Lugares para viajar em Minas Gerais
Vamos falar sobre Lugares para viajar em Minas Gerais?
O estado de Minas Gerais, apesar de não ter cidade praiana, é cheio de belezas serranas com cachoeiras e lugares aconchegantes para poder aproveitar alguns dias sozinhos e com a família.
Temos uma relação de 7 cidades para você ficar bem tranquilo e apreciar um final de semana, férias escolares e até mesmo uma semaninha de folga! Bora lá?
- BELO HORIZONTE
- CAPITÓLIO
- BRUMADINHO (INHOTIM)
- OURO PRETO
- MONTE CARLOS
- JUIZ DE FORA
- TIRADENTES
Lista dos Lugares para viajar em Minas Gerais
Lugares para viajar em Minas Gerais- BELO HORIZONTE
BH é a famosa capital do estado de Minas Gerais, conta com mais de 2 milhões de habitantes e tem uma área territorial de 331,354 km² dividida em área urbana e rural. A Lagoa da Pampulha, o Circuito Cultura da Praça da Liberdade, o Parque Municipal e o Mirante do Mangabeiras são bons pontos de referência para começar a explorar os principais pontos turísticos da cidade. Sem falar no deslumbrante Instituto Inhotim, um museu de arte contemporânea a céu aberto que atrai milhares de visitantes todos os dias. Mesmo localizado a 55 km de BH, Inhotim
A cidade conhecida como a capital dos bares, também conta com parques, praças, museus, feiras e muito mais. Além disso, os mineiros são conhecidos por serem alguns dos mais amigáveis do Brasil! É imperdível! Além da sua culinária maravilhosa e seus vários restaurantes requisitados e badalados da cidade.
A Praça da Liberdade é um dos pontos turísticos da cidade de Belo Horizonte, a construção da praça foi iniciada em 1895 e mudou ao longo dos anos, pois os governantes decidiram que a moda era agora um novo estilo arquitetônico. Além da beleza da Praça da Liberdade se estende para além da arquitetura eclética que a envolve, os jardins que compõem a maior parte da praça também chamam a atenção e foram inspirados no Palácio de Versalhes.
Além disso, temos alguns pontos turísticos superinteressantes para visitar: Lagoa da Pampulha, Mirante do Mangabeiras, Museu das Minas e do Metal.
Lugares para viajar em Minas Gerais- CAPITÓLIO
Fica cerca de 240km da cidade de Ribeirão Preto localizada no estado de São Paulo e 440km de São Paulo (capital). A cidade de capitólio tem aproximadamente 8.700 habitantes sendo mais conhecida pelo seu encanto turístico. O Lago de Furnas é responsável por banhar 1440 km² no estado de Minas Gerais, inclusive as cachoeiras e lagos localizados em Capitólio e utilizado para fins turísticos da cidade que é conhecida como “Praia de Minas”.
Capitólio é a principal base para quem deseja explorar as maravilhosas cachoeiras e atrações nos arredores do Lago da Represa de Furnas, mas a cidade não é a única na região. Além disso, Capitólio conta com um longo guia turístico, tanto em atrações totalmente naturais como, a Cachoeira Trilha do Sol, o Canyons, o Morro do Chapéu, a Pedreira Lagoa Azul, Cachoeiras Pé da Serra, Cachoeira da Capivara e muitas outras, como também em atrações físicas, por exemplo, a Igreja de Macaúbas, localizada à 12km da cidade, na sua zona rural, Distrito de Macaúbas.
A cidade é sempre muito badalada, principalmente aos fins de semanas e existem diversas excursões saindo de várias cidades do estado de São Paulo.
Seu clima na região varia entre os meses do ano, os melhores meses para realizar a viagem para Capitólio são: abril, maio, agosto setembro e outubro. Os outros meses do ano são considerados chuvosos e menos proveitosos na cidade.
Lugares para viajar em Minas Gerais – BRUMADINHO (INHOTIM)
Também, temos o Instituto Inhotim em Minas Gerais. O Instituto fica na cidade de Brumadinho, há 540 km da capital de São Paulo, porém, fica a 183km de Campos do Jordão, uma cidade no interior de São Paulo que faz divisa com o estado de Minas Gerais. Brumadinho conta com 38 mil habitantes e ficou muito conhecida depois de uma tragédia da barragem, onde enterrou a cidade praticamente inteira.
