Amsterdam é bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí.
A diferença já é notada ao caminhar pela cidade. As ruas são estreitas e tem mais bicicletas do que carros, muitas vezes as ruas se confundem com ciclovias e calçadas.
A capital holandesa é bem pequena, dá para fazer tudo a pé por lá ou de bicicleta, por isso ela é o meio de transporte preferido da população local. Mas caso você esteja cansado de andar, basta tomar um bonde daqueles que anda pelo meio da cidade no melhor estilo europeu.
O que tornou Amsterdam famosa para o mundo foram os Coffee Shops, onde o uso de drogas é legalizado e Red Light District (Bairro da Luz Vermelha), onde mulheres exibem seu corpo em vitrines e lhe convidam para entrar.
Por estar nos Países Baixos, ela possui diversos canais, e passear por eles de barco é muito lindo e romântico. Não dispense também um passeio pelo Vondel Park, onde os holandeses costumam praticar esporte e brincar com as crianças. A beira de um canais fica a Feira das Flores, que foi cenário da novela Páginas da Vida. Também pode se observar ali algumas pessoas que moram em barcos.
Amsterdam também oferece bastante atividades culturais. Museus como Rijksmuseum, o maior deles que tem obras que Rembrandt e Vermeer, Van Gogh, que conta com as principais obras do artista, a Casa de Rembrandt e Casa de Anne Frank, que conta a história da familía que se escondeu no porão de um armazém por 2 anos para fugir do holocausto. O Museu do Sexo também atrai bastante a atenção dos viajantes.
Viva a Experiência Heineken, conheça a história e o processo de fabricação da cervejaria holandesa.
O ponto preferido dos turistas pra tirar fotos é praça que tem a placa I Amsterdam, que no inverno abre uma pista de patinação no gelo e fica perto do Museu Van Gogh.
Os famosos moinhos holandeses não ficam nos centros urbanos por causas dos prédios que impedem a circulação do vento. Os mais próximos ficam em De Gooyer, que hoje abriga uma pequena cervejaria, e De Otter.
Comércio e gastronomia
Você não terá problema algum para encontrar comércio e boa comida. Tudo é perto e pequeno e por todas as áreas você pode ver restaurante, bar, lojas, farmácias, coffee shops e etc. Só não deixe comer um waffle no Australian e se bater a larica o Febo é muito interessante, são sanduíches e hamburgueres que ficam em vitrines que você põe uma moeda e ele sai, que nem máquina de refrigerante.