Lugares Para Viajar Na Pandemia No Brasil
Lugares para viajar na pandemia no Brasil. Será que existem, sem se expor a riscos? Vale a pena? Será que já é o momento de voltar a visitar outros lugares?
Fique com a gente e confira esse conteúdo especial que fizemos sobre esse assunto tão importante.
Desde o fim de 2019 o mundo tem vivido dias totalmente diferentes do comum. Ninguém imaginou que a virada de ano traria uma situação de saúde tão grave e generalizada que culminasse em uma pandemia. Mas, não qualquer tipo de pandemia e sim a mais grave, onde foram necessárias medidas urgentes e rígidas, como a quarentena, fechamento quase que total de comércios, uso de máscaras, medida de distanciamento e muitas outras para tentar frear o contágio massivo.
Infelizmente, por um longo período, nem mesmo essas medidas foram capazes de parar a COVID19 e se instalou um caos na saúde pública, paralisando ainda mais as atividades em quase todos as categorias, em níveis globais, incluindo, obviamente, o turismo.
Nós vivemos um momento que, sem dúvidas, daqui há algumas décadas vai entrar para os livros de história.
Os impactos desses quase 3 anos de pandemia, não fosse a vacina, recém descoberta e desenvolvida em meio ao caos, seriam muito piores.
Apesar de, nesse momento, aparentemente a situação estar um pouco melhor e mais controlada, vivemos um período catastrófico.
Do ponto de vista turístico, os prejuízos foram incontáveis. Especialmente devido ao colapso sanitário e o risco de contágio em massa, a maior parte dos países fecharam suas fronteiras internacionais e em alguns casos até mesmo internamente, impedindo viagens interestaduais.
O Brasil, por exemplo, teve o seu setor de turismo como o mais atingido negativamente diante da crise de saúde. O CNC divulgou que de 2019 para 2020, o valor arrecadado através do consumo feito por turistas no país caiu quase 50%.
Em pleno 2022, após a vacinação ser amplamente disponibilizada, o país registra cerca de 85% de vacinados, com pelo menos a segunda dose. Esse dado nos direciona para um momento mais tranquilo, embora cauteloso.
De modo geral, nesse momento, podemos dizer que o Brasil é um local seguro para viajar, apesar dos cuidados ainda serem indicados, afinal, a pandemia ainda não acabou.
Se você pretende dar aquela descarregada e passar alguns dias curtindo em um destino agradável, mas não sabe quais são os melhores lugares para viajar na pandemia no Brasil, nós podemos e vamos lhe ajudar.
Confira agora uma seleção especial de lugares para viajar na pandemia no Brasil e preocupe-se apenas em curtir muito os seus dias de descanso.
Vem com a gente!
Lugares Para Viajar Na Pandemia No Brasil – Porto Seguro / BA
Recentemente, foi divulgada uma matéria onde o Ministério da Saúde afirmou que um dos destinos mais seguros para visitar durante a pandemia é Porto Seguro, litoral sul da Bahia.
Os motivos apontados pela matéria são inúmeros. A começar pela não verticalização da cidade, que, por isso, possui mais ventilação natural e, portanto, menos acúmulo de partículas potencialmente infectadas no ambiente.
Outro ponto apontado como benefício foi relacionado aos estabelecimentos comerciais e públicos, que apresentavam boa qualidade na verificação e manutenção dos cuidados específicos adotados para esse período.
Aparentemente, não à toa, o Estado baiano é o penúltimo na lista entre casos de óbitos por Covid19, se for levado em conta a proporcionalidade populacional. O último dessa lista é o Maranhão, ao qual iremos falar mais adiante.
Por isso, se você quer paz, tranquilidade e proximidade com belezas naturais preservadas, praias incríveis e proteção para a sua saúde, Porto Seguro é sim um dos lugares para viajar na pandemia no Brasil.
Se você quiser acrescentar mais paradas por ter uma viagem relativamente considerada longa, também indicamos um roteiro que contemple Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
Você passará dias maravilhosos, repleto de natureza e boa estrutura. A depender da época do ano, também garantirá isolamento, já que não há aglomerações.
Outro ponto positivo de se visitar Porto Seguro e seus arredores é que a viagem costuma ser a mais econômica se comparada a outros destinos do Nordeste do país.
Se esse for o seu local de escolha, coloque em seu roteiro paradas em: Praia do espelho, Mutá, Corumbau, Coroa Vermelha e Parque Marinho de Recife de Fora.
Lugares Para Viajar Na Pandemia No Brasil – Barreirinhas / MA
Como falamos a pouco, o Maranhão, devido as suas características naturais, especialmente, nos lençóis, e a vastidão geográfica e riquezas naturais se torna também um dos lugares para viajar na pandemia no Brasil.