Inhotim é um espaço impressionante e por si só vale uma ida à cidade de Brumadinho. O Instituto Inhotim, um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, é uma combinação de museu de arte contemporânea e jardim botânico, e tudo funciona em perfeita harmonia. Dezenas de galerias de arte estão conectadas por caminhos abertos (exploráveis a pé ou de bonde) em meio a grandes espaços verdes. Grande o suficiente para cobrir o Inhotim em um dia. Se você estiver viajando por Belo Horizonte ou de carro por Minas Gerais, não deixe de incluir uma visita ao Inhotim!
O Instituto tem uma área de 140 hectares de visitação, composta por florestas e jardim botânico, uma verdadeira obra de arte natural e que é conhecida internacionalmente.
Além disso, o Instituto possui uma galeria de arte de Fonte, Lago, Mata, Praça e Galpão, e recebem exposições temporárias durante algumas épocas do ano.
A visitação é liberada ao Instituto durante o ano inteiro, porém, a chuva é mais recorrente entre os meses de novembro a fevereiro, enquanto os meses mais secos são no meio do ano, entre maio e setembro. Além disso, os ingressos são comprados online.
Lugares para viajar em Minas Gerais – OURO PRETO
Ouro Preto consegue entreter os visitantes que passam alguns dias na cidade. Há dezenas de atrações turísticas para visitar, cidades bonitas nos arredores para passeios de um dia, muitos pontos turísticos dignos de uma parada para fotos e, claro, muita comida mineira para experimentar. Ouro Preto cativa cada rua de pedestres e cada canto da cidade é especial. Lembre-se que grande parte da beleza da cidade está dentro de seus prédios históricos, então não se concentre apenas na fachada.
A cidade faz parte do Circuito do Ouro em Minas Gerais. A cidade possui um dos mais completos acervos de arte barroca do mundo, com obras presentes na arquitetura de muitas igrejas, esculturas de anjos e santos e pinturas. Sem dúvida, um dos mais impressionantes é a abundância de arquitetura colonial e suas igrejas barrocas. Sem esquecer as pistas cansativas, mas encantadoras de muitas trilhas por ruas estreitas ladeadas de casas coloridas.
Se você está planejando uma viagem curta, apenas um final de semana, é melhor focar no essencial de Ouro Preto para não se perder entre tantas igrejas, museus, minas e outras atrações. Se tiver mais tempo, aproveite para explorar a arte e a arquitetura de Ouro Preto por dentro, não apenas pela fachada. A paisagem de Ouro Preto é de tirar o fôlego, mas é nas igrejas e casarões que se encontram alguns dos maiores tesouros locais.
Alguns pontos turísticos da cidade: Jardineira, Praça Tiradentes, Mirante das Lajes.
Lugares para viajar em Minas Gerais – MONTE CARLOS
Montes Claros, localizado no Norte de Minas, é um município de grande importância por ser um centro urbano movimentado para compras e entretenimento. Você verá o quão especial é esta área, que abriga atrações culturais, históricas e naturais. A melhor época para viajar para Montes Claros e aproveitar todas as atrações turísticas é do início de maio a meados de setembro. É nessa época que o clima é favorável, então você deve aproveitar para visitar tudo.
São diversos atrativos para lazer, ecoturismo, exposição à cultura mineira, gastronomia típica, artesanato, além de passear pelas ruas de “Princesa do Norte” é a famosa cidade da região!
Além de tudo, o Aeroporto de Montes Carlos, Mário Ribeiro aceita passageiros de várias cidades do Brasil (principalmente Belo Horizonte e São Paulo), por isso pode ser facilmente alcançado escolhendo qualquer companhia aérea.
Quem vai até a cidade de Monte Carlos, não pode deixar de experimentar o pão de queijo, tutu, feijão tropeiro, bolacha e quiabo de frango. Estes são seus alimentos típicos. Explore museus que documentam a história da cidade de Montes Claros MG, seus costumes e cultura. Principalmente o Museu Regional do Norte de Minas, pois a entrada é gratuita e há muito o que revelar sobre a região. Traga uma garrafa de água, tênis e roupas leves para todas as atividades externas. Não se esqueça que você vai andar muito!
Alguns pontos turísticos: Parque Estadual da Serra Nova, Parque Municipal Milton Prates, Shopping de Monte Carlos.
JUIZ DE FORA
Juiz de Fora localizada no sopé da Serra da Mantiqueira, em uma das mais belas regiões do sudeste brasileiro, Juiz de Fora é cosmopolita e provinciana: desenvolve, desenvolve, moderniza e mantém a segurança e o modo de vida dos Minas Gerais.
