El Calafate: Turismo na Patagônia Argentina
El Calafate: Turismo na Patagônia Argentina
–
Atualizado em: 07/04/2019
Nenhum comentário
A Patagônia é um lugar muito frio, mas de belezas naturais distintas que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo. Nove cidades fazem parte desta região no lado argentino, e 5 cidades no lado chileno.
Dentre as cidades argentinas as mais conhecidas são Bariloche, El Calafate, Neuquén, Ushuaia, y El Chaltén. Neste post, o viajarpelomundo descortina para nossos leitores o melhor de El Calafate, a capital nacional dos glaciares.
Localização de El Calafate:
Na Província de santa Cruz da Argentina, bem abaixo da cordilheira dos Andes, no planalto Patagônico e às margens do Lago Argentino, está situada a pequena cidade de El Calafate, a mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares, e a apenas 80 km do Glacial Perito Moreno, a maior geleira em extensão horizontal do mundo.
Os 21 mil habitantes de El Calafate são agraciados com belíssimas paisagens repletas de lagos e montanhas; um lugar de rara beleza que cativa a todos que a visitam em qualquer estação do ano. Realmente é de tirar o fôlego, o visual desta cidade.
Curiosidade: O nome da cidade cidade deriva de um arbusto que nasce na região, o Berberis microphvlla, e que produz uma fruta utilizada em doces e geleias. Veja foto em nossa galeria.
Como Chegar a El Calafate
O Acesso à cidade pode ser feito por terra, ou avião. Se optar pelo transporte aéreo, o desembarque é no moderno aeroporto internacional que recebe voos diários de Buenos Aires, Ushuaia, Bariloche, Córdoba, Mendoza, e outras cidades.
De Buenos Aires até El Calafate demora em torno de 3 horas de voo, porém se optar por carro ou ônibus, partindo de Buenos Aires, o tempo total dá em média 40 horas.
Hospedagem em El Calafate
El Calafate é atualmente um dos destinos mais procurados na Argentina, e tem investido muito em termos de acomodações em sua rede de mais de 30 e pousadas; alguns são em locais mais retirados; porém, a maioria com vista privilegiada para os lagos, e todos com ótima infraestrutura.
Clima de El Calafate
Pra quem curte o frio, tem muitas razões para se aventurar nesta cidade cuja temperatura média oscila em torno de 7 graus, e a mínima pode chegar até dez graus negativos; e aqui não tem nada de calor mesmo, já que as temperaturas mais altas, giram em torno de treze graus.
O que fazer em El Calafate
Vale destacar a atuação das diversas empresas de turismo que investem na região com atividades esportivas e diversos passeios em locais atrativos, dentre eles se destacam os glaciares, que são os mais visitados; porém El Calafate tem uma variedade de opções para aventurar-se. Os mais procurados são os passeios em lagos gélidos nas embarcações luxuosas, ou um simples caiaque.
Nos passeios de barco é onde se pode apreciar bem de perto as estonteantes esculturas em blocos de gelo em matizes de azul e branco.
Outras opções de divertimento nos Glaciares de El Calafate são o Trekking no gelo; outra diversão muito procurada por turistas.
As excursões em Off-road 4×4 também são muito convidativas e prometem muita aventura. Neste passeio o visitante pode assistir os condores planarem, e ao mesmo tempo admirar os Montes Fitz Roy, o Torre e El Chaltén; além disto, as melhores vistas do Lago Argentino e Cordilheira são proporcionados neste passeio.
A Piedra de los Sombreros ( formações rochosas que parecem chapéus mexicanos) também é um dos pontos visitados; além do Laberinto de Piedras (O labirinto das pedras), uma região com formações rochosas que revelam fósseis de cerca de 85 milhões de anos.
A intendencia é onde funciona a administração do Parque Nacional Los Glaciares,e de onde partem as excursões na região dos glaciares.
Centro de Interpretación Histórico “Calafate”
Glaciarium
O Glaciariun é o Bar de Gelo, onde todos os utensílios e copos são feitos de gelo, inclusive mesas e cadeiras são de gelo, mas não se sente frio no interior do bar, pois o visitante recebe uma capa protetora na entrada.
Junto ao Glaciariun funciona o Museu de Gelo Patagônico onde se pode conhecer toda a dinâmica dos glaciares da região da Patagônia. O Glaciariun está tão somente a 6 km do centro de El Calafate.
Além destes passeios que colocam o viajante em contato direto com as maravilhas da natureza patagônica, a cidade dispõe de diversos bares e restaurantes muito aconchegantes, como El Cucharón, ou a Parrilla Don Pichon, e tantos outros com o melhor da comida sulina; já o Bar Borges e Alvarez na Galeria Verde, é um lugar convidativo para degustar uma cerveja artesanal ao final da tarde, ou apreciar uma literatura na biblioteca do local onde tudo conta com excelente atendimento de acordo com quem já esteve no local. Veja foto na galeria.
Eventos em El Calafate
A Fiesta Nacional del Lago Argentino, o Rally Nacional de Los Glaciares, e o Kitesurf são eventos que atraem muitos turistas a El Calafate.
Outro evento que acontece de 21 a 25 de julho pelo segundo ano consecutivo em El Calafate é o inter Swimming Festival – Argentina 2015. O organizador do Evento Matias Ola espera a presença de 60 nadadores de 20 nacionalidades diferentes e que disputarão as provas de 500 e 1000 e 1.500 metros nas águas geladas ( -5 º) de uma piscina flutuante em frente ao Glaciar Perito Moreno. O Brasil será representado com a nadadora Maria Luisa Lozano.
Parque Nacional Los Glaciares
Sem dúvida de que o Parque Nacional Los Glaciares, que já é Patrimônio Cultural da Humanidade, é a maior atração, mesmo estando situado a 80 km do centro da cidade; é muito procurado por turistas do mundo inteiro e apenas no mês de maio 2015 um número expressivo de 17 mil turistas visitaram o parque Nacional Los Glaciares. No Parque Nacional estão os glaciares “Perito Moreno”, “Upsala”, “O’nelli”, e o “Spegazzinni“; verdadeiros santuários de neve depositada durante séculos pela Cordilheira dos Andes. As extensões do trajeto destes glaciares, chega a 170 km.
A beleza estupenda dos glaciares formados pela neve compactada, forma matizes de branco e azul em sua composição, o que causa contemplação nos turistas, que em geral ficam mais de uma hora contemplando o espetáculo dos blocos de gelo se dissolvendo na água.
Veja mais fotos fantásticas de El Calafate em nossa galeria
Recomendamos para você