É em barreirinhas que se localiza o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde você pode curtir as dunas enormes, dezenas de lagoas maravilhosas, os pântanos e muito mais.
Tudo isso sem grandes preocupações, já que as aglomerações nessa região são praticamente inexistentes.
Como citamos, o Maranhão é o Estado que menos tem casos de óbitos relacionados a pandemia atual e, portanto, se mostra uma boa opção de viagem para esse momento.
Se Barreirinhas for a sua escolha de destino, não deixe de visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, e fazer os circuitos das lagoas Azul e Bonita, fazer o passeio de voadeira pelo Rio Preguiças e ir até Atins.
Lugares Para Viajar Na Pandemia No Brasil – Alter do Chão / PA
Seguindo a mesma linha dos outros destinos, Alter do Chão, localizado no Estado do Pará, a pouco mais de 1200 km da capital Belém, é um desses lugares magníficos por natureza, mas ainda pouco explorado.
Por ser preservado, tendo apenas 6 mil habitantes, e não ter tanto movimento turístico, Alter do Chão é uma ótima opção entre os lugares para viajar na pandemia no Brasil.
Com praias de água doce quase intocadas, sossego e sol com presença confirmada, você ainda pode curtir as belas características da Floresta Amazônica que cerca a região.
Se você está um pouco desconfiado de que terá que abrir mão de conforto ao visitar Alter do Chão, será surpreendido ao perceber que a pequena vila possui ótima infraestrutura e um aeroporto a menos de 35 km de distância.
Ubatuba / SP
Se você está no Sudeste do país, onde os impactos da pandemia resultaram em medidas sanitárias duríssimas, e o lockdown foi instituído por muito tempo, talvez não tenha noção de que há um paraíso seguro que você possa visitar bem pertinho.
Estamos falando do litoral norte do Estado de São Paulo, mais especificamente Ubatuba, a menos de 250 km da capital paulista, uma cidadezinha litorânea com praias para todos os gostos.
Em Ubatuba, você pode encontrar 104 praias, das mais variadas características, em 80 km de extensão. Se quiser dias para relaxar em um mar calmo que mais parece uma piscina de borda infinita, você tem. Se preferir ondas enormes e condições ideais para o surf, também tem.
Não faltam opções, desde as praias mais urbanas e simples de acessar, até aquelas mais preservadas e desertas, onde uma trilha mais radical te leva de encontro as areias brancas e ao mar.
É também pela quantidade de opções, incluindo, principalmente, aquelas mais afastadas, que Ubatuba é um excelente destino entre os lugares para viajar na pandemia no Brasil.
Afinal de contas, dificilmente você enfrentará aglomerações nesses pontos e caso ocorra, sempre poderá optar por ir a outra praia, mais tranquila e reservada.
A estrutura local é bastante completa, contando com restaurantes e dezenas de acomodações muito confortáveis, além das opções luxuosas.
Serra do Roncador/ MT
Um lugar misterioso, coberto de lendas, muitas belezas naturais e características muito próprias, a Serra do Roncador se inicia no Mato Grosso e termina seus contornos no Pará, na parte considerada a mais central do país.
Se você adora aventuras ligadas ao ecoturismo, esse, sem dúvidas, será um dos seus favoritos lugares para viajar na pandemia no Brasil.
A Serra do Roncador, além de suas histórias rodeadas de mistérios, que envolvem pegadas humanas e de animais com 6 dedos nos tetos e paredes de uma caverna, surgimento de ETS, existência de portais sigilosos e muito mais. Oferece também muito o que se usufruir de uma natureza rústica e preservada.
São cavernas, paredões de pedra montanhosas, pinturas e inscrições gravadas nas rochas que datam de milênios, grutas e lagos ocultos em pontos subterrâneos, quedas d’água enormes e mais.
Diante da preservação local e da extensão territorial, que chega a 800 km, esse destino se mostra bastante interessante para se visitar durante a pandemia. Afinal de contas, você terá como companhia próxima somente a natureza e, quem sabe, as aparições lendárias e figuras místicas famosas da região. Vai encarar?
Pronto! Agora você conhece diversos lugares para viajar na pandemia no Brasil e já pode escolher o seu favorito. Conta para a gente nos comentários qual será o seu próximo destino.
Esperamos ter conseguido lhe ajudar nessa tarefa importante, mas deliciosa. Quer fazer uma sugestão de lugar que poderia ter aparecido em nossa seleção? Então comente abaixo.
Desejamos a você uma ótima viagem.
Até a próxima aventura!