Coimbra – Principais pontos turísticos

Coimbra se destaca pelas ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais. Assim é Coimbra, a terceira maior cidade de Portugal, também conhecida como “cidade dos estudantes” , e por sua importância histórica e privilegiada posição geográfica no centro da espinha dorsal do país, a cidade é também referência nas áreas do Ensino e da Saúde. O clima Mediterrâneo de Coimbra torna esta cidade muito aprazível em todos as estações do ano.

Nossa colaboradora deste post, a fotógrafa paulista Luíza Lima,  que reside em Coimbra há algum tempo; soube muito bem captar em sua lente as belas imagens que enriquecem nosso texto.

Centro de Coimbra - Portugal

Centro de Coimbra – Portugal by Luiza Lima

O Rio Mondego que atravessa a cidade, se torna mais belo pelos atrativos naturais do Parque Verde do Mondego que margeia o rio na parte central da cidade; um  lugar muito agradável que tem sua paisagem embelezada pelo tempo em cada estação, sendo ideal para  passar momentos inesquecíveis.

Coimbra vista da sala dos capelos da Universidade / Portugal

Coimbra vista da sala dos capelos da Universidade / Portugal

Pontos Turísticos de Coimbra

Coimbra tem muitos locais interessantes para se conhecer, principalmente na parte histórica na cidade baixa, e um destes locais é a Universidade, a primeira Universidade de Portugal  que é também uma das mais antigas da Europa. Dos 150 mil habitantes da cidade, 33 mil são estudantes que  tornam a cidade de Coimbra um pouco agitada durante a semana, já que tudo gira em torno da Universidade; tanto que se tornou parada obrigatória para quem vem à Coimbra.

Paço das escolas - Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Paço das escolas – Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-

Na universidade, os locais mais visitados são  o Paço das Escolas , a Sala dos Capelos e Salas do Exame Privado e das Armas; a prisão acadêmica, a porta férrea, a via latina, a capela de São Miguel e a famosa Biblioteca Joanina, que conta com  mais de 300 mil obras datadas entre os séculos XVI e XVIII organizados em estantes ornamentadas com talha dourada. O conjunto de edifícios ocupa o lugar do Paço onde viveram os primeiros reis de Portugal.

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra - Portugal

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra – Portugal

Em Coimbra tem muitos cafés, bares, restaurantes, parques, praças, e uma infinidade de bons lugares para ir. Durante a semana principalmente terças e quintas, todos estes locais ficam repletos de estudantes, pois são eles que agitam as noites na cidade, que aos finais de semana se torna muito tranquila.

Um dos bares que atrai muitos estudantes é o O Irish Pub, um aconchegante local para passar o tempo livre no Parque Verde do Mondego. Este bar tem um espaço mágico sob a margem do Rio Mondego, com uma paisagem única.

Irish Pub no Parque Verde do Mondego

Irish Pub no Parque Verde do Mondego –  by Luiza Lima

E por falar em estudantes, aqui eles tem muitos privilégios;  um deles é que podem utilizar o ônibus circular ilimitadamente durante todo o mês, por apenas 22,00 € . Em Coimbra este meio de transporte público  é elogiável;  muitos carros em serviço, e a higiene impecável de seu espaço físico.

Coimbra - Bairro Norton de Matos - Portugal Luíza Lima :Fotografias

Coimbra – Bairro Norton de Matos – Portugal Luíza Lima :Fotografias

Coimbra também se destaca pela infraestrutura e sua excelente e variada gastronomia; organizações e empresas de porte internacional que por aqui se estabeleceram. Pelas estreitas ruas e ruelas da cidade, vê-se muitos monumentos históricos. A Sé velha onde está sepultado D. Sesnando, conde de Coimbra,  é um dos tantos lugares  muito interessante para conhecer, já que é uma das únicas catedrais  portuguesas românicas da época da Reconquista que sobreviveu praticamente  intacta até os nossos dias.

Sé Velha - Coimbra - Portugal

Sé Velha – Coimbra – Portugal

Na Sé velha é o local onde ocorre a serenata da Festa da Queima das Fitas; momento em que os calouros viram doutores, e  passam a usar o traje acadêmico.
 

Passando a Sé Velha e descendo uma escada bem acentuada e enorme denominada de  “quebra costas“, cruza-se pelo Arco da Almedina que leva à Praça 8 de Maio; local onde se  encontra diversas lojas. Nesta praça também está localizado o Mosteiro de Santa Cruz, outro local muito interessante para conhecer.

Praça 8 de Maio - Coimbra - Portugal

Praça 8 de Maio – Coimbra – Portugal

O Largo da Portagem, a principal praça no centro da cidade, é um lugar que reúne prédios e esculturas em estilo renascentista; e onde é possível tomar um ótimo café e comer um bolinho de bacalhau português ao ar livre, segundo  recomendações da Luiza Lima, nossa colaboradora.

Largo da Portagem - coimbra - Portugal

Largo da Portagem – Coimbra – Portugal

Conectada a ao Largo da Portagem fica a principal rua da Cidade Baixa de Coimbra, a Rua Ferreira Borges, que atualmente não tem trânsito de automóvel e é onde se encontram várias lojas de comércio.

Rua Ferreira Borges - Coimbra / Portugal

Rua Ferreira Borges – Coimbra / Portugal

Museus de Coimbra

Coimbra apesar de ser uma cidade pequena, tem 28 museus; alguns deles não podem  ficar de fora do seu passeio como  o Museu Municipal, que ostenta a Coleção Telo de Morais, além de  coleções permanentes de pintura portuguesa (séculos XIX e 1ª metade do século XX), mobiliário, cerâmica, escultura, pratas e outros objetos artísticos decorativos; O Museu Zoológico da Universidade de Coimbra  reúne várias coleções  de quase todos os grupos zoológicos. Este museu  também guarda  uma coleção de anatomia comparada, a única do país; de ovos e ninhos de aves de Portugal e uma coleção de anomalias e monstruosidades, e o Museu Nacional de Machado de Castro instalado junto à Sé Nova, no Palácio Episcopal de Coimbra, é considerado um dos mais importantes museus do país, possui coleções importantes de pintura, escultura, ourivesaria, cerâmica e têxteis.

Museu Machado de Castro - Coimbra / Portugal

Museu Machado de Castro – Coimbra / Portugal

Coimbra tem muitos outros lugares e locais interessantes para se conhecer principalmente para os interessados em história.

E os espaços verdes em Coimbra também são atração aos finais de semana. Na cidade há  inúmeros jardins e parques florestais para lazer.  Os mais procurados são o Parque Verde do Mondego  e o Jardim Botânico da Universidade, onde estão reunidas milhares de espécies com interesse científico, exóticas e autóctones, além de elementos decorativos como tanques e fontes.

Parque Verde do Mondego - by Luiza Lima Fotografias

Parque Verde do Mondego – by Luiza Lima Fotografias

Dos inúmeros parques próprios para passeio, diversão, caminhadas e tudo o que se pode fazer em áreas verdes, o mais procurado pelos turistas é sem dúvida o  Parque Verde do Mondego, pela beleza geográfica às margens do Rio Mondego e também porque  oferece inúmeras atividades como canoagem, e até prática de artes marciais.

Parque Verde do Mondego - Coimbra / Portugal

Parque Verde do Mondego – Coimbra / Portugal – by Luíza Lima Fotografias

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Viajar Juntos!

Junte-se a mais de 8,000 leitores inteligentes e receba nossas dicas imperdíveis para viajar pelo mundo. (é grátis)!