praias muito boas no seu entorno, e nos distritos de Monte Alto e Praia Seca ( distritos do município de Araruama)  tem duas praias ( de mar e  laguna) em cada um destes locais. Do centro de Araruama até estes locais leva menos de 15 minutos.

Veja também sobre São Pedro da Aldeia, outra cidade na Região dos Lagos no Rio de Janeiro.

Praia Monte Alto - Distrito de Araruama - RJ by Jucelaine Viegas

Praia Monte Alto – Distrito de Araruama – RJ by Jucelaine Viegas

Arraial do Cabo e Cabo Frio

Arraial do Cabo é uma cidade litorânea, com 8m acima do nível do mar, é considerada a capital do mergulho no Brasil. O local reúne beleza ambiental exuberante em sua costa. Praias de mar cristalino com locais excelentes para mergulho onde se aprecia uma fauna marinha bem diversificada, com tartarugas, lulas, lagostas, arraiais e outros. Arraial do Cabo é embelezada em sua paisagem com dunas de areia branca e vegetação de restinga, e ao entardecer você aprecia o inesquecível por do sol no Pontal do Atalaia.

Arraial do Cabo /Rio de Janeiro/ Foto JRoViegas

Arraial do Cabo /Rio de Janeiro/ Foto JRoViegas

As praias de Arraial do Cabo são muito frequentadas principalmente a Praia Grande ( centro), Praia dos Anjos, e Prainha; já a  Praia do Pontal, é menos frequentada, devido ao acesso.

Na foto abaixo está a Praia dos Anjos em Arraial do Cabo. Uma praia de águas são transparentes e areia branquíssima. Do outro lado desta praia, tem a Ilha do Farol que abriga  a Praia Perfeita; uma praia com poluição ambiental zero e águas cristalinas. O preço das embarcações que realizam este passeio não são muito acessíveis, ( em torno de R$ 50,00 p pessoa), mas pelas condições ambientais e beleza natural deste lugar o preço valeria o passeio de duas horas, com breve parada no local.

Praia dos Anjos - Arraial do Cabo - RJ by Jucelaine Viegas

Praia dos Anjos – Arraial do Cabo – RJ by Jucelaine Viegas

Infelizmente o dia que saímos para conhecer a ilha não estava propício. Havia muita cerração e achamos que seriamos prejudicados, por isto acabamos desistindo do passeio.

Praia na Ilha do Farol - ( foto divulgação prefeitura de Arraial do Cabo )

Praia na Ilha do Farol – foto divulgação ( prefeitura de Arraial do Cabo )

A Praia do Pontal em Arraial do Cabo também é um lugar de rara beleza e tranquilidade, com local próprio para pescadores e  de acampamento com barracas. Esta praia não é muito frequentada por não ter asfalto no trajeto até o local, que não é muito distante da rodovia ( apenas uns 2 km ), e além disto a área ao seu entorno é de proteção ambiental. Apenas alguns quiosques comercializam no local.

Praia do Pontal - Arraial do Cabo / RJ by Delmar Torma

Praia do Pontal – Arraial do Cabo / RJ by Delmar Torma

Por do sol inesquecível em Arraial do Cabo no Pontal do Atalaia

Pra quem não dispensa admirar o belo espetáculo de um por do sol, em Arraial do Cabo tem um lugar que você vai se apaixonar e querer repetir durante os dias de sua estadia no local. O pontal do Atalaia reúne tranquilidade e beleza ao entardecer. Ver o sol desaparecer no horizonte bem em cima do oceano é algo indescritível.

DSCN1779

Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo / RJ by Jucelaine Viegas

Cabo Frio

Cabo Frio é o sétimo município mais antigo do Brasil e o mais importante da Região dos Lagos. Recebe turistas o ano inteiro, assim como a capital do estado. A população local comercializa de tudo que se produz na região, sendo os pratos com frutos do mar o que mais se destaca, porém há uma variedade de locais aconchegantes para degustar um lanche, uma pizza, ou até um delicioso churrasco.

