Connect with us

Lugares Para Viajar Em Minas Gerais Proximo A Sp

Lugares Para Viajar Em Minas Gerais Proximo A Sp

Minas Gerais

Lugares Para Viajar Em Minas Gerais Proximo A Sp

Lugares Para Viajar Em Minas Gerais Proximo A Sp

Buscando opções de Lugares Para Viajar Em Minas Gerais Proximo A Sp? Veja o que há de pertinho…

Para quem mora em São Paulo e já está cansado das praias ou lugares turísticos do estado, temos uma solução! Conheça essas 7 cidades bem próximas ao estado de São Paulo que você vai se encantar.

7 Lugares Para Viajar Em Minas Gerais Proximo A Sp

 

  1. CAPITÓLIO
  2. SÃO LOURENÇO
  3. PASSA QUATRO
  4. BUENO BRANDÃO
  5. MONTE VERDE
  6. EXTREMA
  7. INHOTIM

 

CAPITÓLIO

Fica cerca de 240km da cidade de Ribeirão Preto localizada no estado de São Paulo e 440km de São Paulo (capital). A cidade de capitólio tem aproximadamente 8.700 habitantes sendo mais conhecida pelo seu encanto turístico. O Lago de Furnas é responsável por banhar 1440 km² no estado de Minas Gerais, inclusive as cachoeiras e lagos localizados em Capitólio e utilizado para fins turísticos da cidade que é conhecida como “Praia de Minas”.

Além disso, Capitólio conta com um longo guia turístico, tanto em atrações totalmente naturais como, a Cachoeira Trilha do Sol, o Canyons, o Morro do Chapéu, a Pedreira Lagoa Azul, Cachoeiras Pé da Serra, Cachoeira da Capivara e muitas outras, como também em atrações físicas, por exemplo, a Igreja de Macaúbas, localizada à 12km da cidade, na sua zona rural, Distrito de Macaúbas.

A cidade é sempre muito badalada, principalmente aos fins de semanas e existem diversas excursões saindo de várias cidades do estado de São Paulo.

Seu clima na região varia entre os meses do ano, os melhores meses para realizar a viagem para Capitólio são: abril, maio, agosto setembro e outubro. Os outros meses do ano são considerados chuvosos e menos proveitosos na cidade.

 

 

SÃO LOURENÇO

A cidade de São Lourenço fica à apenas 84 km da cidade de Cruzeiro, localizada no interior de São Paulo e a 280km da capital. Além disso, a população é de cerca de aproximadamente 46.200 habitantes.

Diferente do destino de Capitólio, São Lourenço já é uma cidade um pouco mais calma e frequentada durante os dias frios, já que está localizada na Serra da Mantiqueira (que também abrange alguns municípios do estado de São Paulo).

São Lourenço faz parte de um Circuito das Águas e é reconhecida internacionalmente pela qualidade das águas medicinais. O Parque das Águas de São Lourenço é o coração da cidade. Oferecendo ainda uma grande área verde (430 mil metros quadrados), 9 fontes de água mineral com diferentes sabores e propriedades curativas e um Spa de Hidroterapia para relaxar o corpo e a mente, conectando-se completamente com a natureza.

Além disso, a cidade conta com um guia extenso para o turismo, sendo alguns exemplos: Parque das Águas, Trem das Águas (Maria-Fumaça), Voo de balão, Center Kart, entre outros.

A cidade, tem uma temperatura média de aproximadamente 18º graus o ano todo, porém, a melhor época para visitar e para os amantes do frio é no inverno, onde chega a bater 0º graus por diversos dias. Lembrando que, quando for visitar São Lourenço, deve reservar a hospedagem com antecedência para que não haja imprevistos!

 

PASSA QUATRO

A cidade de Passa Quatro também fica bem próxima da cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo, sendo apenas 34 km de distância. Já da capital, fica aproximadamente 250km de distância. De São Lourenço, a cidade fica apenas 52 km de distância. Apesar de pequena, conta com uma população de 16.500 habitantes, e muitos deles exercem suas atividades em cidades do estado de São Paulo como estudo, trabalho e lazer.

Assim como São Lourenço, Passa Quatro é pertencente à Serra da Mantiqueira, e ainda também está localizada ao Caminho Velho da Estrada Real, por isso suas ruas e estradas são calmas e aconchegantes e o maior turismo que pertence a cidade é o turismo rural, além de ser considerada estância mineral por suas diversas fontes de água.