Juiz de Fora é uma das cidades brasileiras com melhor índice de qualidade de vida e possui um dos maiores PIBs de expectativa de vida do Brasil. Uma cidade perfeita, com alguns lugares interessantes com boa comida junto com algumas atrações turísticas. Rica em programação cultural, a cidade possui muitos museus repletos de histórias que valem a pena conhecer, diversos shopping centers como shoppings e galerias localizadas no Calçadão da Rua Halfeld, também um dos principais pontos de encontro da cidade. Consolidar a posição no mapa dos grandes investimentos nacionais e internacionais, não descurando a melhoria das condições de vida das populações. Farol do Continente, Atenas de Minas, Manchester Mineira, Princesa de Minas, Primeira Sorriso de Minas, esses são os nomes que Juiz de Fora recebeu ao longo de sua história e marcou uma cidade.
A expansão da rede formal de ensino, cursos de línguas e artes, a fundação da Universidade Federal de Juiz de Fora e quatro faculdades particulares nas últimas décadas, permitiu que Juiz de Fora continuasse sendo um importante polo educacional de Minas Gerais.
O Cine Theatro e o Museu Mariano Procópio refletem suas raízes culturais a partir de suas perspectivas. Hoje, suas muitas orquestras, corais, grupos de teatro, formações e grupos musicais, bem como seus vários cinemas, teatros e museus, testemunham seu dinamismo cultural e sua arte. O Museu Mariano Procópio abriga um dos mais importantes acervos do país, com cerca de 50 mil peças que resgatam parcialmente a essência cultural e histórica da vida colonial brasileira e do império.
O Parque da Lajinha, um parque da cidade, ocupa um espaço verde ideal para atividades ao ar livre e esportes. Possui duas cachoeiras, lago, quiosques, campo de futebol, ciclovias, churrasqueiras, fontes e uma magnífica arquibancada. Horto Florestal, área que produz espécies vegetais nativas e exóticas.
O Aeroclube está localizado próximo ao aeroporto de Juiz de Fora, no bairro Aeroporto. Morro do Imperador, também conhecido como Morro do Cristo e Morro da Liberdade. Mirante São Bernardo, localizado na margem esquerda do Rio Paraibuna.
Alguns pontos turísticos da cidade: Museu Mariano Procópio, Espaço Mascarenhas, Igreja Nossa Senhora da Glória.
TIRADENTES
Tiradentes, em Minas Gerais, convida o visitante a desfrutar de belos dias de descanso. A cidade de Tiradentes é linda, tranquila, muito pequena e não tem muitas obrigações para os visitantes cumprirem. O conjunto perfeito de elementos para quem quer fugir da agitação do dia a dia para desfrutar de um momento de frescor em meio a paisagens de tirar o fôlego e mansões coloniais cativantes. Tudo regado com o melhor da tradição mineira e uma deliciosa jornada culinária.
Fundada em 1702, quando os paulistanos descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, Tiradentes ainda carrega sua história com suas pródigas igrejas barrocas e ruas de paralelepípedos. Mas a cidade sincronizou com a modernidade: transforma pousadas em lojas, suas cozinhas ganham chefs (e prêmios!), suas casas ainda são pintadas e fotogênicas, suas oficinas são populares, suas festas atraem jovens criativos, tudo com um certo polimento.
A cidade ainda possui estreitas ruas de paralelepípedos passam entre o casario colonial e a igreja barroca, onde de dia o som dos bondes ecoa na cena emoldurada pela Serra de São José.
À noite, a luz é suave junto com o clima tranquilo da cidade. Não é por acaso que se tornou um dos destinos preferidos dos casais, que aproveitam boas promoções em pousadas com clima romântico, excelentes restaurantes e a presença de inúmeras oficinas. arte, principalmente com peças de madeira, estanho, ferro e pedra-sabão.
Não há muitas atrações e tudo está concentrado no centro histórico. É um lugar para passear e apreciar o passar da vida, no jeito maravilhoso e tranquilo desta Minas Gerais. Aproveite os dias na cidade para vivenciá-la, não apenas para fins turísticos. Use sapatos confortáveis, passeie pelas ruas de paralelepípedos e aproveite cada recanto da charmosa Tiradentes. Alguns atrativos turísticos da cidade: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Largo das Forras, Restaurante Tragaluz.