Praia do Forte - Cabo Frio /RJ by Delmar Torma

Praia do Forte – Cabo Frio /RJ by Delmar Torma

                                
Do outro lado da Praia  do Forte está o Forte São Mateus, um local histórico da época da colonização.

Em Cabo Frio há opção de 3 praias no centro, ( Praia do Foguete, Praia das Dunas, e Praia do Forte), sendo que a Praia do Forte é a mais frequentada. São 7,5 km de areia fina e tão branca que chega a doer nos olhos quando o sol está alto. No outro extremo da Praia está o Forte São Mateus, uma construção Portuguesa do Século XVII que teve papel relevante na época da colonização.

Praia do Forte - Cabo Frio / RJ by Delmar Torma

Praia do Forte – Cabo Frio / Rio de Janeiro- RJ Foto JRoViegas

A Rua dos Biquínis em Cabo Frio é um local que reúne diversos comércios de vestuário de praia, além de lojas de artesanatos com recordações das cidades da Região dos Lagos. Infelizmente esquecemos de captar uma foto na rua porque nos perdemos admirando e comprando as lembrancinhas  artesanais. A Rua fica do outro lado desta parte da lagoa que aparece na foto. É necessário atravessar a ponte na RJ 102, ou cruzar em algum dos barcos que não faltam no local. Um deles ( transporte municipal ) não cobra pelo passeio, é só esperar completar o número mínimo de pessoas.

Laguna Araruama - em frente à Rua dos Bíquinis em Cabo Frio - RJ

Laguna Araruama – em frente à Rua dos Bíquinis em Cabo Frio – RJ

Além destas praias, Cabo Frio tem a opção da praia  Peró que fica a 7km do centro, no bairro Unamar. A Peró é uma praia com águas transparentes e temperatura ao redor de 22º C .  Nos 7 km de praia os vendedores  comercializam nos quiosques, de tudo que o mar oferece  ( camarão, lula, mexilhão, lagosta).

Praia Peró - Cabo Frio / RJ ( créditos SECOM )

Praia Peró – Cabo Frio / RJ ( créditos SECOM )

Apenas um canal separa a Praia Peró da Praia das Conchas, outro lugar paradisíaco; com 600m de extensão em formato de concha, tem  águas transparentes e calmas, sendo uma das praias favoritas de turistas.

Praia das Conchas - Cabo Frio / RJ ( créditos SECOM )

Praia das Conchas – Cabo Frio / RJ ( créditos SECOM )

Barra do São João

A Barra de São João pertence ao município de Casimiro de Abreu, a cidade natal do poeta, autor do conhecido poema ” Meus Oito anos“. Em Casimiro de Abreu dá para praticar ecoturismo e esportes de aventura, já que a cidade tem cachoeiras, rio e praia que fica na Barra de São João, o distrito que abriga o Museu Casimiro de Abreu, na casa que pertenceu à família do poeta.

Museu Casimiro de Abreu - São João da Barra - RJ by Jacobede Cruz

Museu Casimiro de Abreu – Barra de São João – RJ – Foto JRoViegas

                                       Embaixo das árvores olhando o rio a estátua do poeta inspira aos amantes da literatura.

Um lugar tranquilo, com beleza natural em abundância, nas cachoeiras, rios e praias e principalmente onde o rio se encontra com o mar, formando uma praia de águas mornas e tranquilas, com o encanto da igrejinha de São João Batista construída na época dos Jesuítas.

Igreja São João Batista / Barra de São João/ Casimiro de Abreu / RJ

Igreja São João Batista / Barra de São João/ Casimiro de Abreu /RJ Foto JRoViegas

A região dos Lagos no Rio de Janeiro tem ainda, Armação dos Búzios, Maricá, Iguaba Grande, Araruama, Rio das Ostras, Saquarema, e Macaé, Carapebus e Quissamá. Uma destas cidades pode ser o seu destino nas próximas férias. Se desejar saber mais sobre estes municípios,  no portal da Região dos Lagos obterá maiores informações.

Veja mais imagens da Região dos Lagos no Rio de Janeiro

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!