As opções de hospedagem na cidade de Passa Quatro se dão ao clima da cidade, bem fresco e como o famoso “da roça”, assim, conta com vários hotéis, pousadas e campings para quem gosta de acampar em lugares calmos.

Os principais atrativos turísticos são o ecoturismo e o turismo rural, mas também possui alguns atrativos naturais, como, a Floresta Nacional de Passa Quatro, juntamente com a Cachoeira de Iporã que fica dentro da floresta, as diversas cachoeiras: Cachoeira da Gomeira, do Quilombo, Poço do Manacá, entre outros, e alguns atrativos culturais e físicos também fazem parte da cidade de Passa Quatro, por exemplo: Museu Brasil Nota 10, Trem da Serra da Mantiqueira (também é um ponto turístico da cidade de São Lourenço), e a Igreja Matriz de São Sebastião localizada no centro da cidade de Passa Quatro.

Além dos atrativos turísticos na cidade, tem-se os eventos esportivos sediados durante o ano, devido a cidade ser localizada no meio da Serra da Mantiqueira, atrai muitos jipeiros, trilheiros e bikers.

A melhor época para visitar a cidade é durante o ano inteiro, tendo uma alta temporada durante férias escolares e feriados prolongados.

 

Lugares Para Viajar Em Minas Gerais Proximo A Sp- BUENO BRANDÃO

Bueno Brandão é uma cidade conhecida pela sua beleza e gastronomia, fica apenas 55 km de distância de Águas de Lindoia, cidade do estado de São Paulo e há 168 km da capital. O município é muito novo no estado, com apenas 83 anos e tem cerca de 11 mil habitantes.

A cidade também fica localizada na Serra da Mantiqueira, e além dos seus atrativos naturais, culturais e físicos, também ganha muitos turistas por conta da sua gastronomia, principalmente na produção de cafés, Bueno Brandão possui uma grande variedade de cafeterias na cidade para que você possa visitar.

Além disso, a cidade conta com 33 cachoeiras aproximadamente, sendo alguma delas, a Cachoeira Santa Rita, dos Luis, dos Félix, do Cafundó, entre outras, e o Pico da Torre, que tem mais de 1500 metros de altura. Ainda, além das cachoeiras, Bueno Brandão possui o Mirante do Cristo, onde a vista dele é maravilhosa, porém tem apenas a vista, sendo a entrada e estacionamento gratuito!

Tem também a Igreja Matriz do Bom Jesus, que fica localizada bem no centro da cidade de Bueno Brandão, no meio da praça, próximo a locais turísticos e restaurantes da cidade, por isso acaba atraindo muitos turistas para tirar fotos. Existe também o Parque Natural Terra das Cachoeiras, que apesar da entrada ter uma taxa de R$ 25,00 para adultos, o parque oferece mirantes, espaços de trilhas, diversas cachoeiras, restaurantes, redários, trilhas para bicicleta e muito mais.

Para o aproveitamento dos restaurantes e o clima frio da Serra da Mantiqueira, você pode aproveitar para ir durante o inverno, para aproveitar as cachoeiras e Parques, o ideal é ir aos meses de verão e primavera.

 

MONTE VERDE

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia em Minas Gerais, fica cerca de 70km de Vargem, município do estado de São Paulo, e há 167 km da capital. O distrito pode ser considerado uma “vila” com 4.200 habitantes apenas.

Também localizado na Serra da Mantiqueira, a vila é inspirada em cidades europeias, e conhecido pelo turismo experiencial, com destaque para a hospedagem em chalés construídos no meio da serra e pela gastronomia, que combina a culinária mineira e suíça, e as grandes rochas que o cercam.

Os casais quase sempre ficam em dormitórios aconchegantes com banheiras de hidromassagem no quarto, e sempre aproveitam o contato com a natureza trazido pela Serra da Mantiqueira, nas trilhas e a cavalo. Os restaurantes locais usam o salmão cru dos rios da região para criar receitas criativas e fazer fondues, o que já é típico do frio.

Como já dito que a vila é inspirada no estilo europeu, o turismo de Monte Verde é voltado para o ecoturismo e aventuras como trilhas, fazenda radical, além de uma cervejaria artesanal. Dentro do conceito na natureza é importante observar que há uma grande diversidade de fauna e flora. Assim alguns lugares lindos de visitar são: Pousada da Cerejeira, Chalés Caminho das Pedras e Pousada Dona Bendita.

Diferente das outras cidades já citadas nesse artigo, Monte Verde é um lugar mais calmo, sem muita atividade turística, sendo voltada apenas para as pousadas e restaurantes típicos e que vale muito a pena conhecer.

Lugares Para Viajar Em Minas Gerais Proximo A Sp- EXTREMA

Extrema também é um município de Minas Gerais, localizada no Sul do estado bem pertinho do Estado de São Paulo, ficando apenas 13 km de distância da cidade de Vargem e 107 km da capital. É uma cidade com aproximadamente 244 mil km² e com 36.950 habitantes, o que é um pouco maior das outras cidades apresentadas no artigo.

A cidade é rodeada pela diversidade da Floresta Atlântica em um clima de montanhas e paisagens, e localizada assim como as outras na Serra da Mantiqueira, o que deixa o visual mais serrano e bonito. Todo o território da montanha e estrada até Extrema faz parte da Unidade da Conservação da Natureza – APA (Área de Proteção Ambiental), e nesse cenário que se encontra cachoeiras, nascentes, rios, montanhas, parques municipais, que acaba sendo tão atrativo para o turista que visita o município.

Assim como outras cidades, o município de Extrema é voltado para os esportes aventureiros, por ter muitas montanhas e um cenário agradável, muitas pessoas que praticam esportes com trilhas, bicicletas e rapés, com certeza vão adorar a cidade.

A gastronomia em Extrema é totalmente diversa, desde churrascarias até os Bistrôs mais sofisticados que existem na região, então é possível agradar o paladar de todo o grupo de viagem que conhece a região.

Quanto à hospedagem, todas são muito calmas, para que você se conecte a natureza dentro do seu próprio quarto, existe a opção de camping para as pessoas que gostam de acampar e se sentem mais a vontade dentro da floresta (em lugares permitidos para a prática de camping).

Uma das atrações naturais mais visitadas da cidade de Extrema é o Pico do Lopo, onde é necessário realizar uma trilha de aproximadamente 8 km para chegar até a linda paisagem lá em cima. É importante lembrar que, precisa contratar um guia para fazer o acompanhamento nas trilhas.

Outro lugar com a vista linda é o Parque Ecológico Pico dos Cabritos, e diferente do Pico do Lopo, o Parque já possui instalações com SPA, trilhas e as mais variadas espécies de plantas. Só que tem uma diferença aí na trilha! Para a subida, é essencial que vá de carro ou um veículo de 4 rodas (quadriciclo por exemplo), pois o caminho é bem difícil de passar a pé.

Além das lindas paisagens naturais, Extrema também possui uma variedade de lugares turísticos culturais que não podem ser deixadas de lado! Algumas delas são: Feirinha do Produtor Rural, Ateliê das Pedras, Capela do Godoi.

Lembre-se de não deixar de aproveitar todos os lugares desse lugar incrível! As reservas podem ser feitas em plataformas de hotéis ou ligando diretamente nas pousadas, e pode ser visitada em qualquer época do ano.

 

INHOTIM – BRUMADINHO

Por fim, para encerrar esse artigo, temos o Instituto Inhotim em Minas Gerais. O Instituto fica na cidade de Brumadinho, há 540 km da capital de São Paulo, porém, fica a 183km de Campos do Jordão, uma cidade no interior de São Paulo que faz divisa com o estado de Minas Gerais. Brumadinho conta com 38 mil habitantes e ficou muito conhecida depois de uma tragédia da barragem, onde enterrou a cidade praticamente inteira.

O Instituto tem uma área de 140 hectares de visitação, composta por florestas e jardim botânico, uma verdadeira obra de arte natural e que é conhecida internacionalmente.

Além disso, o Instituto possui uma galeria de arte de Fonte, Lago, Mata, Praça e Galpão, e recebem exposições temporárias durante algumas épocas do ano.

A visitação é liberada ao Instituto durante o ano inteiro, porém, a chuva é mais recorrente entre os meses de novembro a fevereiro, enquanto os meses mais secos são no meio do ano, entre maio e setembro. Além disso, os ingressos são comprados online.

 

 

E você? Já foi ou gostaria de ir para algumas desses Lugares Para Viajar Em Minas Gerais Proximo A Sp?

Todas elas são bem pertinho do Estado de São Paulo e dependendo da sua localização é possível ir e voltar no mesmo dia! Ou se preferir, encontrar uma pousada bem confortável por lá!

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

To Top